ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor Questiona: Como projetar um silo para 70 vacas em lactação?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/11/2013

1 MIN DE LEITURA

28
0
Silo trincheira - Trincheira Bb

O produtor Adezildo Bayerl Harthuique, de Linhares/ES, nos enviou um questionamento sobre montagem de silos. Ele diz que está iniciando a atividade leiteira e que seu sítio está sendo estruturado para comportar 70 vacas em lactação. As estruturas de curral e ordenhadeira já estão sendo construídas, contudo ele está com dúvidas com relação ao silo.

Veja quais são os questionamentos do produtor: 

"Estou iniciando na atividade leiteira e preciso de orientações sobre montagem de silos. Pretendo usar o silo tipo trincheira com B=b.
Vamos trabalhar com 70 vacas em lactação, porém adquiridas em três etapas. Toda estrutura de curral e ordenhadeira esta sendo feita considerando 70 vacas em lactação, e gostaria de fazer o mesmo com o silo. Gostaria de projetar considerando a quantidade total do projeto.
Qual tamanho do silo para atender 70 vacas? Ao invés de construir um único silo com volume total, posso construir mais silos de volume menor? Dessa forma, eu poderia construir em três etapas conforme aquisição das vacas.
O tipo de material (milho, cana, etc.) usado como silagem influencia no tamanho do silo?
Vamos trabalhar com media de produção de 20 litros por vaca."


Adezildo Bayerl Harthuique
Sitio Bom Futuro
Linhares - ES

Qual sua opinião sobre o assunto? Compartilhe com ele seus conhecimentos e experiências deixando seu comentário abaixo!



28

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GENALDO MARCIEL RIBEIRO

EM 21/03/2018

quantos alqueires de milho plantado para alimentar cem vacas por ano
ARNALDO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 16/02/2017

Quantos quilos cabe na sua carreta? Cada vaca precisa de 20k dia faça os cálculos.
HENRIQUE DIOGO ALVES

IBITINGA - SÃO PAULO

EM 13/06/2016

Meus amigo vi que os cálculos são complexos. No caso meu tenho 3 vacas em lactacao  uma carreta de trator de silo daria para quantos meses para minhas vacas
DELAVAL

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 21/09/2015

Olá Sr. Valdir, tudo bem?  A DeLaval possui experiência e conhecimento para te auxiliar no planejamento da sua propriedade leiteira. Nos informe sua cidade e estado pelo e-mail comunicacao@delaval.com para que a gente possa te indicar um representante para te acompanhar nesse novo projeto. Abraços, Equipe DeLaval
VALDIR DONIZETE AMORIM

MONTE ALTO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/09/2015

estou adiquirindo as terras  agora  para  trabalhar com  gado  leiteiros  preciso  montar  toda a  estruturas vinte  e  cinco  vacas  leiteiras,nun  sei  nada  a  respeito   vo  ter  que  trabalhar  muito;
UANDERSON ATHAYDE MOURA

TOMÉ-AÇU - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/11/2013

Olá Sr. Emílio Cintra Iovino.



Na região que estou situado (parte da Amazônia legal brasileira) há a existência de projetos: técnico-eficientes em nível de produtor "também com este material" (P. maximum CV. mombaça). Neste caso, estes produtores/pecuaristas trabalham com o excedente em: "pré-secagem ou pré-secado" (hidrolisado) para consumo próprio e vendas (semi-confinamentos, confinamentos e integração às dietas dos navios de exportações bovinas (porto de Iquarací/PA).



Como esta região apresenta um alto índice fotossintético (11-12 horas.luz.dia), consequentemente apresenta excedentes, ou seja, volumosos que possam ser aproveitados por intermédio de tais técnicas acima citadas, e fornecidos para um evento subsequente quaisquer.  



Hipoteticamente falando é claro! Esta forrageira, assim como outras Poaceas cuja mesma finalidade, apresenta baixo índice de MS (20-28%) no ato de "excelência de corte" (neste caso, a planta deve está entre: 90cm de altura). Partindo deste raciocínio teremos um material com 50% de chances em perdas no processo de ensilagem/silagem. Neste caso, seria então necessário o uso de "aditivos", mas... É necessário fazermos cálculos, ou seja, quanto isto irá representar em minha receita (%). Há alguns trabalhos científicos que dizem o seguinte:



Segundo Pereira e Reis (2001), o ideal para o processo de ensilagem é que a planta apresente teores de MS entre: 35-45%, sendo que para valores entre: 40-45% é recomendável que a forrageira seja picada em partículas menores (1 - 2cm) para melhor compactação. NESTE CASO, GRANDE VARIEDADE DE ADITIVOS TEM SIDO RECOMENDADA, COM O INTUITO DE SE GARANTIR MELHOR QUALIDADE DE SILAGEM DE CAPIM MOMBAÇA.



Neste caso, tenho dúvidas! Quanto a campo, pois: 35-45% MS é >=110-140cm de altura da planta no campo, onde,    concentração de liginina,  FDA e por aí vai).  Esta forrageira para ser ensilada "necessita de aditivos". Gostaria de salientar que: "aditivos" não melhoram o índice de NDT (energia) e outras necessidades nutricionais que deveriam ter no material, apenas reduzem/inibem o excesso fermentativo. Sr. Emílio é necessário fazer um "planejamento minucioso" (quanto isto lhe custará?, conversão alimentar?, e qual seja a taxa de retorno com esta ferramenta?).



Tive um professor que dizia o seguinte: quando estou ensilando "capim", tenho que ter em mente que estarei armazenando: 80% do volume total em água.



Gostaria de salienta que sua região apresenta "excelentes" pontos fortes para um ótimo "manejo de pastagens", ou seja, leite barato! (solos, clima, localização geográfica etc.). Vamos ter em mente que: "pastagem é agricultura", ou seja, o pecuarista "deve se enxergar como agricultor!". Agora se o senhor afirmar que a base calculista (seus cálculos) lhe favorecem (sinal verde) "a ensilagem e silagem da forrageira tal", mesmo sabendo das adversidades que advirão, há faça! O que não podemos é deixar este material ser perdido no campo, ou seja, altura da planta >=110cm.



Sucesso!

EMÍLIO CINTRA IOVINO

JAÍBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2013

Uanderson,

é possível fazer silo de capim Mombaça ?
UANDERSON ATHAYDE MOURA

TOMÉ-AÇU - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2013

Necessidades do projeto em destaque.



Produzir "volumosos" para "integrar-se" ao arraçoamento de 70 vacas, com média de     20kg de leite/dia (dados pertinentes e repassados pelo consulente acima).



Dimensionar os "volumosos complementares" para 120 dias (inverno seco, que por sua vez naquela região seja de baixa luminosidade).



Trabalhar com material genético, "de qualidade", e que mais se encaixe há seus fatores de produção (sua realidade).

Atenção: Milho-silagem e mais peculiar do que Cana-silagem.



Trabalhar em: 2,8% do P.V. com MS (confirmar com o técnico local).



Lote (s) homogêneo (s) = 480kg P.V./vaca (hipoteticamente falando).



Ver qual seja a relação: volumoso/concentrado (hipoteticamente = 60:40, sendo neste caso em exigência).



Saber qual seja o nível de MS da silagem no ato de arraçoamento (hipoteticamente = 28%).

  

Cálculos:

480 x 2,8% = 13,44kg

                         13,44 - 40% = 8,06kg

                                                    8,06 / 28% = 28,79/MS/dia.

                                                                           28,79 x 70 = 2.016

                                                                                                  2.016 x 1,3 (30% de perdas) = 2.620kg para 70 vacas/dia.

2.620 x 120 = 314.400kg ou 314,4 ton. de silagens/temporada.



Vamos considerar agora que para o silo trincheira (citado pelo consulente) a densidade seja: 600kg/m³ (hipoteticamente falando).



Vamos supor também que a base menor do silo apresente = 4m, a base maior tenha = 5m, e a altura seja de 2m.  



S (área de sessão do silo, em m²) = 9m².



01 metro linear deste silo apresenta = 5.400kg de silagem (600kg/m³ x 9m²)



Neste caso, seja necessário: 58,22 metros lineares, ou seja, as dimensões deste silo serão: B = 5m, b = 4m = h = 2m e C (metros lineares) = 58,22m. Se o senhor quiser optar por duas unidades (silos), o C (em metros lineares) será = 29,11m.



Agora a espessura de corte será:



01 metro linear-------------5.400kg

  x-------------------------------2.620kg

  x = 0,48m. Se forem duas unidades, a espessura seria de 0,24m (minha recomendação).



Portanto, a espessura de corte (já contabilizado as possíveis perdas será entre 24 - 48cm/dia).



Sr. Adezildo, este dados são apenas "colaborativos" cujo intuito seja em enriquecer ainda mais o acervo técnico exposto e projetado pelos colegas acima (excelentes informações técnicas). Peço-lhe que analise "cuidadosamente" dado por dado, item por item do texto geral. Muito cuidado! Pois o ramo leiteiro é bastante peculiar, e neste caso só permanece vivo quem entender todo o conceito: macro e microambiente, ou seja, dentro e fora da porteira. SEJA CURIOSO! E troque bastantes informações.



E por último: gostaria de lhe desejar sucesso em sua atividade, e nunca esqueça: técnico não é despesa e sim investimento para o seu negócio se tornar ainda mais competitivo e lucrativo.

VITOR

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/11/2013

Considerando 120 dias de alimentação, 20kg/cabeça/dia (época da seca)

Você precisara um silo de 58 metros, B=3,60m; b=2,50m, alt. 2,20.

Plantar 6,5 ha, aproximadamente 7 ha.

Sendo com margem de segurança de 15%.



No período de 365 dias, com as mesmas medidas citadas à cima.

Você construirá um silo de 175 metros, ou dividi-lo conforme o espaço da propriedade.

Plantar 20 ha!

Se tiver alguma duvida e quiser me procurar, meu e-mail: vitor-gordin@hotmail.com

Sou acadêmico de Medicina Veterinária.



RHUDSON CARLO DE SOUZA

PRESIDENTE KENNEDY - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/11/2013

Caro Adezildo se possível faça um plantio de cana em uma área plana no mínimo de 5hec , compre um vagão forrageiro e uma ensiladeira que suporte a cortar a cana .

Tente fazer uma ração balanceada com silo de milho, capim fresco como napie isso ajuda baratear seu custo de mão de obra e silagem comprada .

Coloque os cochos nos piquetes das vacas e deixe para dar a ração farelada na ordenha.

RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 21/11/2013

Prezados,



Muito interessante os comentários, gostaria de atentá-los as perdas que deverão ser contabilizadas para o processo.



Todo o processo de fermentação gera perdas, assim a quantidade que é ensilada, não é a mesma que é retirada, pois durante o processo perdas gasosas e por efluentes ocorrem.



No caso do exemplo do Rafael, se ensilarmos 511 toneladas, na abertura não teremos 511 toneladas. As perdas de matéria seca na ensilagem são bastantes variavéis, podendo chegar a valores de 30% dependendo da cultura. Para silagem de milho, colocaria valores próximos de 15% de perdas de matéria seca.



Outro ponto com relação ao dimensionamento, relaciona-se com o avanço do painel do silo, que deve ser de no mínimo 30 cm/dia.



Com relação a largura do silo, recomenda-se que essa largura não seja inferior a 1,5 vezes a bitola do trator que irá compactar esse silo. Se essa regra for respeitada, não haverá problemas de sub-compactação no meio do silo. Deve-se lembrar também que o trator que compactar esse silo, precisa ter peso de 40% da quantidade de forragem que chega por hora no silo, ou seja, se chega 10 toneladas/hora, o peso do trator deverá ser de 4 toneladas.



Acredito que definindo a largura e a profundidade de avanço, facilmente se chega no valor de altura do silo.



Espero ter contribuído para a discussão.



Abraços



Rafael Amaral
ADILSON DA MATTA ANDRADE

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/11/2013

A atividade leiteira é bastante complexa e sujeita a grandes  prejuízos quando mau conduzida, pela quantidade e diversidade de respostas você pode ver claramente a complexidade, analisando o total da sua pergunta eu aconselharia a você se embasar melhor sobre a atividade para continuar com seu projeto. Eu lhe perguntaria para sugerir um dimensionamento do silo, seu rebanho vai ser confinado?, tem área de plantio para sustentar este rebanho confinado o ano inteiro?, 20 kg não seria pouca produção para gado confinado?, não é confinado, quantos meses por ano você precisara tratar? um lote de menor produção não poderia ficar somente a pasto? e as vacas falhadas vão precisar de trato na seca ou suas pastagens são suficiente? e as novilhas de reposição? vai comprar o rebanho de três vezes, mas depois vai tratar dele inteiro todos os anos se vai construir um silo trincheira a dimensão deste tem que ser para vida toda, se for silo pastel sobre o chão pode ser do tamanho necessário para o momento. Quem entende sabe que não é fácil de responder com os dados da pergunta.

Aqui fica meu recado; cuidado, leite da muito prejuízo mau conduzido.
RAFAEL

SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/11/2013

Um m³ de silagem de milho, compactado, pesa em media 650 kg.

Uma vaca de 500 kg precisa de 3,5% do seu peso em matéria seca para consumir, e poder fornecer 20 litros dia.  isso corresponde a 17.5 kg de materia seca.

sabendo que a silagem de milho apresenta materia seca em torno de 30% e se você fornecer em sua dieta aos animais, 20 kg de silagem/ dia, isso corresponde a 6 kg de materia seca que o animal precisa no dia

então 17,5 - 6 = 11,5 que ainda faltam para a vaca e que vc complementa com pasto e ração.

Sua conta então é a seguinte:

você precisa cortar no silo uma camada diaria de no minimo 15 cm para não estragar a silagem. então:

70 animais X 20KG X 365Dias = 511000 kg

511tn / 650kg por m³ compactado = 786 m³

2 silos de 1,5m altura X 6m Largura X 42m comprimento daria para o seu consumo

o consumo diario é de 70X20= 1400kg/ 650 = 2,15m³

a fatia a ser cortada é:

1,5 X 6 X 0,24cm = +- 2,16

a fatia é de 24 cm / dia.
LEONARDO MORENO PIRES

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2013

Caros colegas a pergunta feita pelo leitor(questão em si) não foi como planta,qual melhor forragem,que solo e melhor, se a silagem e cara ou barata MAS SIM QUAL O TAMANHO CORRETO DO "SILO".
WELERSON SOARES RODRIGUES

BARRETOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/11/2013

Numa expectativa para 50 animais entre 2014/2015, em lactação/prenhas e preparto. E, com pouca pastagem rotativa, fizemos uma estimativa:

50animais X 40Kg dia = 2 toneladas dia X 365dias= 730Toneladas ano.

Silo trincheira: 40m comprimento/4m fundo/5m topo/2m altura = 800m3.

Plantio 16ha de milho => expectativa 40 toneladas hectar = 640toneladas

Safrinha de sorgo ou milho, para complementação: mais de 100toneladas.



Com o curso de silagem espero aprender e acompanhar na prática.

ANTONIO FAVERO

GRAMADO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2013

Bom dia Sr Adezildo.

Muitas orientações e opiniões importantes foram encaminhadas pelos colegas e eu também concordo que o melhor é procurar um profissional técnico/extensionista com conhecimento do assunto e avaliar melhor a situação e potencial de uso de sua propriedade (solo).

Gostaria  lembrar que os nutrientes necessários na produção de leite obtidos da silagem tem um custo elevado e em se tratando de produção de leite, temos que ter sempre em mente o fator custo de produção. Por isso um melhor estudo das condições de sua propriedade, um planejamento e maximizar a produção de leite à base de pasto de boa qualidade e bem manejado são fatores importantes para o sucesso na atividade.

Desejo sucesso.
LEONARDO MORENO PIRES

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2013

1 passo. você tem que calcular quantos quilos de silagem serão gastos por dia,contabilizando perdas.

2 passo.você tem que retira no minimo de 15 a 20 cm de comprimento de silagem diária na face do silo de forma uniforme sem criar escadas,esta retirada minima e porque apos o silo aberto este estará exposto ao ar então tem que ter uma quantia minima de retirada para que este mantenha com boa qualidade e uniforme.

3 passo.calcule quantos quilos de silagem cabem em x metros cúbicos,não esquecendo das perdas para realizar o tamanho do silo.

4 passo. Não esqueça que tem que retirar de 15 a 20 cm de silagem diária

5 passo.conta quantidade de silagem diária+perdas X 15 a 20 cm  de retirada diária=tamanho do silo.
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/11/2013

Bom estas informações são insuficientes para que eu possa te ajudar, se possível me passe a área de produção de silagem e as espécies a serem ensiladas? caso queira uma assistência mais especifica posso mandar um tecnico para te fazer uma visita.

At.

Cincinato.

lat. damare
LUIZ CLAUDIO LORENZO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/11/2013

Caro Adezildo , tenho uma estrutura muito parecida. E imprescindivel para seu planejamento saber o que vc dispoe de area de pastagem e forma do manejo planejada para o verão. No meu caso tenho 20 Ha de area para manejo do rebanho (14 ha em piquetes )  e 09 ha para plantio de milho/sorgo de silagem.  Neste moimento tenho necessida de 1.100 ton de silagem para o ano todo , pois tenho que utilizar silagem o ano todo tambem na recria. Inverno 100% cocho e verão (nov a fev) 30% cocho e 70 % pastagem. Para isto alem da silagem da minha produção safra e safrinha  tenho que comprar 50 % de terceiros. Os buracos que utilizo para armazenar são de 2 mt altura, 30 mt de comprimento e 06 mt de largura, num total de 03 . considerando que na safrinha faço a reposição de 01 buraco , ou seja tenho que encher 04 buracos deste que cabem aproximadamente 250 ton. O % de perda se um silo bem compactado e bem fechado é muito pequeno.
UANDERSON ATHAYDE MOURA

TOMÉ-AÇU - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2013

Olá Senhor Adezildo Bayerl Harthuique.



Bom dia. Bom, o "PRIMEIRO PASSO QUE DEVE TOMAR",  onde há meu ver não houve ou melhor dizendo: não foi tomado, seria a "procura da assistência técnica local" (agrônomos, zootecnistas, veterinários e  técnicos em agropecuária) "ambos por sua vez idôneos" e conhecedores (teoria e prática) de suas necessidades (tipo de solo, manejos, localização geográfica, condições climáticas, temperatura, UR do ar, pluviometria, histórico da área, nível de tecnologia acessível pelo produtor, genética (sementes de qualidade, acordo com a região) tamanho e/ou quantidade de silos, tamanho da partícula de corte (qual é a concentração de MS no ato do corte) volume de material a ser comportado, tamanho da fatia de corte (neste caso em volume, ou seja, m³/dia) se há necessidade seja: 180 - 365 dias (é complementação volumosa?). Partindo deste princípio, o técnico estipulará e escalonará junto com o senhor qual a densidade desejada (em geral a exigência do bovino é: 1,8 - 2,4% M.S. acima do P.V.) quem definirá os números certos é aquele técnico conhecedor  de sua realidade.  senhor estes dados são apenas "nortes" uma vez que seja necessário o senhor buscar mesmo pela  assistência técnica "local" pertencente ou conhecedor de sua realidade" porque se não acaba virando virando mesmo uma receita de bolo, onde há meu ver não funciona assim!! (ou seja, cada caso é um caso à parte). Procure pelo extensionista local (público ou privado), visite propriedades "de sua bacia geográfica" para obter: pontos fortes e pontos fracos (o famoso raciocínio lógico: onde estou pisando ou pretendendo entrar?) e por último: onde o senhor pretende chegar daqui 10 - 12 anos?

Faça este tipo de pergunta a si próprio, e quando o profissional seja à sua propriedade sugue-o bastante.

Bom dia.   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures