ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra lança subsidiária separada para abastecimento de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
A cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, lançou na semana passada uma subsidiária separada para abastecimento de leite visando aumentar sua participação de mercado na oferta de leite do país e fornecer uma nova via para se tornar membro da cooperativa.

Chamada de mymilkTM, a subsidiária irá inicialmente atrair assiduidade de fazendas nas regiões de Canterbury, Otago e Southland que atualmente não fornecem leite para a Fonterra, para contratos de um ano, renováveis por um máximo de cinco dias, sem a obrigação de comprar ações da Fonterra. A qualquer momento, os fornecedores da mymilkTM podem solicitar à união à cooperativa, comprar ações e fornecer leite à Fonterra diretamente.

“É bom para a cooperativa e para o país que a Fonterra seja o primeiro nome na lista que os produtores consideram com opções de fornecimento. Sabemos que existem produtores que apoiam o modelo de cooperativa, mas estão em um estágio de desenvolvimento onde se associar está atualmente além de seu alcance financeiro”, disse o presidente da Fonterra, John Wilson.

“Fornecer uma via diferente de oferta através da mymilkTM às fazendas que atualmente não fornecem à Fonterra permite que os produtores em última análise apoiem o modelo de cooperativa. Estamos comprometidos a fornecer fortes retornos para nossos produtores existentes e a mymilkTM contribuirá com esses retornos. Cada quilo adicional de sólidos do leite gerará melhores sinergias de custos e nós atualmente temos plantas eficientes e de grande escala na Ilha do Sul com capacidade extra”.

Wilson disse que é importante em um ambiente de abastecimento de leite cada vez mais competitivo que os produtores possam apoiar a Fonterra e, então, solicitar que se tornem membros acionistas na cooperativa inteira com o tempo.

“Usar uma abordagem flexível dá suporte à força e ambição de crescimento de nossa cooperativa. Nós mantemos firmemente o princípio de cooperativa em que o fornecimento deve ser apoiado pelas ações, motivo pelo qual os volumes da mymilkTM serão limitados a 5% dos volumes totais da Fonterra. Os contratos também serão limitados a cinco anos no total e somente estarão disponíveis a fazendas que não fornecem atualmente leite à Fonterra.

“É também importante que protejamos o futuro de nossa indústria e permitamos que os produtores cresçam. Nós não queremos uma indústria fragmentada, à medida que isso não seria bom para os produtores de leite da Nova Zelândia e não seria bom ao país”.

O diretor executivo da Fonterra, Theo Spierings, disse que a cooperativa tem capacidade de alcançar milhões de consumidores e clientes em todo o mundo através de seu amplo portfólio de produtos.

“Temos uma ambição clara de ser uma cooperativa globalmente relevante, gerando os maiores retornos sustentáveis na fazenda, coberta com lucros de nossos negócios ao consumidor e foodservice em mercados estratégicos. O crescimento no leite é fundamental para isso. A mymilkTM envia um sinal a nossos atuais e potenciais competidores de que nós realmente valorizamos o leite dos produtores da Nova Zelândia e estamos saindo para garantir isso”.

Os preços dos contratos pagos pela mymilkTM serão competitivos, mas Spierings disse que eles não seriam mais do que o preço pago aos acionistas da Fonterra. “Os fornecedores da mymilkTM terão a oportunidade de experimentar em primeira mão uma série de benefícios que a cooperativa tem a oferecer e estamos confiantes de que isso os encorajará a se tornar acionistas durante o período de cinco anos”.

Spierings disse que a mymilkTM fornecerá valor aos acionistas já existentes da Fonterrra de cinco maneiras:
- aumentando os volumes de leite para dar suporte à ambição global da Fonterra
- ajudando a melhorar os bens e a utilização da cadeia de fornecimento
- alcançando eficiências de transporte mirando o leite perto das fábricas
- fornecendo mais leite para investimentos em capacidade
- atraindo potenciais novos acionistas no futuro

“No final das contas, a mymilkTM retornará lucros aos acionistas existentes da cooperativa através da captura desses benefícios”, disse Spierings.

Os produtores que se inscreverem para fornecer leite à mymilkTM serão requeridos a cumprir com os mesmos termos e condições de oferta que os acionistas da Fonterra cumprem com relação à qualidade do leite, segurança e sustentabilidade. Os fornecedores da mymilkTM não serão selecionados para os benefícios da Farm Source da Fonterra.

Os dados são da Fonterra.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures