ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Matéria da revista Caras diz que leite tem soda cáustica e formol

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2015

2 MIN DE LEITURA

15
0
Na quinta-feira, 14/05, foi publicado no website da revista Caras uma matéria sobre nutrição e saúde.

Na referida matéria, a autora mostra uma lista de alimentos que a médica entrevistada, especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte, Dra. Alice Amaral, afirma “parecerem” ser light, mas que, na verdade, engordam.

Abaixo, seguem trechos do artigo sobre as características de produtos lácteos como o leite desnatado, o iogurte grego e o queijo minas:

"O leite desnatado vendido em caixinha/saquinho além de só conter 30% menos calorias que o leite comum ainda contém água sanitária, soda cáustica, formol, bicarbonato sódico, hormônios esteroides e antibióticos. Essa mistura branca que vai para sua mesa todos os dias com aparência de saúde, pode causar, além de obesidade, mal de Alzheimer, Parkinson, câncer, alergias respiratórias e cutâneas".

São mencionados água sanitária, soda cáustica, formol, bicarbonato de sódio, hormônios e antibióticos como “ingredientes” do leite processado.

A reportagem também apresenta restrições ao consumo de outros produtos lácteos, como pode ser conferido abaixo:

"O iogurte em si já não é um alimento recomendado por causa do leite. O iogurte grego, nova moda entre as pessoas que estão fazendo dieta, é altamente mais calórico que a versão comum. E, a versão do iogurte grego light possui adoçantes artificiais."

"Engana-se quem pensa que consumir queijo minas ou queijo branco está livre de acumular gordurinhas e fazendo um bem à sua saúde. Além de ser um derivado do leite, que pode causar alergias cutâneas e respiratórias, o queijo minas/branco é calórico (cerca de 66 kcal em 30g) e rico em gorduras."

Abaixo parte da matéria e seus tópicos:



A reportagem completa pode ser conferida no endereço https://caras.uol.com.br/bem-estar/assim-como-pao-integral-veja-11-alimentos-que-engordam-e-parecem-ser-lights#.VWMvktJVhBc.

O MilkPoint enviou esta matéria para entidades do setor.

O diretor da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, Nilson Muniz comentou a situação. Confira abaixo:

Dois aspectos nos surpreendem: Primeiramente, que uma profissional de saúde que se diz Médica e Nutróloga, portanto uma "especialista" em nutrição, esteja tão mal informada sobre o valor calórico do leite desnatado (65 Kcal em 200ml contra 120 Kcal/200ml no leite integral) e, finalmente, que um veículo de grande penetração como Caras, abra espaço para uma matéria plena de equívocos e má-fé.

A adulteração recente do leite, constitui "um caso de polícia", um fato isolado, envolvendo leite cru (matéria-prima), provocada por transportadores de leite no RS, identificados e presos pelo Ministério Público.

As empresas processadoras de leite UHT empregam um rigoroso sistema de análises na recepção da matéria-prima, bem como do produto acabado. A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, em parceria com o G-100 - Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios, desenvolve um programa de avaliação de riscos, bem como um rigoroso sistema de monitoramento da qualidade do leite longa vida produzido no país.

Nilson Muniz
Diretor Executivo - ABLV

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUANA DIOGO

VIAMÃO - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 26/11/2019

Fake News não acredito que estão fazendo isso no leite paraaaaa tudooo
CRISTINA SOUZA DA SILVA

EM 08/06/2018

Eu ouvi dizer que no leite contem formol e água oxigenada afinal está informação procede ou não??
Pois com tantas informações desse tipo não tenho comprado mas leite .
GENIVALDO MARQEUS

EM 14/02/2018

Tá achando ruim coloca soda num seu almoço
GEORGE TEIXEIRA LOPES MARTINS

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/06/2015

  Despreparo total dessa senhora que se diz profissional da área da saúde alimentar e total irresponsabilidade dessa revista sensacionalista de publicar tamanho absurdo. Informações empíricas, distorcidas e infundadas. Deixo aqui meu protesto e repúdio a esse tipo de informação.

  Nada mais justo que as entidades que representam as indústrias de lácteos do Brasil entrarem com uma ação cível contra os irresponsáveis que publicaram esse absurdo.  
CIRO ARAUJO FOGAÇA

GOIÂNIA - GOIÁS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/05/2015

Salve!



As matérias jornalisticas, de revistas e etc, não são mais imparciais ou se preocupam em fundamentar seus assuntos. Os temas ficam superficiais e de opinião do entrevistado. É quando alguém for reclamar é possível que eles responsabilizem a entrevistada pelo que disse.



Fiquei supreso quando ela escreveu "...contém...", ou seja, não existe, na opinião dela, leite sem ser adulterado. Se fosse "podem conter", até aceitaria com a devida prova e quais marcas ela esta baseando.



Infelizmente ninguém está mais interessado no bombeiro que salva o gatinho na árvore, mas interessados na desgraças alheias. Infelizmente!
CLAUDIO NASCIMENTO NOGUEIRA

SALVADOR - TOCANTINS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 28/05/2015

Creio que entidades do setor, a exemplo a ABLV, deveriam entrar com uma ação cível e responsabilizar legalmente, tanto a revista Caras quanto a autora do artigo.
MARCELO MORAES

POMPÉIA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 28/05/2015

Porque não usamos oportunidades equivocadas como essa para irmos a mídia e mostrarmos e comprovarmos no mesmo veículo uma grande defesa e marketing??? Nossa atividade precisa ser mais unida e com maior protecionismo??? Ou sempre seremos atacados por profissionais despreparados como esta senhora.... Vamos fazer de um limão nossa limonada!!!!
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 27/05/2015

Esta senhora deve comer capim, este é o alimento ideal para burros desinformados.
PEDRO GUERBAS FILHO

NOVA ALVORADA DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/05/2015

Muito me admira uma Dra. Nutrologa, discorrer sobre assunto altamente complexo, com informações bem distorcidas e generalizadas, seria o mesmo eu postar uma matéria em algum veículo de informação sensacionalista, sobre a competência e o conhecimento desta profissional sem conhece-la e muito menos conhecer o que é Nutrologa, pois conheço nutricionista.
NILSON MUNIZ

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/05/2015

Dois aspectos nos surpreendem: Primeiramente, que uma profissional de saúde que se diz Médica e Nutróloga, portanto uma "especialista" em nutrição, esteja tão mal informada sobre  o valor calórico do leite desnatado (65 Kcal em 200ml contra 120 Kcal/200ml no leite integral) e, finalmente, que um veículo de grande penetração como Caras, abra espaço para uma matéria plena de equívocos e má-fé.

A adulteração recente do leite, constitui "um caso de polícia", um fato isolado, envolvendo leite cru (matéria-prima), provocada por transportadores de leite no RS, identificados e presos pelo Ministério Público.

As empresas processadoras de leite UHT empregam um rigoroso sistema de análises na recepção da matéria-prima, bem como do produto acabado. A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, em parceria com o G-100 - Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios, desenvolve um programa de avaliação de riscos, bem como um rigoroso sistema de monitoramento da qualidade do leite longa vida produzido no país.

Nilson Muniz

Diretor Executivo - ABLV
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2015

Esta

médica, que não deve ser doutora, pois não tem doutorado, para que mereça o titulo ! se esqueceu que ele antes de tudo é uma mamífera, e quem adulterou o leite, em casos isolados e pontuais, não foram as vacas, mas homens inescrupulosos !
MARCO LIBERATTI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/05/2015

A médica entrevistada comete uma enorme irresponsabilidade ao generalizar casos isolados de adulteração do leite. Por essa mesma lógica, deveríamos supor que todos os policiais são bandidos, todos os médicos são charlatões e que os leitores da revista 'Caras' são todos fúteis. Bola fora, doutora.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2015

Não havendo punições a `altura de crimes cometidos  ao consumidor,  como os ingredientes adicionados ao leite ,  como diz  a nutricionista acima , e que realmente acontece com os refrigerantes, como todos sabem,  até parece fazer parte do leite essas coisas nocivas à saúde, é o país da sacanagem.
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2015

Vejam o que se fala sobre o leite em uma publicação séria: https://hoardsenespanol.com/links/editorial.html



Agora me digam porque este tipo de matéria não é publicada no Brasil?
DUILIO MATA DE SOUZA LIMA

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2015

Gostaria de ouvir da referida entrevistada alternativas alimentares saudáveis e não somente críticas a alimentos, prática comum num pais desacreditado como o nosso, onde  só se faz críticas e não aparecem soluções ou alternativas. Gostaria que esta cidadã fosse séria e apresentasse um trabalho científico mostrando o desenvolvimento do ser humano com e sem proteína animal e qual dos dois seria mais inteligente. Sem um trabalho como esse é como o cotidiano, vamos falar mal de tudo e todos porque nesse país não é preciso provar nada então vamos falar mesmo quando não se tem o que falar, falemos mal. Por favor precisamos de profissionais e não diplomados renomados que só falam. Para onde esse país quer caminhar dessa forma, porque no mês que vem vai ser a carne e depois quem sabe o quê? Mas a referida cidadã não ousa falar dos refrigerantes, das bebidas alcoólicas e outras bedidas, porque não consegue enfrentar a retaliação das empresas e também porque não teria a sua matéria publicada com certeza. Vivemos num país onde o interesse financeiro predominou em prol da razão e do conhecimento. Isso é uma vergonha.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures