ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FAO: Indicador do preço do leite aumentou 1,3% em relação a dezembro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O índice global de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) caiu em janeiro pela primeira vez em 3 meses. O índice alcançou 203,4 pontos no mês passado, representando queda de 4,4% ante o mesmo mês de 2013 e baixa de 1,3% ante dezembro passado. Conforme a FAO, o indicador recuou pressionado por cotações mais baixas de cereais, açúcar, óleos e carne, o que mais que compensou a alta em leite.

O economista da FAO, Abdolreza Abbassian, informou, por meio de comunicado, que o mundo está constatando preços mais baixos dos alimentos por causa da oferta abundante. No entanto, observou ele, a retomada mais forte na demanda, em particular com o aumento no ritmo de importação da Ásia, pode limitar o declínio.

Na composição do indicador, os cereais ficaram com média de 188,4 pontos em janeiro, uma queda de 3 pontos, ou 1,6% ante dezembro passado, ou 56 pontos (23%) abaixo de janeiro de 2013. Segundo a FAO, boas colheitas em 2013 contribuíram para impulsionar o volume dos estoques, derrubando as cotações internacionais para níveis bem abaixo de 2012.

No segmento de óleo vegetal, a média de janeiro alcançou 188,6 pontos, uma queda de 7,4 pontos (3,8%) ante dezembro de 2013. Conforme a FAO, a queda reflete principalmente a evolução do mercado de óleo de palma, com grande oferta e lenta exportação, o que puxa para cima o nível dos estoques. Além disso, informa a FAO, existe a perspectiva de oferta recorde de soja na América do Sul, enfraquecendo as cotações de outros óleos vegetais.

O indicador de preço do açúcar ficou em 221,6 pontos em janeiro, uma queda de 13,2 pontos (5,6%) em comparação com dezembro passado. 'A queda representa a terceira baixa mensal consecutiva dos preços do açúcar, os quais são pressionados por grandes excedentes de exportação nos principais países produtores', comenta a FAO.

No setor de carne, a média do indicador ficou em 185,2 pontos em janeiro, um pouco abaixo, 1,7 pontos (1%) ante dezembro. Os preços da carne de suíno e de ovinos cederam, principalmente com melhora na oferta. Em contrapartida, os preços de carne bovina e de aves subiram marginalmente.

O indicador do preço do leite, no entanto, teve média 267,7 pontos em janeiro, um aumento de 3,5 pontos (1,3%), em relação a dezembro de 2013. 'A demanda por todos os produtos lácteos permanece firme, especialmente na China, norte da África, Oriente Médio e Rússia', informa a FAO. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures