ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério Público investiga nova fraude no leite em SC e RS

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/08/2014

1 MIN DE LEITURA

11
0
O Ministério Público de Santa Catarina está investigando, com a colaboração de autoridades do Rio Grande do Sul, uma nova fraude que envolve o uso de formol na produção de leite. Na manhã desta terça-feira, 19, uma força-tarefa dos dois Estados cumpriu 20 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em cidades catarinenses e uma gaúcha.

As operações, denominadas de "Leite Adulterado I" e "Leite Adulterado II", prenderam 14 homens e seis mulheres nos municípios de Lajeado Grande, Ponte Serrada e Mondaí, todos em Santa Catarina, e Vista Alegre, no Rio Grande do Sul. Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em unidades industriais, residências e propriedades rurais.

De acordo com o MP catarinense, as investigações iniciaram em abril com foco em empresas de laticínios, unidades resfriadoras e transportadoras de leite que estariam adulterando o leite destinado a consumo humano por causa de interesses comerciais. Segundo os investigadores, o leite era misturado com ureia, contendo formol, para mascarar a adição de água. É investigada também uma empresa de fachada que serviria para a compra de componentes químicos para a adulteração.

Os produtos com suspeita de adulteração pertencem aos laticínios Lajeado e Mondaí, de Santa Catarina. O segundo também tem filial na cidade gaúcha de Vista Alegre. As informações sobre os lotes contaminados e as identidades dos presos não foram divulgadas.

A nova fraude vem a público depois de seis etapas da Operação Leite Compe$ado no Rio Grande do Sul e da suspeita de irregularidades em duas cooperativas gaúchas no início deste mês.

As informações são do Estadão Conteúdo.
 

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAFAEL DINIZ

SÃO FRANCISCO XAVIER - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/09/2014

Resumindo, o brasileiro produz para si mesmo e para suas criancas um leite de ''quinta categoria''. Que vergonha! Aposto que varias complicacoes de saude na sociedade como problemas gastricos, intestinais, viroses, epidermicos, alergias e ate renais tem origem no consumo de leite contaminado. Gente com alimento nao se ''brinca''!!
RICARDO DANGELO ANDRADE REIS

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 25/08/2014

Isabela, a fraude no leite ocorre em todas as regiões do Brasil, mas não é porque a fiscalização é deficiente. É porque existem empresas e pessoas dispostas a burlar a lei, sem consciência do mal que faz para a sociedade, pensando apenas no lucro.
ISABELA MACHADO FERRARI

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/08/2014

Pode estar havendo adulterações em outras regiões do Brasil... só não são evidenciadas, porque a fiscalização não está sendo eficiente. Para refletir...
RICARDO DANGELO ANDRADE REIS

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 21/08/2014

Se me permitem os editores deste espaço, segue reportagem com a filmagem da fraude. É revoltante!!!!!!



https://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/08/imagens-comprovam-adulteracao-no-leite-produzido-no-oeste-do-estado-4579413.html
RAFAEL DINIZ

SÃO FRANCISCO XAVIER - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/08/2014

Sao tao irresponsaveis e criminosos que nem sequer imaginam que seus proprios filhos ou filhos de seus familiares poderiam estar sendo intoxicados, envenenados. Falta muito profissionalismo para o brasileiro. Queria ver se poderiam sobreviver se tivessem regras e penalidades duras como existem na Nova Zelandia, onde para se ter uma ideia, se o leite nao estiver abaixo de 14 graus em uma hora apos termino de ordenha, o tranportador nem se quer recebe o leite manda descartar. E o rigor aumenta se o transportador chegar na propriedade com 4 horas passadas da janela de ordenha informada a cooperativa ( cada fornecedor e obrigado a informar a cooperativa seu horario de ordenha, por questao de logistica, assim o transportador evita coletar no meio da ordenha). Voltando, o rigor aumenta se apos quatro horas  a temperatura do leite nao estiver abaixo de 9 graus e descarte. Ha discussoes para aumentar o rigor querem abaixo de 7 graus em uma hora apos ordenha. Estao estudando a engenharia necessaria.

Bom isso somente falando de temperatura. Em todos outros requisitos de qualidade ha muito rigor. Adicao de agua tem penalidade. Antibiotico nem se fala quebraria muitos produtores brasileiro com o valor da multa. E mesmo assim a palavra de ordem e sempre estao aprendendo e avancando quando se trata de food safety. Produtores brasileiros na atual conjuntura da producao de alimento global nao ha espaco pra amadorismo. No mercado internacional e mesmo nacional o consumidor nao perdoa amadorismo.
ROBSON DE PAULA VALLE

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/08/2014

E um absurdo tal prática, pois produzimos alimento para: desde a criança até a pessoa idosa, temos que presar a cada dia pela qualidade de nossos produtos.
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 20/08/2014

Será que estes "malandros pé de chinelo" não sabem que adulteração do leite hoje já existem meios para detectar a fraude em poucos segundos. Cadeia neles e nelas

José Roberto
VERA LÚCIA

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/08/2014

Será que teremos que esperar MORRER CRIANÇAS, assim como na China, paraTODA A CADEIA DE LÁCTEOS se mobilizar e excluir definitivamnete esse tipo de comportamento no setor????
SADI VALENTINI

SALTO DO LONTRA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2014

cadeia pra eles bandidos da pior qualidade.
EGON GRINGS

SÃO JOÃO DO OESTE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2014

Para estas pessoas deveria ter prisão perpétua,.
ROSINEY MARCELO BERNABÉ

COLORADO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/08/2014

PALAVRA CHAVE: Interesses Comerciais.....Isso vai até quando?????



Quem vai conseguir estancar essa "torneira" de fazer dinheiro????



Essas pessoas sabem que leite é alimento????  "Pena que não, mas deveria".

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures