ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite Compen$ado: denunciados mais dois envolvidos na fraude do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2013

2 MIN DE LEITURA

12
0
A Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital denunciou, no final da tarde desta terça-feira, 28, mais dois envolvidos na fraude do leite, investigada pela Operação Leite Compen$ado. As denúncias foram oferecidas nos Judiciários das Comarcas de Horizontina e Três de Maio.

Em Horizontina, sete laudos de coletas do Mapa apontaram formol no leite de caminhões de Schultz

HORIZONTINA

O sócio de uma empresa de transporte de leite e Vereador licenciado Larri Lauri Jappe, atualmente recolhido no Presídio Estadual de Santa Rosa, foi denunciado pelo crime de corromper, adulterar e alterar leite in natura, substância alimentícia destinada a consumo, tornando-a nociva à saúde e reduzindo-lhe o valor nutritivo. Em sete laudos emitidos por laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura foi identificada a presença de formol em amostras de leite coletadas entre abril e maio. Conforme notas fiscais eletrônicas emitidas pela Secretaria Estadual da Fazenda, tanto o denunciado quanto a empresa Larri Lauri Jappe e Cia Ltda adquiriram formol e ureia no período que compreende as investigações. O produto, depois de adulterado, era entregue para a Líder Alimentos do Brasil, responsável pela marca Líder, que teve um lote retirado do mercado pela presença de formol.

Em cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido para o imóvel do denunciado e no estacionamento de caminhões ao lado deste local, foram encontradas seis sacas de ureia de 50 quilos cada uma. Além disso, outras 47 sacas de ureia foram entregues de forma espontânea, das quais Larri Lauri Jappe ficou como fiel depositário. Segundo o Promotor de Justiça Mauro Rockenbach, que assina as denúncias, “o denunciado praticou a adulteração com o intuito de aumentar tanto o volume quanto o prazo de validade do leite e, por conseguinte, impulsionar a lucratividade gerada pela fraude, sendo que a adição da ureia contendo formol serviu, também, para mascarar a adição da água”.

TRÊS DE MAIO

O proprietário de uma empresa de transporte de leite Paulo Rogério Schultz (também no Presídio Estadual de Santa Rosa) foi denunciado também por fraudar o alimento com água e ureia contendo formol, conforme apontou laudo emitido pelo mesmo laboratório realizado em amostra coletada pelo Ministério da Agricultura em 22 de abril. A denúncia também é assinada pelo Promotor de Justiça da Comarca, Ricardo de Melo Souza.

Foi comprovada, ainda, a compra de ureia pela empresa de Paulo Rogério Schultz. Além disso, foi encontrado, em cumprimento a mandado de busca e apreensão em imóvel de Paulo Schultz na cidade de Boa Vista do Buricá, um papel contendo, em um lado, a indicação “Estabilizante (LTV)” e, no outro, a fórmula e a quantidade de cada substância utilizada na fraude, manuscrita à mão, com a indicação de “1 pote de sal, 50 de água, 01 pote de bicarbonato, 1 pote de açúcar, 100 de algum produto não identificado e ureia”.

Também foram apreendidos dez sacos de sal iodado, de um quilo cada um, um quilo de ureia, quatro sacos vazios do mesmo produto e diversas embalagens vazias de sal. Em razão da entrega reiterada de leite em más condições de qualidade, os denunciados Paulo Rogério Schultz e Claudir Luis Baum foram desligados da indústria Promilk.

As informações são do Ministério Público do Estado do RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/06/2013

Quero mais informações a respeito desse assunto


JOSE LUIZ AMADEU

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2013

Olha só o tipo de politico que temos que sustentar nesse país. E não venham me patrulhar dizendo que estou generalizando, que não são todos os políticos que agem deste modo, porque a verdade verdadeira é que o país esta no bagaço que está graças a essa classe ordinária. A grande maioria de políticos são desse naipe, infelizmente.
JOSE LUIZ AMADEU

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2013

Do modo como estão as coisas nesse país do pt, as vacas vão acabar sendo processadas e presas.
ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/06/2013

Tanta cobrança na qualidade do leite (o que é justo e necessario) o que falta, é o dobro de cobrança nos laticinios.



governo, moste serviço.
JOÃO B. CARBONERA

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/06/2013

Colocar na cadeia os mesmo e servir o leite adulterado no Café, Almoço, Lanche  e Janta.
DIOGO

TUPARENDI - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/05/2013

so falta alimentar os fraudulentos com o leite que eles fraudaram !
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/05/2013

Esperamos  mais apreensões e o mais importante, a pena , na China  chegou a dar pena de morte por esse tipo de crime, envenenamento do leite . Contamos com o govêrno , juntamente com os latícinios para dar um fim a esse tipo de fraude, pois o  povo  precisa ter confiança no que está bebendo.
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/05/2013

O que se espera e que essas pessoas sejam punidas exemplarmente para que todos saibam que esse tipo de procedimento é criminoso. Já é tempo, ou ate mesmo já passou da hora, de que gente desse tipo seja preso, seus bens apreendidos para que sirva de exemplo.

Claro está que os exemplos que veem de cima também induzem as pessoas de mau caráter a se utilizarem de processos nada recomendáveis para ganhar dinheiro, com o agravante de desmoralizarem um produto indispensável ao consumo humano e produzido com muitos sacrifícios por milhares de produtores espalhados pelo país. Um bom tempo de cadeia certamente vai desmotivar outros aventureiros a seguirem esse caminho.
SILVANO CESAR FACCIN

PATO BRANCO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/05/2013

Que bonito né?

Enquanto nos produtores estamos fazendo de tudo para cada vez mais melhorar a qualidade do leite , isso jamais podia ter acontecido, pois estamos sendo barrados por problenas sanitarios para exportar o leite e agora que nao conseguiremos exportar.

Espero punição pois nos produtores se tiver alguma fraude no leite somos punidos.
RUDIMAR TOMAZINI

PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/05/2013

É lamentavel ;nos produtores é que vamos ser prejudicados,
JOSE LUIZ SOUZA GIORDANO

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL

EM 29/05/2013

Falta a justiça investigar quem elaborou esta formula para estes criminosos e coloca-lo tamben na cadeia.
ELIZARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/05/2013

As investigações devem continuar em todos os lugares, e em todos os setores, as empresas que não fazem uso destes artificios diabólicos, deveria fazer um markenting pesado para fortalecer a sua marca.  Uso fazer um desafio comparado com o texto Biblico de Maria Madalena, quem não tem culpa no cartório e se garante com sua marca se lance no desafio.

Interessante está formula:

Leite+Uréia+Formol + Aguá = cadeia neles...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures