ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Seapa e Incra desenvolvem projetos em áreas de assentamento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vão desenvolver trabalhos em conjunto com o objetivo de estimular as cadeias produtivas da cana-de-açúcar e do leite em projetos de assentamento mineiros. O Estado possui 15 mil famílias assentadas, distribuídas em 270 áreas de assentamentos.

De acordo com o convênio assinado entre as duas instituições, serão disponibilizados recursos de R$ 1 milhão para a execução dos trabalhos, que estão divididos em três metas: capacitação das famílias na produção e processamento de leite e derivados; compra de equipamentos para a estruturação de unidades de produção de derivados da cana-de-açúcar e monitoramento e gestão das atividades executadas dentro do convênio.

Segundo o secretário Elmiro Nascimento, a parceria entre as instituições é fundamental para viabilizar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas e ações governamentais voltadas para o desenvolvimento do setor produtivo. “Além de produzir, é necessário garantir também a agregação de valor à produção e a comercialização”, afirma.

Leite e cana

A pecuária de leite é uma das principais atividades geradoras de renda nos assentamentos de Minas Gerais. Mesmo quando há outras fontes, a bovinocultura de leite é parte importante da renda familiar e auxilia o custeio do conjunto de atividades agropecuárias da unidade familiar. Mas a atividade enfrenta problemas, como pouco acesso à informação, e baixa capacitação dos produtores. Por isso o projeto está focado na realização de atividades voltadas à capacitação, à discussão das dificuldades, dos avanços e soluções na cadeia de produção do leite. Tais ações permitem ao assentado melhorar sua participação no mercado, por meio da cooperação e oferta de produtos de melhor qualidade e com maior valor agregado.

A cana-de-açúcar é outro produto de destaque na preferência dos agricultores, tanto pela sua associação com outras atividades como a produção de leite, como a possibilidade de produção e comercialização de vários produtos derivados, como rapadura, açúcar mascavo e cachaça. Nos assentamentos selecionados, a compra de equipamentos e a estruturação de agroindústrias vão permitir maior aproveitamento da matéria-prima, a adoção de boas práticas na produção dos derivados, tendo como resultado produtos de maior qualidade e crescimento na renda da família.

Para o Superintendente Regional do Incra, Carlos Alberto Menezes de Calazans, a soma de esforços e a parceria com a Seapa é fundamental para a realização do trabalho, que vai atender as necessidades de um grupo considerado vulnerável no elo da cadeia produtiva.

A matéria é da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptada pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures