ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Kátia Abreu: Ideologia? Só durante as férias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2015

2 MIN DE LEITURA

38
0
O agronegócio brasileiro, suas demandas e seu potencial não são novidade para mim. Afinal, já se vão 20 anos de trabalho duro desde o Sindicato Rural de Gurupi, no Tocantins, até o Ministério da Agricultura. Nessa trajetória, procurei agir em sintonia com os anseios daqueles que represento e, ao mesmo tempo, busquei uma interlocução construtiva com o poder público.

Quis mostrar que somos todos --produtores rurais, empresas e governo-- parceiros em uma causa comum: o desenvolvimento do país.

O agronegócio brasileiro é grande e complexo. Há gargalos a serem superados: as dificuldades do setor sucroalcooleiro, a necessidade de aperfeiçoar o processo de registro de agroquímicos e de ampliar a cobertura do seguro rural. Também precisamos adequar a política agrícola às especificidades do Norte e do Nordeste. Graças aos investimentos recentes, ampliamos a infraestrutura, mas temos de fazer mais.

Recebi da presidente Dilma Rousseff determinação para inovar. Pensei sobre isso. O que seria, de fato, inovar em um ministério com mais de 150 anos, que ajudou o Brasil a se tornar uma potência exportadora de alimentos e que tem na sua estrutura um ícone da ciência tropical, a Embrapa?

Como inovar quando se está à frente de um setor que, nos últimos 40 anos, contribuiu para reduzir, de 40% para 20% o peso dos alimentos nas despesas das famílias?

Decidi enfrentar o desafio de aumentar o número de produtores da classe média rural. Dos mais de 5 milhões de produtores, 70% são das classes D e E, 6% são das classes A e B e apenas 15%, algo em torno de 800 mil produtores, são da classe média. Estabelecemos como meta dobrar esse número nos próximos quatro anos.

Vamos mapear as 558 microrregiões do país, classificando-as de acordo com suas respectivas dificuldades para formar uma rede de assistência técnica rural, envolvendo órgãos públicos, privados e universidades. Iremos de porteira em porteira para encontrar os que mais precisam de apoio.

Daremos prioridade a tecnologias que aumentem a produtividade. O Brasil tem cerca de 30 milhões de hectares irrigáveis, mas aproveitamos apenas 17% disso. Aliás, a água será o mais novo produto do agronegócio. Nossos produtores de alimentos serão também produtores de água. Quero fortalecer as boas iniciativas nesse sentido.

Para garantir segurança, qualidade e transparência aos que consomem nossos produtos, vamos coordenar um planejamento nacional de defesa agropecuária.

Quero dar ainda mais eficiência ao Ministério da Agricultura por meio de investimento em um modelo de gestão focado em resultados e na transparência. Vamos pôr de pé a Escola Brasileira do Profissional da Agricultura e Pecuária para capacitar e fortalecer os nossos quadros técnicos.

O agronegócio é fundamental para o equilíbrio da economia. Nossos produtores --pequenos, médios ou grandes-- e a agroindústria precisam de um ambiente institucional favorável. Precisam que os custos da burocracia, da regulação ineficiente e, principalmente, que a miopia ideológica de pequenos grupos não inviabilizem a sua atividade.

Todos têm a legítima aspiração de progredir e de melhorar de vida e podem fazê-lo por conta própria --se lhes forem dadas oportunidades. Foi por isso que aceitei o convite da presidente Dilma Rousseff: para ampliar as oportunidades desse importante setor.

Não aceitarei divisão ou segregação. Produtores de todos os portes e as empresas do agronegócio podem ter certeza de que vou liderar o ministério para quem, dentro da lei, quer trabalhar e produzir.

Tenho dito que estarei aberta ao diálogo em torno de ideias e projetos. A sociedade espera de nós trabalho e resultados. A discussão ideológica, por vezes saudável, pode ficar para os momentos de folga.

O texto é da ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu para a Folha de SP.

38

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/10/2015

Destro,

Amém !!!
CARLOS DESTRO

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 14/10/2015

- Bem. - O Brasil sempre foi profetizado que seria o CELEIRO DO MUNDO e ninguém pode negar isto. Temos uma das melhores tecnologia agrícola do mundo, sem falar da extensão territorial, ainda não explorada e creio que ainda nem precise, devido a implantação da ILFP da nossa gloriosa EMBRAPA que muitos fazendeiro ainda nem sabem o que é isto. (Onde se cria um boi, pode criar 6) - Mas infelizmente somos um povo manso demais e aceitamos o que vem de Brasilia partidarizando a nossas vidas. Temos os três poderes corrompidos e ladrões vazando pelas tampas, sendo o executivo levando o país ao comunismo e só não vê quem é cego, onde ja joga índio contra fazendeiro, dá terra para assentados que não sabem plantar nem couve e como de fato ja temos o chefe das FFAA radicalmente comunista. Aguardem dias poiores, pq se investe em Cuba, Angola, Venezuela onde ate boi vivo se leva tirando daqui o valor agregado e o desemprego, etc. Temos temos o um PODER JUDICIÁRIO CORRUPTO E APARELHADO AO COMUNISMO. Temos o poder legislativo com 513 canalhas que domina 205.000.000 de trabalhadores como o glorioso homem do campo, o operário idiotizado e por ai vai. Somente a agricultura vai poder alavancar este país, como de fato ja esta segurando as pontas. Por fim, hoje as pedaladas vão continuar pq temos um presidente do congresso com rabo preso e um PMDB que a verdadeira prostituta politica do país. Que DEUS nos ajude.
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/10/2015

.....  e agora senhores agropecuarista,

o que podemos avaliar este governo depois de tudo o que vem mostrando o desgoverno e corrupção, que se instalou oficialmente no Planalto e se disseminou por todo o país !

Sinto que a Kátia Abreu, que parecia ter uma carreira 'brilhante', mas agora que 'a canoa esta fazendo água'?



Que Deus proteja o povo brasileiro, honesto, pio (que acreditou neste governo), laborioso e empreendedor, a estes os meus votos de sucesso .
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/05/2015

João Gomes e André Azevedo

que de forma educada e elegante me questionaram a poucos dias atrás, nada contra vocês pessoalmente, só no campo das idéias !

e agora que se passaram 60 dias, e o 'mar de lama' que inundou todo o país e afetou à todos. Será que naquela data queriam mais dados, os dados estão todos nos jornais, na TV, na Net, nas conversas de rua, na hora de pagar à gasolina, na hora de pagar a conta de luz...



                               um abraço e votos de sucesso !
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/03/2015

...

e ainda somos taxados de latifundiários !

Onde vamos parar ?
ODILON DE SOUZA E SILVA

LUZIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/03/2015

Poucos anos atrás via a senadora Katia Abreu como uma grande liderança em nosso país, cheguei a comentar que a oposição do nesse Brasil tinha chance real de vencer o PT e trazer esperança de novo ao brasileiro que de fato produz em favor da nação, o pequeno e médio, e no estalar dos dedos  ela muda de partido, vai para  o PSD e logo migrou para o PMDB. Foi eleita e caiu nos braços do governo mais estranho que já vi em cinquenta e sete anos de vida. O atual governo conta com o apoio irrestrito do MST e outras bandeiras que invadem terra, saqueiam fazendas, recebe lotes em áreas nobres e vendem a qualquer preço e volta a invadir de novo. Foi aí que perdi a esperança e me caiu um desalento de pensar o quando errei em acreditar em uma pessoa que no passado pregava uma coisa e hoje esta com o governo mais devastador que esse país já viu. Lamento muito Senadora Katia Abreu pela sua mudança, estou desanimado por ser um pequeno produtor rural, que sabe que um país que não tem dinheiro para investir na educação, saúde e segurança pública urbana. Imagina se vamos termos recursos para contratarmos técnicos agropecuários, veterinários, zootecnistas. Emquanto somos rendidos, assaltados e furtados nas zonas rurais e quando vamos as delegacias nem ao menos temos um agente de plantão, imagina a zona rural, sem estradas, mata burros, pontes. energia de qualidade dentre muitas outras coisas. Me soa triste ouvir que vamos termos uma classe média maior na zona rural. Só se mudarmos a forma de pesquisas para alterar os valos de rendimentos novamente, sei lá coisa assim.
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/03/2015

André

Acabou com os Correios, com a Petrobras e tem muito mais para estourar.

Duas empresas invejadas no mundo inteiro e das mais eficazes do mundo, ou não?



A saúde ... a educação ...   resta perguntar se você não escuta os clamores da rua, vai a um posto de saúde ou a uma escola pública de um bairro mais modesto



Um abraço e que Deus abençoe o povo brasileiro !
JOAO GOMES DE AZEVEDO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/03/2015

Olá Marcelo!

Desculpa ma acho que você esta exagerando em sua analise, respeito mas não vejo nosso Pais da forma que você esta vendo. Gostaria que você fornecesse mais dados que justifique sua analise.

Abraço
JOAO GOMES DE AZEVEDO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/03/2015

Boa noite para todos!

É muito triste ver produtores tão pessimista e sem esperanças, isso não é bom, não vai ajudar em nada, só vai atrapalhar voces ainda mais, é hora de ver as coisas com mais otimismo e dar credito a uma ministra que esta começando.
ANDRÉ DE ALMEIDA SILVA

MIRANTE DA SERRA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/03/2015

Caro Marcelo,

Quando você se refere ''acabado com tudo que foi construído neste pais'' você se refere a que construção?
MARCELO ERTHAL PIRES

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/03/2015

Sinto pelo nosso Brasil, coloca-la no lugar que ocupou o Alisson Paulinelli  e até o Roberto Rodrigues, estes realmente, ajudaram o nosso país, só temos a lamentar que o PT e seus asseclas tenham acabado com tudo que foi construído neste pais, vieram para sorver as riquezas e deixar a terra devastada como uma 'nuvem de gafanhotos'.

Rezem para Deus ajudar o povo brasileiro, sem saúde, sem educação, sem amor a este chão ....   sem respeito a nada !
EDUARDO

JATAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/01/2015

Bom, todos nós sabemos do potencial que nosso país se tratando produção, o que vejo e o clamor da população aos políticos corruptos que está ai, está certo é realmente uma vergonha. Mas pergunto eu, o que os produtores fazem para melhorar sua produção, tem o uma visão diferente do que é produzir para sobrevivência ou produzir mais para um desenvolvimento de um país. Temos terras e mais terras e seus donos com a mentalidade de extrativistas, recursos tem nós bancos, um bom profissional (técnico), um bom projeto e nome, juros eu nunca vi igual. Podemos aumentar a produção deste país sem fazer muita coisa, sem destruir a natureza, as nascentes dos rios e coregos. Na minha humilde opinião temos que manifestar nossas insatisfação sim contra o governo, e fazer nossa parte, não é encostar o umbigo no balcão e reclamar do governo, pergunto será que nós brasileiro estamos fazendo a lição de casa direitinho? tenho minhas duvidas. Repito vejo fazendas e fazendas que os animais para se alimentar tem que pegar o que parece ser capim de pinça, porque não tem pasto, em vez de animais para produzir carne, leite, bezerro está com uma lotação não de animais mas sim de cupins, ervas daninhas, etc. Tem recursos nos bancos para qualquer atividade que o produtor precisar (Banco do Brasil), e agora na Caixa Econômica Federal. Vamos reclamar do governo e mais fácil.  Agora se a ministra Kátia Abreu,  na minha opinião merece sim nossa confiança, decepções politicas já tive muitas.
CÉSAR ALBERTO COUTINHO

NOVA PRATA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2015

Infelizmente a sra katia abreu, como TODOS OS POLITICOS, venderam sua alma ao diabo, não da para acreditar em uma unica palavra do que ela disse, desde Gurupi até o MAPA, seus rastros não vão deixar historia, e sim marcas, marcas da participação de um dos maiores desgovernos da historia mundial, corrupção aliada a mentiras e sufuco de uma nação. Sou produtor, veterinario e temo muito pelo que vem pela frente com gente destte naipe mandando.
JOAO GOMES DE AZEVEDO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2015

Boa tarde Joel Naegele!

Acredito que os recursos são poucos, mas acho que o maior problema ainda é administrativo. Um bom gerente tem que gerar um grande resultado com cada vez menos, é o que esperamos da Ministra. Um exemplo de má administração é a ausência da Emater, Embrapa e de outros orgãos que existem para nos dar assistência e não dão.



Abraços
GENEZIO

EM 19/01/2015

Seria otimo se a ministra Kátia Abreu realizassem todas as suas propostas, mais somos sabedores, que no BRASIL, dificilmentes as lideranças compre o que promete! só espero que ela não seja apenas mais um, que se faz de vitima pra roubar o país, e que reamente busque fortalecer o agronégocio que há muito tempo caminha com as próprias pernas.
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2015

Gostei da participação de todos, no entanto, infelizmente, o poder do Ministério da Agricultura sempre foi muito limitado em termos de recursos. Embora o agronegócio tenha sempre salvado nosso saldo comercial, o MA tem menos recurso do que o MDA que contribui para os invasores de terras e ainda agora, para contraditar Kátia Abreu o seu colega do MDA afirmou que é preciso cortar cercas, evidentemente que   ele pretende mais invasões. O ex-ministro Roberto Rodrigues, em palestra a que compareci na sede da Organização Brasileira de Cooperativismo afirmou que quando foi nomeado, imaginou que todos os problemas estariam solucionados tendo em vista que conhecia-os plenamente. Só que, como afirmou também. o poder do MA é muito limitado, já que os recursos são distribuídos pelo Orçamento feito pelo Min.Economia e os Recursos são manipulados pelo Min. da Fazenda e aí a nossa "vaca vai para  o brejo."
ODILON DE SOUZA E SILVA

LUZIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/01/2015

Desde que conheci pela mídia a atuação da senadora Kátia Abreu, simpatizei com atuação dela em defesa do produtor rural. De muitos anos vem dirigindo a CNA e tenho acompanhado de perto e a vejo como uma leoa em defesa do produtor rural. Estou torcendo pelo o seu sucesso e obviamente o nosso também. Só lamento a mudança de partido, o PMDB faz acordo até com satanás para sair ganhando, tomara que a Senadora não se venda.
ALVARO CARDOSO FERNANDES DE PÁDUA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/01/2015

Será a grande  oportunidade para a Ministra mostrar seu trabalho, só espero ela não se corromper ou se bandear em favor dos Petistas e demais corregilionários na farra do gasto público de forma vergonhosa que se apresenta.



Realmente será um grande desafio, no entanto,  melhor ela que qualquer um outro  petista já com crachá de corrupto e desonesto.



Vamos fiscaliza-la de perto e quem estiver junto com a mesma, por favor denuncie o errado, e não sejamos covardes de ficar em silencio, pior !!!
LAZARO JOSE DA SILVA

EXTREMA DE RÔNDONIA - RONDÔNIA

EM 17/01/2015

Parabéns João Gome de Oliveira, você foi sucinto e disse tudo, a ministra Kátia Abreu é digna da confiança de toda nossa classe produtiva, tem um vasto curriculum, um ótimo trabalho a frente da Federação Nacional da Agricultura, agora, a Presidenta Dilma abriu os olhos e buscou alguém do ramo e que principalmente enxerga a situação dos pequenos, dos grandes e enfim (finalmente) do médio produtor rural que não via a luz do túnel a muitos anos, só haviam atenção aos pequenos demais e aos grandes demais.
CARLOS DESTRO

CAMPINA VERDE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 17/01/2015

É O AGRONEGÓCIO QUE CARREGA ESTE PAÍS NAS COSTA COM SUAS EXPORTAÇÕES E MATANDO A FOME DOS BRASILEIRO E DO MUNDO. TOMARA QUE KATIA MUDE ISTO, E REVEJA COM A COM REFORMA AGRARIA, ONDE O PODER JOGA ÍNDIO CONTRA FAZENDEIROS PRODUTIVOS, JA COM MORTES PROMOVENDO O CAOS

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures