ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: Justiça Federal condena 26 por adulteração do leite em Passos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/07/2013

1 MIN DE LEITURA

14
0
Vinte e seis pessoas foram condenadas pela Justiça Federal de Passos (MG) por participação na adulteração do leite produzido pela Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). As penas variam de dois a 17 anos de prisão.

Entre os condenados está o então presidente da cooperativa na época, Dácio Francisco Delfraro, que recebeu uma pena de 15 anos e 5 meses de prisão. O diretor-presidente da cooperativa entre 2003 e 2006, José Calixto Mattar, também foi condenado, assim como um funcionário do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio da Silveira, responsável pela fiscalização na unidade.

A investigação resultou na "Operação Ouro Branco", da Polícia Federal. A operação investigou a adulteração do leite na Casmil, de Passos e na Coopervale de Uberaba (MG) em outubro de 2007. Para aumentar o volume de leite, as cooperativas adicionavam o soro, um sub-produto da fabricação do queijo.

Para que esta mistura não fosse apontada nos exames, era usada uma fórmula com quatro substâncias químicas: peróxido de hidrogênio (água oxigenada), soda cáustica, citrato de sódio e uma pasta base. A fórmula teria sido passada aos funcionários da Casmil por um engenheiro de Goiás.

Funcionários, diretores e o inspetor do Ministério da Agricultura na cidade foram presos na época. Notas fiscais e boletins de análise da época comprovaram que o leite batizado na Casmil ia para várias empresas do país.

Após a operação, o Ministério Público denunciou 29 pessoas sob suspeita de envolvimento no esquema sob as acusações de adulteração de produto alimentício, formação de quadrilha e crime contra a saúde pública, além de outros crimes.

Na sentença, o juiz federal Élcio Arruda confirmou que houve a a adição de água oxigenada e de quantidade indevida de água no leite, conforme exames feitos pelo Instituto Nacional de Criminalística e pelo Laboratório Nacional Agropecuário.

Gilson Luiz Tavares e Ronan Alves Silveira, que haviam sido denunciados pelo Ministério Público, foram absolvidos. Os réus terão um prazo de cinco dias para recorrer da decisão. Os advogados dos acusados informaram que os clientes vão recorrer da sentença.

A reportagem é do G1 Sul de Minas, adaptada pela Equipe MilkPoint.

 

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 30/07/2013

Tanto trabalho no campo, tentando, ajudando os produtores melhorar a qualidade do seu leite,  E TANTA FALTA DE RESPONSABILDADE DE ALGUNS LATCINIOS. - VERGONHA





  
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 15/07/2013

Meu caro Antônio Alves Souza, não vamos esmorecer, se você conhece alguém do Ministério  Público, ou pessoa que  possa ter acesso, solicite ajuda.
ANTONIO ALVES SOUZA

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2013

Um pergunta: Algum destes condenados já se encontravam presos???



Sei que não e nem serão presos... Recorrerão, responderão em liberdade e, depois acabam por cumprir a pena também em liberdade.



A Casmil era uma pequena cooperativa quebrada e hoje está moída, graças a eles, diretores e vulgos "administradores".



Ronaldo,



Quanto a BRF/Batavo, nessa sim ninguém será preso e nem serão julgados.


ATALIBA F AGUILAR

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE CORTE

EM 12/07/2013

Olha pessoal, meu avo falecido a anos, me dizia filho mexa com mil animais mas não mexa com um individuo homem ,quanta razão nesta fala, o que falta neste país, é uma sentença de pena de morte,para o engenheiro de Goias,que forneceu a formula assassina, os presidentes da cooperativa que autorizaram o uso dela,15 anos passa rapido e se forem presos logo estarão soltos com armadilhas do direito, quanta barbalhe com o povo!!!!!!!!!!!!!!
FERNANDO SANTOS

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/07/2013

     Vejo essa notícia como  "pioneira e moralizadora"!  E como técnico, torço para que seja uma constante para todos os casos que, com certeza ainda estão acontecendo em outras empresas que lideram grandes mercados do leite de consumo!  É só a fiscalização da Polícia Federal  buscar a colaboração de técnicos de laticínios e mergulharem nas "coletas e análises dos produtos no mercado" que encontrarão muita, mas muuuuuita coisa errada!
FERNANDO LUIS BIANCHI

MARINGÁ - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 11/07/2013

que legal,e agora qual leite devo tomar e dar para meu filhos,o do carroçeiro que entrega no garrafão ou o de caixinha comprado no supermercados ? ? ?
IZAILTON GOMES DO COUTO

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/07/2013

Leite produto essencial para crianças e idosos. Porque  o não acompanhamento diário nas plataformas receptoras, de fiscais do Ministério juntamente com os Técnicos de Laboratório?

Seria prevenção antes da adição de  Soro,H2O2,Formol,Cloro etc.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/07/2013

Esperamos mais apreensões,  está faltando leite no Brasil e no mundo, e o dolar está em alta , esperamos incentivos do governo ao aumento da produção  e uma polítia voltada ao produtor.
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/07/2013

todos devidamente " aparentados" com a politicagem local, ou seja, mais uma enorme pizza mineira a ser degustada por Aecinho e seus cupinchas " !!!!
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/07/2013

Que vergonha!

Que lastimável procedimento.Esperamos que todos recebam punições exemplares e que sejam divulgadas para impedir que outros aventureiros se atrevam a seguir o mesmo caminho..
FRANCISCO DE ASSIS SIMIONATO

TERRA BOA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/07/2013

Muito boa a condenação, espero que o Leite seja moralizado no Brasil, acabando com a farra que estava solta por aí, colocar soro ao leite virou meio de lucro farto para muitas empresas Brasil afora, quanto tempo vimos Leite a venda para o consumidor proximo ao preço pago para o produtor. A fraude mostra a formula do preço baixo.

Espero que a fiscalização faça o mesmo com o que foi descoberto em 2013.
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/07/2013

Deviam condenar também os que não pagam leite aos pobres produtores, tem gente que esta repassando leite e ganhando um dinheirão AGORA mais acha que o negocio vai ficar assim para sempre, e esta se endividando contando que repasse de leite vai dar altas margens para sempre.

  Quando a mare baixa, é que veremos quem esta sem calça
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/07/2013

Cadeia para eles, servindo leite com soda cáustica.
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/07/2013

E o mesmo que aguardamos quanto aos fraudadores que estão sendo alvo de acusações como BRF/Batavo e outros. Que o MAPA/SIF, encaminhe ao Ministério Publico os autos do Processo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures