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Ministério da Agricultura espera abertura de mercados para lácteos brasileiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2015

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O Ministério da Agricultura (Mapa) demonstrou otimismo em relação à abertura de novos mercados para produtos lácteos brasileiros. A expectativa positiva foi manifestada pela secretária de Relações Internacionais do Mapa, Tatiana Palermo, na nota oficial em que são divulgados os números da balança comercial do agronegócio referente a março.

“Há expectativa de abertura de novos mercados para os lácteos brasileiros, o que favorece a balança comercial do agronegócio do país”, comenta, sem detalhar quais seriam esses mercados que poderia comprar lácteos do Brasil.

Em março, o agronegócio brasileiro registrou saldo positivo de US$ 6,47 bilhões em sua balança comercial (diferença entre exportações e importações). A informação foi divulgada na quinta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura (Mapa). As vendas externas somaram US$ 7,88 bilhões e as compras de produtos do exterior totalizaram US$ 1,41 bilhão.

O complexo soja se manteve como o principal produto da pauta de exportações do setor agropecuário brasileiro. As vendas totalizaram US$ 2,81 bilhões. Depois aparece o complexo carnes (boi, frango e suíno), com receita de US$ 1,17 bilhão. A terceira colocação ficou com o segmento de produtos florestais, com vendas equivalentes a US$ 920,93 milhões.

“A retração dos preços das commodities agrícolas está sendo compensada, em parte, pela desvalorização do real frente ao dólar, proporcionado ao produtor a manutenção ou até mesmo a ampliação da renda recebida em reais, dependendo do produto”, analisa Tatiana. “No primeiro trimestre do ano, houve desvalorização cambial em torno de 19%”, diz.

As informações são da Revista Globo Rural.

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OTAVIO A C FARIAS

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 17/04/2015

Os lácteos do Brasil chegaram a mais de 50 destinos com Leite em Pó, Condensado, Manteiga e Queijos na década passada.

Contudo, nao se manteve competitividade nos últimos anos. As exportações que ocorreram foram pontuais em ocasiões de grande aumento dos preços mundiais, e oportunidade a precos excepcionalmente altos para a Venezuela.

O Brasil é um pais fechado no setor de lácteos para outros mercados. Assim, dificilmente será um exportador estrutural, pois preços tendem quase sempre a estar mais altos do que o mercado mundial.

A abertura do mercado Brasileiro é fator de competitividade importante. O ajuste no câmbio já foi feito, sem intervenções do BACEN mantendo Real forte em relação ao Dolar.

Nós exportadores apoiamos o MAPA mas esperamos que o discurso vire realidade.

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