ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fábio Ribas Chaddad, 1969-2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2016

2 MIN DE LEITURA

6
0
O Engenheiro Agrônomo Fábio Ribas Chaddad, professor titular da Universidade do Missouri (EUA) e do Insper (SP), faleceu ontem (24/11) nos Estados Unidos, aos 46 anos, após uma dura batalha contra o câncer. 

Fábio Ribas Chaddad

Fábio formou-se na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), em 1992; fez Mestrado na FEA/USP e Doutorado na Universidade do Missouri, onde trabalhou com Michael Cook, um dos principais expoentes no estudo das cooperativas agrícolas, com grande experiência no setor lácteo, tendo sido um dos articuladores da criação da Dairy Farmers of America.

Ele era profundo conhecedor das relações agroindustriais e da organização das empresas e estudava a competitividade de empresas e setores do agronegócio mundial. Recentemente, lançou o livro The Economics and Organization of Brazilian Agriculture: Recent Evolution and Productivity Gains, publicado nos Estados Unidos, em que analisa as causas do forte crescimento do agronegócio brasileiro nas várias regiões do país.
 
 
Fábio Ribas Chaddad - livro

Por onde passou, foi reconhecido, premiado e admirado.

Recebeu o Prêmio de Excelência em Ensino da Escola de Negócios Insper, no Brasil, em 2007 e também ganhou o R.M. Wade, Prêmio de Excelência em Ensino, na Faculdade de Ciências Agrícolas de Recursos Humanos e Naturais, na Universidade Estadual de Washington, EUA, em 2004. O Conselho Nacional das Cooperativas de Produtores em 2002 premiou Chaddad com o Edwin G. Nourse Award por sua Tese de Doutorado.

Na Universidade de Missouri, onde lecionava, recebeu o prêmio Golden Apple, um reconhecimento pelo seu destaque como docente no College of Agriculture, Food and Natural Resources.

"Por causa de seus excelentes resultados, pedimos-lhe para ministrar um terceiro curso para atender a crescente demanda ao ensino do Agronegócio e Gestão Cooperativa", disseram os professores William Meyers e Jan Dauve.

"Os alunos o têm citado como a razão para prosseguirem com a pós-graduação", disseram os professores, "Após as aulas, os alunos têm uma compreensão muito melhor de como os mercados e as organizações funcionam e o valor da pesquisa econômica."

"Dinâmico, é a primeira palavra que vem à mente quando penso em Fabio Chaddad", disse Jeromie Allen, estudante de mestrado. "Seja em sala de aula, em uma reunião ou apenas durante uma conversa, seu estilo de ensino e personalidade são incomparáveis."

O lançamento de seu livro no Insper, em setembro, mostrou a reverência de amigos, colegas e mestres para com ele.

“Fábio era dos mais brilhantes pesquisadores do agronegócio brasileiro. Uma perda irreparável, ainda mais pelo que ainda poderia produzir, considerando que estava no ápice de sua vida profissional. Mais do que isso, Fábio era um amigo pessoal muito próximo, daqueles que se conta nos dedos das mãos. Moramos juntos em Piracicaba, durante a faculdade, criando uma amizade que permaneceu ao longo desse tempo todo.

Fábio se manteve ativo até o último momento. Há menos de um mês, me mandou um e-mail comentando um artigo que escrevi e após isso me pediu alguns materiais que foram publicados na mídia por aqui, sobre o agronegócio. É um momento muito triste, mas por outro lado fica a grandeza de ter convivido com ele e participado de sua trajetória única.”

Marcelo Pereira de Carvalho, AgriPoint
 

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO FERNANDO MACHADO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/11/2016

Muito triste. Contribuiu muito para avançar o agronegócio e melhorar este mundo. É uma grande perda, principalmente por ser tão jovem.
GLAUCO RODRIGUES CARVALHO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/11/2016

Muito triste a noticia. Realmente o Fabio foi uma "mente brilhante". Vai deixar um grande legado. Que perda.
ANTONIO BOVOLENTO JR.

SOROCABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2016

Uma perda inestimável. Um dos mais competentes profissionais que conheci. E um colega que sustentou até o último minuto a grandeza da profissão de engenheiro agrônomo. Que tenha o merecido descanso!
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2016

Grande amigo, professor e, especialmente, ser humano. Uma enorme perda para os amigos e familiares, mas também para o Agro do Brasil.

Descanse em paz.

  
RICARDO COTTA FERREIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 25/11/2016

Perda lastimável!!!

Grande cara que muito contribuiu para o agro e especialmente para o Cooperativismo de leite brasileiro e mundial.

Pêsames para os familiares e ficamos com sua eterna obra e lembranças de profissionalismo e amizade.
HAROLDO MAX DE SOUSA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2016

Lamentável a perda do amigo Fábio, lutou até o fim contra essa terrível doença. Em várias oportunidades desde 2001 esteve conosco na Centroleite e Centralrede, palestrando ou prestando consultoria. Acompanhou cooperativistas goianos nos EUA, seja na Universidade do Missouri, ou em cooperativas, como a DFA, sempre focado e sincero nas suas colocações e visões do rumo que vem tomando o cooperativismo agropecuário mundial, em especial o brasileiro.

Temos muito a agradecer e homenagear Fábio Shaddad. Que descanse em paz!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures