ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério Público flagra nova fraude no leite no Rio Grande do Sul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/09/2015

1 MIN DE LEITURA

10
0
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) cumpriu quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nesta quinta-feira no município de Esmeralda, no norte do Rio Grande do Sul, na nona etapa da operação Leite Compensado. A fraude flagrada desta vez foi a adição de água e bicarbonato de sódio para aumentar o volume e mascarar a deterioração do produto coletado sete dias após a ordenha, enquanto o prazo máximo permitido por lei é de 48 horas.

Segundo o MPRS, que teve apoio do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Fazenda do Estado e da Brigada Militar, quatro pessoas foram presas preventivamente e poderão responder por crime organizado e por adulteração de produto alimentício. Outras duas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma. A operação Leite Compen$ado combate adulterações de leite produzido no Estado há dois anos.


Ministério Público deflagra nova fase da Operação Leite Compensado (Foto: MP/Divulgação)

Entre os presos pela fraude está Márcio Fachinello, dono de uma transportadora que coletava entre 40 mil e 50 mil litros de leite cru por dia em vários municípios da região, informou o Ministério Público. Os outros três são funcionários da empresa. Em entrevista ao jornal “Pioneiro”, de Caxias do Sul, o empresário negou as irregularidades, mas disse que se os promotores “encontrarem alguma coisa, eu assumo”.

O MPRS informou ainda que foram apreendidos quatro caminhões, além de sacas de bicarbonato de sódio usados para mascarar o leite impróprio para consumo e documentação que comprova a venda de produto com acidez elevada em função da deterioração. O Ministério da Agricultura vai verificar para onde o leite foi vendido e com que marca chegou aos consumidores. 

As informações são do Valor Econômico.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALCIDES JORGE MONTAGNA

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/09/2015

Acho que tudo teria que ser usada a honestidade. Fazer um produto correto e cobrar pelo produto de primeira qualidade e nada de falsificar. Usar o disque denúncia e cadeia nos safados. AJMontagna
ALCIDES JORGE MONTAGNA

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/09/2015

Muitos pequenos formam uma baita cooperativa. Darlani/Kuhn falaram bem. Temos hoje pensar em qualidade/ganhar dinheiro/pensar que nós seremos os consumidores deste leite. Fazer a coisa certa e exigir remuneração digna. Tchau AJMontagna
MÁRCIO PERIN

MOREIRA SALES - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/09/2015

Mais um MARKETING para o famoso leite.

MARCELO RIBEIRO DE NARDI

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2015

1- Prejudica quem trabalha corretamente e procura produzir com qualidade, pois o preço do leite ao produtor é impactado por uma maior oferta de "leite" que não deveria ser comercializado.

2 - Como fica a saúde de quem consome esse leite?

3 - Denigre a imagem do setor, quem produz sabe o quanto é trabalhoso produzir um leite de qualidade, além da pequena margem (quando não é negativa).

4 - Quais os nomes das empresas que comercializam esse leite? Deveria ser amplamente divulgado a população.

5 - A empresa/produtor que participa desse esquema, deveria ser banido do setor.
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2015

Concordo Darlani ! Só que geralmente são os mais teimosos. Aqui em Toledo temos condomínios de inseminação, onde a prefeitura fornece botijão, o  nitrogênio e uma dose de sêmen por vaca ao ano. Além disso, diversos equipamentos, como ensiladeira, conjunto de fenação entre outros; onde os condomínos são responsáveis somente  pela manutenção dos mesmo. Muitos pequenos não participam justamente,pelo fato de dividir as despesas.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2015

Claudir, aos  pequenos produtores a meljhor solução , ainda é,  eles se agruparem em uma associação , se possi´vel com um tanque  em comum, dividindo todas despezas.

CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2015

Lamentável, mas  atras, desse episódio, pode haver um fato social que tende a se agravar. Se o leite é captado a cada 7 dias a produção diária deve ser minima. Fato que não justifica a fraude. Aqui na região um laticínio de renome, não recolhe mais leite de quem produz menos de 100 litros diários. Conheço um pouco a realidade das regiões de morro e serras. O que fazer  com esses produtores que não se adaptaram as tecnologias e as normativas? A pequena produção muitas vezes é o complemento da aposentadoria. Defendo  plenamente a qualidade do leite, como uma das saídas para as frequentes crises do setor. Porém, o que fazer com esses que estão a margem do setor e mesmo sem querer ajudam a atrapalhar os que querem produzir com qualidade?
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2015

O leite está tão em baixa, um produto de pequeno valor, sendo que fica caro para quem o produz, agora,  é uma vergonha, uma empresa fazer essas maracutaias no leite, piora mais o conceito de nosso leite em qualquer mercado do mundo, é lastimável!!





















































RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2015

A cadeia do RS deve ser um hotel cinco estrelas, nunca vi tanta gente se esforçar para ser preso como lá.
LUIZ DALL'ASEN

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/09/2015

alo.  ministério publico não vai resolver toda esta situação se vocês não atacarem de frente com as grandes empresa que estam dando cobertura eu acho que vocês não querem bater de frente com as empresa de nome de mercado fica mais fácil atacar as pequenas empresa mesmo sabendo que as mesmas estaõ adulterando o leite teria de fazer uma geral esta e minha opinião

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures