ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: "O Pastejo Rotativo Voisin dá bons resultados na prática?"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2016

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

8
0
O leitor do MilkPoint Alexandre Bernardi, de Chapecó/SC, nos enviou um questionamento sobre o pastoreio Voisin. Ele diz ter se interessado sobre o Pastejo Rotativo Voisin e participado de um projeto a respeito do sistema no Oeste Catarinense com produtores de leite. Alexandre frisou que tem notado muitos pontos interessantes do Voisin mas gostaria de ter acesso a mais opiniões sobre o tema.

“A literatura a respeito do sistema é carregada de bastante fanatismo, percebo que no campo, o negócio é diferente. Se for possível, peço para que o pessoal que tem contato com algum sistema que adota o Pastejo Rotacionado Voisin compartilhe seus apontamentos, pois acredito que será interessante a todos, completou Bernardi.

Você poderia ajudá-lo?

Gostaria de chamar a atenção do produtor para outros tópicos relevantes sobre o assunto?


Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!

 

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS JOSÉ OBERLEITNER

CONTENDA - PARANÁ

EM 15/07/2020

Não existe, pastoreio racional e nem sistema.
Voisin, era um cientista limitado a sua época, suas pesquisas, e principalmente todas suas anotações da vivência entre solo, ervas e animais, criou uma filosofia do conhecimento, por isto não existem métodos e nem sistemas, são pensamentos e comprovações , muito maiores que isto, do que sistemas.
Alguns pesquisadores, principalmente no Brasil, tentaram de forma simplória criar, métodos e sistemas, ignorando na verdade o fundamento e a filosofia Voisin.
Aconselho.a leitura do Livro Dinâmica dos pastos, Suelo hierba e câncer (A.Voisin).
Uma visita a Bagé RS, na propriedade do falecido Dr Nilo Romero, que foi o pioneiro no Brasil a aplicar os conhecimentos de Voisin.
Existem pastoreios racionais, sistemas de pastoreios, mas nunca chamá-los de Voisin, é injusto com o grande cientista, que aliás era bioquímico.
Carlos J Oberleitner
MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 18/01/2016

Vejo inúmeras vozes a se erguer contra produção a base de pasto. Isso é justificável. Há muito pouca produção eficiente usando desta forma de alimento.

Viajei pelos três estados do sul neste início de ano. Ao lado da rodovia se vê muitas fazendas produtoras de leite. Áreas bem piqueteadas e manejadas intensivamente contei duas entre centenas. Sabe aquela imagem produtiva que lhe chama atenção. Pois é, chama atenção por serem raras.

Se existem tão poucas isso é por que os produtores não acreditam realmente neste sistema. Não crendo não realizam o que deveria ser feito e o potencial jamais será alcançado. Na ânsia de obter alta produção endividam-se desnecessariamente e esquecem preceitos básicos da agricultura.

Tudo isso no país com as melhores condições do mundo para se produzir neste sistema. Triste!
VALDINEI

QUATIGUÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/01/2016

Caro Engº jailso e pessoal da consultoria rural, e demais produtores

O que pode ser comentado da dieta com silagem de capim napie + (quirera de milho/soja/aveia/sal proteinado) + o pastejo rotacionado no mombaça?
PEDRO AURELIO VILLANI

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/01/2016

o sistema é bom, tenho um sistema de irrigação o que propicia na epoca do inverno o plantio de aveia e azevem por sobressemeadura. Agora um ganho muito importante que não se comenta é que reduz substancialmente a infestação de carrapato por quebra do ciclo de reprodução (retorno ao piquete apos 30 dias). outro ponto importante é que tem que ter adubação  nos piquetes e plantio de forrageira apropriada a região. a melhor pastagem é com tifton, mas a minha região é muito quente e não permite.
CARLOS ALBERTO NICOLAO

LINDÓIA DO SUL - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2016

O sistema é ótimo, desde que se adote alguns critérios.Quero contribuir com meu colega do sistema que adoto,tenho implantado pastagem o tifton85 para  verão e uso no inverno azevem barjmbo,o sistema é rotacionado em faixa, que facilita a mecanização, tambem uso a silagem quando se tem uma menor oferta de pastagem.Achei interessante a dica do nosso colega consultor da formulação da ração, tenho interesse.Um abraço
DANIEL RIBEIRO CAETANO

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2016

    Boa noite Alexandre.

    Trabalho com piquete rotacionado à cinco anos, tenho aumentado a área todo ano, mas concordo com o Luiz  precisa se preocupar com trato na seca, e com o   manejo, pois da trabalho. Outra coisa a se preocupar, é não fazer lotes muito grandes ,pois na época da seca os corredores e a sala de espera faz muito barro. Outra preocupação que tem que ter é com sombra.

    Mas diminui um pouco o custo e aumenta muito à lotação de gado por área.

    Boa sorte.
JAILSO EPPING

SÃO BONIFÁCIO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/01/2016

Boa tarde, acredito que os sistemas baseados em pastagens de qualidade deve ser levado a sério como qualquer outra atividade agropecuária, e fundamentalmente quando falamos em PRV, muitas vezes caro Alexandre, existe muita mais fanatismo do que aplicação dos princípios agronômicos de produção de pasto. Vale lembrar que quando trabalhamos com produção de leite em sistema baseados em pastagens, seja ele PRV, ou com outra terminologia, não estamos tratando de politica, religião ou time de futebol, ou qualquer outra ideologia, estamos tratando de um sistema de produção que tem que ser eficiente, gerando renda para a propriedade. As vezes este fanatismo nos confunde, principalmente por alguns multiplicadores do PRV, que por vezes não consideram as suas leis básicas para o manejo do pasto e a colheira por parte da vaca. Outro grande equivoco que já presenciei foi erroneamente nos vender que a ideia que o sistema promoveria a recuperação da fertilidade dos solos exclusivamente pela excretas dos animais, algo bem ao contrario do que estudado e descrito por Andre Voisin, em seu livro Produtividade do Pasto, onde em meados dos anos 50, onde este já realizava estudos de produtividade baseados em níveis de adubação nitrogenada. Para finalizar minha contribuição acredito que os princípios da exploração racional dos pastos de Voisin são atuais e aplicáveis, e na região Sul de Santa Catarina esta sendo aplicado em mais de 600 propriedades nos últimos 10 anos com resultados econômicos favoráveis. Como sugestão seria interessante visitar propriedades de sua região com o sistema implantado que possua acompanhamento técnico econômico a fim de tirar suas conclusões.

Forte Abraços

Jailso Epping

Eng. Agrônomo
LUIZ CAVEZZALE

GUARUJÁ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/01/2016

Amigo Pastejo Rotativo Voisin e maravilhoso se levado a serio , em condiçoes ideais , pasto bom adubo a vontade (sem esquecer o resultado $) Irrigação antes das chuvas e depois para aumentar a janela , silo para segurar a entre safa , (se você esta a baixo de Brasilia) , e se possível ração (85% milho )  Peletizada com gelatinização a 85% do milho e da soja crua  todo dia,  em cocho limpo,lavado a cada 3 dias . Temos resultados maravilhosos . Mas estamos  completamente fora do padrão Brasileiro . 12a13 @ em 11 meses de media em + de 20.000 cabeças ano .Aconselho participar dos cursos Da USP piracicaba ,Fealq , pelo menos 10 deste cursos voa te ajudar a implantar o Pastejo Rotativo Voisin de verdade , Tem muito segredo e detalhes .Espero ter ajudado .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures