ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índia busca colocação entre principais exportadores mundiais de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/05/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Índia está buscando uma colocação como exportador de lácteos com o anúncio feito por um importante grupo do país de que iniciaria vendas através da plataforma GlobalDairyTrade, onde os preços alcançam níveis recordes.

A Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation, companhia por trás da marca Amul, venderá através do leilão da GlobalDairyTrade a partir de 4 de junho. A decisão coloca a cooperativa na lista que inclui a europeia Arla, a americana Dairy America e a australiana Murray Goulburn, além da neozelandesa Fonterra, que é dona da GlobalDairyTrade.

Isso marca a entrada da Índia, que antes era um importador de lácteos, no ranking dos exportadores, um reflexo das melhoras na produção, graças ao melhoramento genético e ao aumento da escala dos produtores e processadores de leite.

A Índia vem crescendo muito em busca de se tornar a maior produtora de leite do mundo – com produção prevista em 2013, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), de 57,8 milhões de toneladas, registrou um aumento de 30% nos últimos cinco anos. O forte crescimento no consumo doméstico foi o grande responsável por este aumento.

De fato, as previsões de crescimento para o mercado atraíram a atenção de companhias como a Fonterra e a francesa Danone que, no ano passado, pagaram US$ 355 milhões pela Wockhardt Nutrition, maior grupo de alimentos para bebês da Índia.

Entretanto, o aumento no excedente tem impulsionado uma longa campanha por companhias de lácteos, como a Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation, pelo acesso ao mercado internacional também, que tornou-se especialmente lucrativo pela recuperação nos preços.

Os valores na GlobalDairyTrade dobraram no ano passado, atingindo seus maiores valores registrados, impulsionados pela forte demanda da China e pelo fraco crescimento na produção mundial, limitada pelos altos preços dos alimentos animais e pelo clima ruim em importantes exportadores, como Europa, Nova Zelândia e Estados Unidos.

O Governo da Índia, em novembro, retirou a barreira às exportações de produtos lácteos, incluindo o leite em pó integral, que a Gujarat venderá através da GlobalDairyTrade, e o leite em pó desnatado.

No entanto, permanecem algumas dúvidas sobre o compromisso da Índia com as exportações, com o escritório do USDA em Nova Deli em novembro alertando sobre a estratégia instável do país (com muitos vaivens) com relação às barreiras comerciais. “Considerando que a Índia exporta pouco leite em pó integral e que os importadores estão hesitantes em comprar da Índia, a mudança da política de exportação [de novembro] aparentemente terá pouca consequência”, disse o USDA. A política de exportação da Índia “muda frequentemente para se adaptar às condições de mercado e aos cenários políticos locais”.

Entretanto, os apoiadores das perspectivas de comércio de leite da Índia apontam para o crescente excedente do país, que deverá aumentar com o plano nacional de lácteos do país que prevê dobrar a produção em 15 anos e aumentar para 65%, de 30%, a proporção de excedente de leite manejado pelos grandes grupos de lácteos.

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures