ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

LEITE/CEPEA: Valor médio pago ao produtor cai pela primeira vez neste ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2013

3 MIN DE LEITURA

40
0
O aumento na captação de leite na maioria dos estados e o enfraquecimento da demanda interna pressionaram o valor médio pago ao produtor pela primeira vez neste ano. Segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os preços do leite caíram em todos os estados acompanhados, com exceção da Bahia e de Santa Catarina.

O preço médio bruto nacional (“média Brasil”) pago ao produtor (que inclui frete e impostos) foi de R$ 1,1011/litro em novembro, redução de 1,5% (ou de 1,67 centavo) em relação a outubro. O preço líquido médio (sem frete e impostos) caiu 1,87%, passando para R$ 1,0196/litro. Estas médias, calculadas pelo Cepea, são ponderadas pelo volume captado em outubro nos estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA.

O aumento da captação na maioria dos estados analisados esteve atrelado à recuperação dos pastos, devido ao retorno das chuvas. De setembro para outubro, o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea) aumentou significativos 3,93%, passando para 162,24, patamar recorde. Com exceção do Rio Grande do Sul e do Paraná, todos os demais estados registraram alta na captação de leite em outubro, com destaque para Goiás e Minas Gerais, onde os crescimentos foram de 15,1% e de 6,25%, respectivamente.

Segundo indicações de agentes de laticínios/cooperativas consultados pelo Cepea, para o próximo mês, a expectativa é de nova queda nos preços do leite. A maioria dos agentes entrevistados (88,9%), que representa 94% do leite amostrado, indica que haverá baixa nos valores em dezembro. Outros 10,2% dos agentes, que representam 5,1% do volume amostrado de leite, acreditam em estabilidade. Apenas 0,9% espera alta para o próximo mês.

No mercado de derivados, o enfraquecimento da demanda, diante dos elevados patamares de preços nos últimos meses, influenciou a baixa nos valores dos produtos lácteos. Os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados no atacado de São Paulo em novembro (cotados até o dia 27) fecharam em R$ 2,18/litro e R$ 12,81/kg, respectivamente, 5,65% e 2,12% inferiores às médias de outubro. A pesquisa de derivados do Cepea é realizada diariamente com laticínios e atacadistas e tem o apoio financeiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL).

AO PRODUTOR – Em novembro, houve queda no preço bruto do leite pago ao produtor em praticamente todos os estados acompanhados pelo Cepea, com exceção da Bahia e de Santa Catarina, onde as altas foram de 1,41% e de 0,21%, respectivamente.

Dentre os estados que compõem a “média Brasil”, Minas Gerais teve o maior preço em outubro, de R$ 1,1340/litro, seguido por Goiás, com média de R$ 1,1315/litro. Estes mesmo estados também registraram as maiores quedas, de 2,01% e 2,19%, respectivamente. Paraná fechou em R$ 1,1027/litro, São Paulo, R$ 1,0984/litro, Santa Catarina, R$ 1,0783/litro, Bahia, R$ 1,0648/litro e Rio Grande do Sul, R$ 1,0320/litro.

Quanto aos estados que não compõem a “média Brasil”, houve queda de 2,07% no Rio de Janeiro e 0,33% no Espírito Santo. Já em Mato Grosso do Sul e no Ceará, os aumentos foram de 2,04% e 0,35%, respectivamente.

Veja gráficos e tabelas abaixo.

Gráfico 1: ICAP-L/Cepea - Índice de Captação de Leite - OUTUBRO/13. (Base 100=Junho/2004)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.


Tabela 1. Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores (líquidos) em NOVEMBRO referentes ao leite entregue em OUTUBRO

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 2. Preços em estados que não estão incluídos na “média nacional” – RJ, MS, ES e CE

Fonte: Cepea-Esalq/USP.


Gráfico 2: Série de preços médios pagos ao produtor - deflacionada pelo IPCA (Out/13) (média de RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA)

Fonte: Cepea-Esalq/USP.


As informações são do CEPEA ESALQ/USP.

40

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VANESSA AVOZANI

SANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/03/2014

todo mundo quer enriquecer as custas dos produtores de leite que por fim das contas ganho so 66 centavos por litro isso e um absurdo o que eu compro na cidade com 66 centavos nao vale nen um chicle
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/12/2013

Prezados Senhores: A ALFA MILK - FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG aproveita o ensejo para desejar, a todos, um Feliz Natal e um Ano Novo branco como leite, onde possamos ter alta produção, ótimos rebanhos, menos exploração pelos Laticínios e grandes lucros (sonhar não custa nada - rsrsrs).

Um abraço,



GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

ALFA MILK

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ OITO ANOS CONFINANDO QUALIDADE=

https://www.fazendasesmaria.com

MARCOS ANTONIO RODRIGUES

ABADIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/12/2013

Acho que deveria voltar o sistema de cota.Quando chega o mes de outubro o  produtor tem que estar captalizado para poder conseguir produzir na entressafra.Vem preparo de solo, sementes fertilizantes, oleo diesel.isso para o plantio.Depois vem mais custos com a silagem. Tudo com alta nos preços.Ah! o deçimo terçeiro tambem pra dar uma ajudinha.O produtor chega em março triturado,a partir de abril começa a se equilibrar e a manter os latiçinios com sua produçao sofrida.Quando chega a epoca das chuvas aquele tirador de leite das aguas que nao investiu um centavo para a entressafra passa de 3,4, litros dia para 8, 10, ai quem paga o pato somos nos produtores de leite que sacrificamos para poder manter em pleno vapor a produçao dos latiçinios.Estou desanimado,muito cansado
MILTON TADEU BARROZO GAMBORGI

GASPAR - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/12/2013

O preço do meu leite baixou pelo segundo mês consecutivo, contrariando a informação do Cepea.No meu entender existem dois oportunistas neste segmento, a industria e os produtores safristas e sugadores de vacas.Os produtores tradicionais que produzem o ano todo sempre ficam com o prejuizo. A industria deveria saber separar o joio do trigo, e premiar o produtor.
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 05/12/2013

Outra coisa que me causa estranheza.



Trabalhei com comercio propio fora do ramo de agricultura, e por muitos anos e nunca vi nada "baixar" de preço.



Hoje trabalho com produtos agropecuarios  e nada "baixa" o preço.





Produtor rural no Brasil seja de qual for atividade tem que se unir e ficar mais esperto.

Esses governos ai são sustentados por comida barata e farta na mesa do povo, senão isso aqui era um caos...e quem paga a conta?





Único coisa que não sobe mesmo é o tal de "xerox" tem 40 anos que isso tá 0, 10 hahahaha!
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/12/2013

Prezados,



Sempre havia relatado para o produtor não aumentar a produção e tivesse prudência mas todos agem pela emoção e não pela razão. No entanto enxergo um cenário diferente, que no mês passado, neste próprio site foi mostrado as tabelas de importação e exportação . Vocês chegaram a observar que começou a exportar leite UHT? Vamos ver se irá prosseguir? Isto quer dizer mais demanda. Vamos aguardar.
TONY CARLOS BERNARDES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/12/2013

Pode ter certeza.... fevereiro\marco\abril......2014 o leite sobe novamente.....aí começa a correria dos lacticínios atrás do leite ... é sempre assim rsrsrsrsrs
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/12/2013

Quando vejo essa situação lembro do meu finado avô que lutou vida toda com granja de frango, granja de porco, criatorio de peixe, gado leite(pouco)........sempre me dizia, quem ganha no Brasil é quem "atravessa".



EU não vi essa redução nos preços do leite no varejo, mas concordo que toda "cadeia" leiteira tenha que ganhar.





Espero não chegarmos a situação de anos atrás, quando eu dava ração premium para minha vacas de alta lactação holandes 7/8 e coisa foi arrochando de tal forma, que fui cortando gastos e quando vi estava tirando leite somente a pasto.

Quando fui reclamar na usina, o gerente me solta essa:



"Ue o Senhor não tem outra fonte de lucro não?"



Essa foi pra acabar rsrs
DAVI MOREIRA PINTO

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2013

Corrigindo o meu comentário anterior.

Quando digo a quantia não me referia a valor em R$ e sim em proporção (%).

Desculpem.
DAVI MOREIRA PINTO

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2013

Tabelar os preços é realmente uma ótima ideia? Pode ser que sim, desde que seja para toda a cadeia concordam? Desde o vendedor de insumos, passando pelo produtor, pela Indústria, pelo atacado até chegar ao consumidor final, assim séria justo na opinião de todos? A quantia (R$) que aumentasse no valor de prateleira seria a quantia que aumentasse em toda cadeia? E do contrário? Quando o valor de atacado cair, poderia ter a mesma queda no preço pago aos produtores? Os revendedores de insumos abaixariam o preço de suas mercadorias na mesma proporção? A mão-de-obra ( vaqueiro, transportador, funcionários de industria etc...), também cederiam o valor de seu salário? E os impostos que são cobrados da Indústria, seriam cobrados em proporções iguais em toda cadeia?

Vamos analisar alguns números: UHT estava sendo comercializado a R$ 2,40, Mussarela a R$ 13,50, Spot chegou a atingir valores de R$ 1,45. E hoje como esta? respectivos itens apresentam valores de R$ 1,68, R$ 11,50 e R$ 0,85 a R$ 0,95. Vejamos o UHT, queda para a Indústria de R$ 0,72 em 30-45 dias. Qual o produtor de qualquer canto do Brasil que teve redução em seu preço de leite de R$ 0,72 neste curto prazo? Falando pela região que eu trabalho a queda média do preço pago ao produtor foi de R$ 0,05. Então tabelar os preços realmente é uma ótima ideia desde que se percorra toda cadeia. Nunca entraremos em um consenso. Por mais que discutamos aqui, por mais que mostremos números, variações de mercado, a conclusão final será sempre a mesma...Indústria é manipuladora de preço, Indústria quer tirar os produtores do ramo. Irônico é que não leio nenhum comentário a respeito de insumos que abastecem a cadeia, principalmente aqueles destinados a produção de leite ( rações, produtos veterinários, equipamentos de ordenha, tanques de expansão etc), estes também tiveram reajustes com a alta dos preços do leite, e agora? Irão acompanhar as baixas? Não vejo nenhum produtor questionar a respeito! O que mais vejo é produtores indo nos escritórios dos laticínios reivindicar questões de valor pago pelo leite fornecido, não vejo os mesmos produtores irem nas lojas de venda de todos estes itens que citei acima, questionar os preços? Tenhamos a inteligência de enxergar o mercado como um todo, e analisarmos criteriosamente todo o envolvido antes de sairmos " disparando" contra o suposto alvo.             
VALDIR FERREIRA CAMPOS

BELÉM - PARÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/12/2013

não ha porque se desesperar.os preços do leite estar apenas se acomodando e trazendo a realidade as margens de lucro da cadeia,através do poder de compra dos consumidores.

deve sim,os produtores,lacticínios e verejo procurar baixar custos com a produtividade,pois nossa cultura inflacionaria (todos administradores brasileiros são filhos da inflação e especulação)

o cenário internacional e cambio e bom,não haverá desculpas de influencias externas
RODRIGO

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/12/2013

Engraçado porque somente quem defendeu essa alta trabalha em laticinios?



Porque o Brasil tem um deficit no setor e aumentam o preço?





*única solução é um preço tabelado pelo governo pago ao produtor(senão daqui a pouco não cobre as despesas), como é em alguns países (os que já não tem subsidios do governo)
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/12/2013

Fico analisando alguns comentarios e refletindo: o senhor leandro moreti dizendo que os laticínios estão cada vez maiores e mais capitalizados, o que vemos são muitas empresas falidas, outras com sérios problemas de caixa, outras participantes de fusoes capengas e umas sim crescendo, exatamente as empresas que não praticam preços e propostas malucas aos produtores nos momentos de alta. O sr osmar afirma que acha absurdo o preço ser apenas informado no dia 20 pós mês de fornecimento, nós avisamos antes do fornecimento e a reação é de maior descontentamento e até de migração de fornecedores a outros laticínios que omitem o preço. O amigo jeferson diz que o preço não chegou as gondolas, o preço do UHT chegou a 1,58 no varejo em promoçoes e médio de 1,89, sem falar de mussarela a 11,50. Sabe o que acho, é que tendemos a achar que a realidade do "outro" é sempre melhor e mais fácil que a nossa. Os produtores estão tão sujeitos as intempéries de mercado como as indústrias, com uma diferença: a indústria não tem a opção de não pegar o leite dos fornecedores em um momento de intensa crise como esse, portanto estando sujeita ao aumento de volume por causas sazonais e também pelo estímulo dos próprios produtores como aconteceu esse ano. Vocês podem ter certeza que as indústrias só ganham dinheiro em momentos de alta quando os produtores também estão ganhando. Na baixa a indústria perde ainda mais que o produtor em caso de excessos altos como agora. Seria muito interessante uma troca maior de informações para evitarmos essas análises equivocadas.
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/12/2013

Até quando vai se negar o inegável?



Não entro mais nessa discussão como bem disse o Davi. A desvalorização é real, intensa e perigosa tanto para produtores como para indústrias.



Se é mais fácil negar o inegável tudo bem. Para quem gosta de realidade e precisa de dados confiáveis para tocar seu negócio seguem algumas dicas: Cautela, redução de custos e visão de longo prazo.



Será um fim de 2013 e um início de 2014 de muita dificuldade no mercado de leite do Brasil.
PEDRO JOSÉ

OUTRO - OUTRO

EM 03/12/2013

O índice de captação de out/2013 é 13% maior que out/2012. Já o índice de captação de out/2013 já é 5% maior que o pico da safra de 2012, que foi o mês de dezembro.
NIVIO MIRANDA ROLIM

BASTOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/12/2013

Aqui nossa associacao vende o leite no preço do cepea  recebemos 1.11  se o laticinio q estamos mandando não querer pagar vamos procurar outro em 4 anos sempre teve quem paga. Aqui os produtores são unido e organizado e laticinio não piza
LAÉRCIO BARBOSA

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/12/2013

A queda do preço é real e ficará mais evidente e acentuada nos próximos relatórios.



Também não há como negar o expressivo aumento da produção nacional, medida pelo Indice de Captação, que bateu o segundo recorde histórico consecutivo, mostrando que a produção em outubro é 21% maior que o pico da entressafra, em maio.



A produção segue em alta, mesmo com as recentes quedas nos preços ao produtor, o que aparentemente indica que as margens do produtor ainda estão em bons patamares, estimulando a atividade.
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/12/2013

Então amigos, o panorama é este:

- Preços no varejo absurdos!

- Custos de produção subindo!

- Aumento de produção sazonal e normal esperado para região centro-oeste!

- E como sempre as Indústrias querendo debitar a conta no produtor!!

È incrível como isso se repete, ano após ano!!

Aqui no Sul há uma tendência de baixa sim, que considero até normal para a época do ano, mas duvido que chegue na mesma proporção dos valores do Centro-Oeste, até mesmo porque os preços ao produtor por lá estiveram em um patamar maior do que aqui durante a majoração vista nesse ano.

Antes de ficarmos batendo boca e brigando, devíamos sim nos unir, a todos, indústria e produtor e acabar com o mal chamado atravessador!!

Continuo coma minha opinião de que a Indústria esta mal equipada, mal distribuída, e em alguns casos ,mal gerenciada mesmo.

Amigos da Indústria, vcs precisam de leite para fazer funcionar seu negócio...Não matem a galinha dos ovos de ouro..Vcs ganham em escala..ajudem a manter o nível de produção!

No Centro-Oeste existe uma espécie de produtor oportunista, que nas águas agora entra no mercado para tentar ganhar algum!! Esse produtor não pode ser tratado da mesma forma pelos senhores que um produtor regular, que busca manter sua produção e entrega uniforme durante o ano, lhes ajudando a manter as portas abertas!!

O Mercado interno está aquecido, os produtos tem saída, o produto que sempre tem uma queda acentuada é a musssarela!! Escapem da mussarela!! Diversifiquem!! Quando vejo um Kg de parmesão custando R$ 60,00 no mercado chega me dar raiva!!

É difícil ouvir a industria sempre querendo tirar do produtor o resultado negativo da própria ineficiência e desorganização!!

Finalizando amigo Heinbert, sua idéia de um gatilho que regulasse os preços ao produtor de acordo com o preço de um mix do preço ao consumidor é perfeita, agora não será fácil combinar com a Indústria..Como disse outro amigo produtor acima, entregamos leite o mês todo sem saber o preço que vamos receber mais no mínimo 20 dias adiante...é ridículo essa situação!!

Precisamos todos dar as mãos, Produtos Indústria e Varejo!!

Por um Brasil mais justo e  perfeito.:
KELLI CRISTINA FERREIRA CUNHA

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/12/2013

Concordo com os comentários dos colegas Jéferson de Santa Rosa/RS, ao questionar quem está ficando com esta fatia e que a matemática não fecha e também de Gislei de Uberlândia, ao sugerir a eliminação de uma parte da cadeia, que realmente é extensa. Não dá para entender:  na nossa região, praticamente, todo o leite é coletado por laticínios. Creio que deve ser assim também nas várias regiões deste nosso Brasil.

Então, porque esta importância toda dada ao elo atacadista na definição (digo especulação) de preços, prejudicando os produtores rurais e, tão somente nós, que arcamos com os mais altos custos (relativos).
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/12/2013

Só espero que nenhum comprador de leite quebre e de prejuízo a nos fornecedores, pois na  época ruim tem algumas empresas que se empolgaram na alta e se endividaram demais, e como vendiam a vista o leite deste mês para pagar o anterior mais barato estavam com caixa sobrando, e agora que tem que pagar o  mês passado mais caro vendendo a vista mais barato????



Já vi este filme e perdi mais de R$50.000

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures