ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imunoglobulina do leite de vaca pode proteger bebês contra vírus sincicial respiratório

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A inclusão de imunoglobulina bovina intacta G (bIgG) em fórmulas infantis lácteas poderia fornecer proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), disseram pesquisadores holandeses.

A imunoglobulina G (IgG) sérica e do leite materno mostraram proteger contra infecção do VSR, que é a segunda maior causa de morte no primeiro ano de vida e está associado com o desenvolvimento de asma.

As fórmulas infantis, entretanto, não têm bIgG intacta, que é destruída durante o tratamento térmico. Como resultado, não há informações de ligação da IgG com vírus respiratórios humanos, disse o estudo, que foi financiado pela gigante do setor de lácteos da Holanda, FrieslandCampina.

Dessa forma, pesquisadores da FrieslandCampina, Wageningen University, University Medical Center Utrecht e Bioceros trabalharam para estabelecer se a bIgG poderia ser um ingrediente útil em fórmulas infantis.

Usando ensaios de imunoabsorção enzimática (ELISA), um teste que usa anticorpos e mudança de cor para identificar uma substância, a equipe descobriu que a bIgG se liga ao VSR. Essa, então, induz as funções efetoras do anticorpo ligando-se aos receptores FccRII Ig nos fagócitos, células que protegem o corpo contra corpos estranhos.

“Dessa forma, a IgG bovina pode contribuir para a proteção imunológica contra o VSR”, disse o estudo publicado no PLOS One. “Assim, a inclusão de bIgG intacta na nutrição de bebês pode contribuir para a inclusão de uma imunidade adaptativa contra infecções aéreas”.

Especulou-se que a bIgG também poderia estar por trás dos efeitos positivos do consumo de leite cru no desenvolvimento de asma, conforme sugeriu outro estudo recente financiado pela FrieslandCampina. “Como o VSR pode predispor os bebês ao desenvolvimento de asma mais tarde (6, 7, 8 anos), nós especulamos que poderia haver a possibilidade de que o efeito que descrevemos aqui para anticorpos bovinos específicos contra o VSR poderiam contribuir com o efeito do consumo de leite cru no desenvolvimento de asma”.

Embora os pesquisadores admitam que mais pesquisas são necessárias para “demonstrar formalmente que assim como o Ig do leite materno o bIgG pode assistir no desenvolvimento de respostas imunes de memória”, a equipe de pesquisadores holandeses acreditam que suas descobertas falam por si só.

A reportagem é do Dairy Reporter.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures