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Mercado spot: menor oferta e disputa pelo leite sustentam os preços

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2016

2 MIN DE LEITURA

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A menor oferta de leite no país e a disputa pela matéria-prima por parte das indústrias de lácteos continuam a sustentar os preços no chamado mercado spot (negociações de matéria-prima entre os laticínios). A cotação média no Brasil subiu 18 centavos, ou 10,5%, para R$ 1,89 por litro entre a quinzena encerrada em 16 de junho e a quinzena anterior, conforme levantamento do MilkPoint.

Entre janeiro e junho deste ano, a alta já alcança quase 60% (em valores médios mensais deflacionados), segundo a pesquisa. Neste mês, a média está em R$ 1,80 por litro ante um valor médio de R$ 1,13 em janeiro passado. 

De acordo com Valter Galan, analista da MilkPoint, as altas recentes são resultado da redução da produção de leite no país, que persiste desde o ano passado. Nos primeiros três meses deste ano, a aquisição da matéria-prima pelos laticínios caiu 4,5% na comparação com igual período do ano passado, e somou 5,86 bilhões de litros, informou o IBGE  na semana passada. Em relação ao último trimestre de 2015, a retração foi ainda maior, de 6,8%. 



A oferta de leite está em queda no Brasil em decorrência da alta dos custos de produção do setor - principalmente devido à valorização do milho usado na ração para o rebanho leiteiro. Esse cenário desestimula o investimento dos pecuaristas na alimentação dos animais. Além disso, a produção de leite tem sido afetada por problemas climáticos em algumas regiões do país.

A valorização da matéria-prima no spot tem ocorrido porque as empresas de leite longa vida vêm conseguindo repassar os maiores custos para os preços no atacado, observa o analista da MilkPoint. "O consumidor deixou de comprar queijo, iogurte, mas não leite", avalia. Segundo o levantamento do MilkPoint, o valor médio do litro de leite longa vida no atacado em junho está em R$ 3,31, uma alta de 56% sobre o preço de janeiro deste ano. Os valores também estão deflacionados. 

Os aumentos registrados no atacado não estão se refletindo completamente no varejo. Enquanto de janeiro a maio, o longa vida subiu 36,6% no atacado, no varejo, a alta foi de 19,7%.  Para Galan, há duas possíveis razões para esse cenário. As redes de varejo costumam usar o leite longa vida como item para atrair o consumidor, o que explicaria o repasse menor. Além disso, pode haver o receio de que um repasse maior leve a uma retração da demanda.

Ele observa que o varejo até agora repassou menos do que a indústria, o que significa que a alta da matéria-prima não chegou totalmente ao consumidor final. Ao menos num horizonte de curto prazo, a perspectiva é de que os preços do leite sigam firmes no país, na opinião de Galan. "Pode parar de subir se o consumo [de longa vida] recuar efetivamente ou quando vier mais oferta [de matéria-prima]".

Veja também: 

Minuto Mercado [vídeo]: preços do leite spot aumentam R$ 0,40 frente a 2015

As informações são do Valor Econômico.

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KELLI CRISTINA FERREIRA CUNHA

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/06/2016

Penso que quem arca com a maior carga de custos de produção do leite é o produtor rural!

Saindo da Fazenda,  os custos (fixos e variáveis) do setor até o leite UHT chegar na prateleira do supermercado são bem baixos.

Fora a parte da matéria  prima (matéria gorda, etc.) que  é extraída para a produção de outros lácteos, ou seja, o leite UHT que chega ao mercado não é o mesmo leite que chega ao consumidor.

O que os colegas acham ?
IRINALDO DE LIMA

REGENTE FEIJÓ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/06/2016

Deveriam noticiar com a mesma ênfase quando os preços do leite estava em 0,90 centavos e o produtor tinha custo de produção de 1,20.
JOSE RONALDO BORGES

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/06/2016

Mas a situação continua complicada para o produtor. Farelo de soja, milho, casca de soja, torta de algodão também subiram mais de 50% este anos.

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