ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: "Escolho a raça Holandesa ou Jersey?"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2014

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

64
0
O produtor de leite Fellipe Pontes, de Cantagalo/PR, está iniciando na produção de leite com o sistema free stall com 20 novilhas. Sua dúvida é: “Escolho a raça Holandesa ou Jersey?”

Fellipe está em dúvida quanto ao custo/benefício das raças. Sabemos que certas raças estão mais aptas para certos sistemas de produção do que outras. Entretanto, em alguns casos, o ambiente comporta mais de uma raça que atingiria o mesmo nível de satisfação para o produtor e, por este motivo, nos faz refletir sobre qual seria o caminho a seguir.

E você leitor, qual raça escolheria? Qual é mais indicada para as condições apresentadas por Fellipe?

 
Compartilhe seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!

64

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TÚLIO GOMES

EM 22/01/2018

Paulo onde tem novilhas jerseyholando pra comprar?
ROMÃO MIRANDA VIDAL

PALMAS - TOCANTINS

EM 28/07/2014

Vacas leiteiras, com altos índices de produtividades, com úberes destacados, com dificuldade de locomoção, em geral não sentem-se confortáveis em topografia acidentada.

Se houver uma situação onde a poligonal da sua propriedade, apresente um mínimo de declividade, esta deveria ser usada como área de recreação, preferencialmente sombreada. A construção de um galpão para permanência nas horas mais quentes do dia também seria ideal. Considere ainda o problema de cascos. Animais leves - Jersey - também serão afetados em função da topografia.

Atenciosamente

Médico Veterinário Romão Miranda Vidal
VENERALDO JÚNIOR

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/07/2014

E para um terreno com topografia acidentada, pode se usar as duas raças, ou o holandês não funciona nesse tipo de terreno?
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/06/2014

Talvez este link ajude a dar uma luz a esta discussão: https://www.hoards.com/blog_brown-is-color-of-money
JÉFERSON GUSTAVO PUHL

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2014

O Holandês com facilidade de parto maior que o Jersey?!

Não quero discordar do amigo Alyson, mas sempre achei que fosse o inverso, levando em conta:

- os relatos de amigos veterinários;

- o fato de o gado Holandês possuir um ítem chamado "facilidade de parto" em catálogos de sêmen, justamente em função da dificuldade em parir é que devemos cuidar o sêmen a ser usado em vacas Holandesas. Já no Jersey, não existe distinção entre sêmen p/ vacas ou sêmen p/ novilhas;

- e por último a minha própria experiência, já fiz inúmeros partos na minha propriedade e em propriedades de clientes, e posso afirmar, (a menos que o Holandês e o Jersey da nossa região tenham peculiaridades diferentes das de outras), que o Jersey pare com muito mais facilidade do que o Holandês

Abraços!!!
ALLYSON GONÇALVES

EM 06/06/2014

Olha acho as duas raças excelente na produçao de leite so tecnico em zootecnia e faço casqueamento em bovinos, na minha opiniao pra mim o Holandes se sai melhor na parte de manejo e o gado jersey sendo um gado mais sensivel na parte de casco que e uma fato que afeta bastante o gado leitero e o gado holandes tem mais facilidade de parto por te uma carcaça maior que o jersey.
CLAUDIO NERY MARTINS

ACEGUÁ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/05/2014

Se for em Free stall, Jersey se não for, Jersey, esta será sempre a melhor raça para produzir leite e ganhar dinheiro. A principio sou contra confinamentos, principalmente com um número reduzido de vacas, a produção extensiva, em pastagens e com silagem é muito  mais ecomómica e natural e de maior conforto para o animal. A Raça Jersey garante um animal que, bem nutrido, com boa sanidade, emprenha melhor, gesta melhor e não tem problemas no parto. Sua produção media em tambos profissionais é em torno de 17 a 20 litros e recebe pela qualidade um bonus acima de 25% em relação a preço pago pelo litro do gado holandes. Boa sorte no teu empreendimento e, lembre-se , tambo tem que dar lucro!
JÉFERSON GUSTAVO PUHL

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/05/2014

É isso aí meu amigo José Maurício, o Jersey é uma raça em ascensão, pouco conhecida ainda. Quem faz um estudo mais detalhado comparando as duas raças, e , fazendo uma análise do mercado e suas tendências, sem dúvida acaba optando pelo Jersey. Sou suspeito para falar, mas o futuro pertence ao Jersey.

Abraços!!
JOSÉ MAURICIO DE ARAUJO

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2014

Eu particularmente prefiro o jersey, tanto que trabalho com a raça jersey, por tudo que o amigo Jéferson Gustavo já disse em seu comentário.
ANDRE PINTO CORREIA GOMES

GUARATINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2014

Se é free stall e como você tem que maximizar faturamento ,e sua composição de preço o volume é a variável de maior peso na ponderação eu iria de Holandes.
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/05/2014

Fellipe,



Para formular a dieta você precisa ter os seguintes dados:



- Peso do animal

- Produção

- Teor de gordura do leite

- Dias em lactação

- Escore corporal

- Analises bromatológicas dos alimentos que serão usados



Você tem estes dados disponíveis?
MAURO LUIS SILVA

EM 22/05/2014

ola sou produtor de leite e trabalho com a raça holandesa  sou da cidade de palmital pr tenho um rebanho de 50 animais em uma aria de 7 equitari e sao semi-confinada entao eu acho que nao precisa de muito evestimento no começo.
JOSEPH H. KRAMER

ANGATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/05/2014

Felipe, na sua região será silagem de milho fonte de energia e azevem silagem pre secado. Fazer fardos redondos será mais fácil. Assim terás  um possibilidade de energia e proteína da forragens
FELLIPE SEVERINO LIBERATO PONTES

CANTAGALO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/05/2014

amigos eu mudei o projeto das instalações que era de free stall para o compost barn, estrutura para 20 vacas em confinamento total para esse sistema qual é a alimentação mais adequada para essas vacas sendo elas de alta produção? e se possível as quantidades em kg/dia para cada uma em média diferenciando para JERSEY e para a HOLANDESA?
SANTINO SANTOS FILHO

SÃO MIGUEL ARCANJO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/05/2014

  Estou no mesmo barco que voce Felipe ; mas ja cheguei a algumas conclusões ;fiz  varias visitas a propriedades ,mas acho que independente da raça para sua produção,voce tem que estar mais atento a sua mão de obra da região que vai conduzir sua empresa rural,pois este produto está ficando extinto no mercado e é o carro chefe do negócio.Boa sorte ...
JOSEPH H. KRAMER

ANGATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/05/2014

Felipe,

Discutir Holandês ou Jersey vai longe. Já foi produtor de leite de Holandês e Jersey. Troquei nossas holandesas por Jersey, porque, eu mesmo sou holandês, mas goste mais das vacas Jersey. As fêmeas são mais dóceis que as fêmeas holandesas. O touro de Jersey e o mais traiçoeiro do qualquer macho. O primeiro razão par optar por uma raça deve gostar dele.  Outro pregunta qual será mais eficiente, me lembra de um trabalhou de pesquisa na Holanda, que mostra que não existe, diferencia entre a eficiência alimentar, seja energia por quilograma de leite estandardizado. Uma vaca Jersey adulto pesa ao redor de 400 kg e uma vaca de raça Holandesa ao redor de 600 kg. Se a vaca Jersey produza 6000 kg por ano você pode considerar ela igual a uma vaca Holandesa de 600 kg produzindo 9000 kg por ano com mesmo nível de gordura e proteína, devemos estandardizar kg de leite. Assim por quilograma de peso est as vacas produzem 15 kg por ano, ou seja, de mesma capacidade. Outro argumento que se sempre usa que a Jersey tem menos problemas de fertilidade, os problemas de fertilidade tanta como problemas metabólicos estão relacionados com capacidade de produção. Vacas com maior produtividade devem ter mais atenção.

Alguns comentários são optar para as duas raças juntos. Em sistema do free stall este não podem ser juntos por que se devem ter as instalações cama, canzil etc., relacionado com tamanho das vacas.

Se você opta por pastoreio ou confinamento, depende de condições que sua propriedade ofereça. A região de vocês, Cantagalo PR eu conheça trabalhei muitos anos na região de Carambeí, Castro etc., e a região e condições de clima de sua são muito parecido, já andei ai. Vocês tem azevem no inverno sobrando, que se deve estocar em forma de silagem pre secado já que feno de qualidade não se pode fazer por causa de clima. Na região de Cantagalo tem uma grande possibilidade de integração de agricultura no verão e produção de forragens no inverno, principalmente azevem.  Você falou de alfafa, a região e apta para produzir isso, mas se trata um cultivo bastante complexo e eu te recomendaria de começar com o aproveitamento de azevem que exista na região, junto com silagem de milho. Outro ponto interessante será você visitar Carambeí e Castro aonde você encontra produtores de gado Jersey e Holandês. Dia 29 e 30 de maio vai ter exposição Frísia em Carambeí.

     
JÉFERSON GUSTAVO PUHL

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/05/2014

O cruzamento de Jersey com Holandês nos dá animais excepcionais, o problema é dali pera frente, com sorte, os descendentes servirão para carne.

Se quiser trabalhar com as duas raças, tenha Jersey P.O. e Holandês P.O., mas sem cruzamentos, ainda não temos um N de animais suficiente para definir se o Jersolando emplacou mesmo. A desvantagem de utilizar as duas raças em conjunto é a dificuldade de adaptar a infra-estrutura, pois são dois tamanhos em tudo: sala de ordenha, refeitório, insufladores diferentes, temperamentos diferentes, etc.
PAULO RIBEIRO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/05/2014

Produzo leite a 25 anos. Já trabalhei com pardosuico, girolando, gir, holandesa, jersey, etc



Há um ano comprei algumas novilhas jerseyholando. Sou o cara mais feliz e satisfeito do mundo. Obtive ótimos rendimentos, tanto com as vacas fechadas com silagem de milho, como a pasto.



JERSEY-HOLANDO
SANDRA NARA MARIUSSI PEIXOTO

MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/05/2014

Acho que ai vcs estao enganados, temos o cruzamento do jersey com holandes q da uma vaca de pequeno porte e muito produtivo.
FELLIPE SEVERINO LIBERATO PONTES

CANTAGALO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/05/2014

Algum dos colegas consegue calcular a dieta diária de uma Jersey com lactação de 6000 litros tratada com silagem de milho, feno de alfafa, feno de azevém e aveia e ração em kg dia? E a dieta de uma Holandesa com lactação de 12000 litros tratada com silagem de milho, feno de alfafa, feno de azevém e aveia e ração em kg dia? Ambas confinadas em sistema Compost Barn.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures