ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Kátia Abreu tratará da abertura de mercado para o leite em pó na Rússia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, embarca nesta semana para missões no Japão e na Rússia. No país do leste europeu, a titular da Agricultura tratará da abertura do mercado russo para o leite em pó brasileiro. Atualmente, segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Tibério Dornelles da Rocha, o Brasil exporta 1% do que produz - 36 bilhões de litros/ano - e a meta é ampliar o volume para 3%. Hoje, o país exporta para Argélia, Arábia Saudita, Angola, Nova Zelândia e Venezuela.

Para isso, conforme Rocha, será preciso avançar em duas áreas na cadeia leiteira nacional: qualidade e sanidade. "Definimos trabalhar com assistência técnica, política agrícola e crédito aos produtores", diz o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa. Em termos de políticas públicas, o Inovagro, linha de crédito com juros subsidiados para produtores de leite lançado no Plano Agrícola e Pecuário 2015-2016, é uma das cartas na manga do governo federal. "É a linha com as menores taxas de juro, com 7,5%, tem três anos de carência e 10 anos para pagar. É possível financiar de ordenha a galpão e ", explica Rocha.

Em relação à sanidade, Rocha informa que na questão da tuberculose, o Mapa vem fazendo campanhas de vacinação e testes de sorologia para melhorar os índices vacinais. Em 2014, o índice em Goiás foi de 87%, 71% em Minas Gerais, 93% no Rio Grande do Sul, 65% no Paraná. Já para a brucelose, o governo federal investirá R$ 60 milhões em 2015 para o seu controle.

No que tange à qualidade, o governo criou recentemente o Sistema Nacional de Qualidade do Leite, que conta com participação importante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O tema das políticas públicas será tratado no 13º Congresso Internacional do Leite, que neste ano vai ocorrer em Porto Alegre, de 28 a 30 de julho. Rocha será palestrante do congresso, que contará em sua abertura com a participação da ministra Kátia Abreu.

O 13º Congresso Internacional do Leite conta com apoio do Balde Branco, Feed & Food, Milkpoint, AFUBRA, SESCOOP, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda conta com patrocínio do SEBRAE, SICREDI, Emater-RS, CNPq, CAPES, Ministério da Educação, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo Federal, secretaria executiva Office Marketing. O evento é uma realização do IGL, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Embrapa.

As informações são da Bit Conteúdo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures