ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite: margens melhoram com aumento da remuneração e safra de milho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Produtores de leite conseguiram melhorar suas margens de lucro, após longo período de prejuízo, devido ao aumento dos preços recebidos e da estabilidade dos custos de produção, proporcionada pela safra recorde de milho. Um estudo elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) e o Custo Operacional Total (COT) da pecuária leiteira recuaram, respectivamente, 0,27% e 0,08% entre janeiro e agosto deste ano.

A CNA explica que o COE representa os desembolsos diretos do produtor (incluindo gastos com mão de obra, insumos, sementes, medicamentos, sais minerais, reparos de benfeitorias e conserto de máquinas, entre outros), enquanto o COT é a soma dos desembolsos mensais, mais o pró-labore do produtor rural e as depreciações de benfeitorias, máquinas, forrageiras e animais.

Os técnicos comentam que a queda do preço do milho, um dos principais itens que compõem a ração concentrada da dieta das vacas leiteiras, contribuiu para a manutenção dos custos de produção. Segundo eles, a oferta recorde de milho, aliada aos problemas logísticos e de qualidade, reduziu a cotação do grão no mercado interno. Em contrapartida, o preço do farelo de soja subiu em agosto, como resposta à valorização do dólar, ao período de entressafra e ao aumento do ritmo de esmagamento mundial.

O levantamento mostra que a renda dos produtores de leite tem crescido desde o início do ano na Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Estados pesquisados pelo Cepea. 'O aumento da demanda interna por lácteos, associada a uma baixa oferta, elevaram os preços do litro do leite, que subiram, entre agosto de 2012 e agosto de 2013, mais de 20% em todas as regiões', informa o estudo.

As informações são da Agência Estado .

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures