ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra e Arla anunciam joint ventures na África

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/09/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
A cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, associou-se com a processadora da Etiópia, Faffa Foods, para lançar seu primeiro produto ao consumidor africano. A New Zealand Milk Products Ethiopia - joint venture recém formada com a Faffa Foods, de Addis Ababa, produzirá, embalará e comercializará o leite em pó fortificado da marca Anchor na Etiópia. O Anchor Fortified Milk Drink, leite em pó neozelandês especificamente formulado com mais de 30 nutrientes, passará a ser vendido no país do leste africano nesse mês.

“O leite em pó é obtido da Nova Zelândia usando o leite neozelandês”, disse o diretor gerente da Central de Marcas da Fonterra para Ásia, Oriente Médio e África, Alan Fitzsimmons. “Entretanto, o produto final é produzido e embalado na Etiópia”. “A produção começou em agosto deste ano e começaremos a vender o Anchor Fortified Milk Drink em todo o país em setembro. Nesse estágio, ainda é muito cedo para dizer qual será nosso investimento financeiro total nesse acordo”. A Fonterra controlará a participação majoritária – segundo reportado, de 70% - na joint venture. A Faffa Foods, que processa uma variedade de produtos, incluindo leite em pó, cereais e snacks, ficará com os 30% restantes. Embora a Fonterra já tenha presença na África, o Anchor Fortified Milk Drink se tornará seu primeiro produto ao consumidor africano quando for lançado nesse mês.

Questionado por que a Fonterra escolheu investir nesse país, Fitzsimmons disse: “Vemos muito potencial na Etiópia. O país tem a segunda maior população na África, com quase 100 milhões de pessoas e foi a segunda economia mais rápida da região”. Apesar desse crescimento, a Etiópia está entre os países mais subnutridos do mundo. Por conseguinte, a Fonterra trabalhou com a Sociedade de Alimentos e Nutrição da Etiópia para garantir que o seu leite em pó fortificado contivesse os nutrientes que faltam nas dietas das crianças etíopes. “A subnutrição é um problema e a população precisa ter acesso a produtos acessíveis que fornecem nutrição de alta qualidade”.

Arla Foods

A cooperativa de lácteos escandinava, Arla Foods, por sua vez, anunciou duas novas joint ventures de distribuição com o Tolaram Group, da Nigéria, e o Attieh Group, no Senegal, à medida que busca expandir sua presença no Oeste da África. A medida é parte da estratégia da Arla de desenvolver novos mercados fora da União Europeia (UE) e marca outro passo em direção à ambição da companhia na África Subsaariana de aumentar suas receitas anuais em mais de 400% - para cerca de €460 milhões (US$ 514,61 milhões) – durante os próximos cinco anos.

Isso inclui a entrada no mercado senegalês pela primeira vez, onde a Arla espera que a parceria com o Attieh, que será conhecida como Arla Senegal, gere receitas anuais de €32 milhões (US$ 35,79 milhões) até 2020. A joint venture será responsável por embalar, comercializar, fazer o marketing e a distribuição dos produtos da Arla em Senegal e deverá estar operacional até o final do ano.

A Arla, que tem sede na Dinamarca, também impulsionará sua posição na Nigéria, descrito como “um mercado crucial para a Arla na África”, com o anúncio da segunda joint venture, com o Tolaram Group. O atual negócio da Arla na Nigéria – nação mais populosa da África – gera aproximadamente €80 milhões (US$ 89,49 milhões) por ano e é baseada em vários acordos de distribuição. Ao colocar todos os seus negócios, atuais e futuros, na nova parceria, a companhia espera aumentar esse valor para cerca de €240 milhões (US$ 268,49 milhões) até 2020. Ambos os empreendimentos se concentrarão inicialmente em leite em pó e leite fluido, que está em alta demanda entre as classes médias de rápido crescimento desses países e a população urbana, antes de se expandir para manteiga e queijo.

O diretor de negócios da Arla para a região da África Subsaariana, Steen Hadsbjerg, disse: “A Nigéria é um dos maiores mercados para os produtos lácteos na África. Para a Arla ter êxito na África, precisamos ter êxito na Nigéria. A população está crescendo a uma taxa de 2-3% ao ano e as pessoas são jovens, ambiciosas e cada vez mais bem educadas. Isso torna a Nigéria um mercado perfeito para a estratégia da Arla na África e esperamos que a nova joint venture comece suas vendas no mercado em setembro”.

“Com a melhora nos padrões de vida, as famílias estão cada vez mais demandando uma nutrição segura e acessível. O oeste da África enfrenta déficit de leite, o que dá à Arla uma oportunidade de fornecer leite em pó e outros produtos lácteos que supram as demandas dos consumidores. Estamos aqui para construir um negócio de longo prazo e isso requer fortes parcerias locais. Estamos, dessa forma, satisfeitos em nos unir com sócios experientes no Senegal e na Nigéria”.

em 04/09/15 – 1 Euro = US$ 1,11872
0,89374 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


A reportagem contém informações do Dairy Reporter e do FoodBev.com, traduzida pela Equipe MilkPoint.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 09/09/2015

Muito boa essa parceria entre a Fonterra e a Faffa Foods da Etiópia.

Que bom seria que o governo da Etiópia subsidiasse este leite enriquecido para distribuição gratuita para as crianças etíopes. Estaria resolvendo o grave problema da fome que ainda existe naquele País Africano.

"Leite, o mais nobre dos alimentos."

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures