ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estimativa aponta que o setor leiteiro do Uruguai crescerá 4% em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Estimativa aponta que o setor leiteiro do Uruguai crescerá 4% em 2014

O Escritório de Programação e Políticas Agropecuarias (Opypa) do Uruguai estimou um crescimento moderado na produção de leite do país para 2014, que rondaria os 4%. O ano de 2013 fechou com um crescimento de 3,4% na captação de leite, puxado pela captação de 2012 que aumentou 5,6%. O setor leiteiro do Uruguai segue apostando no crescimento apoiado por uma demanda mundial que não para de aumentar.

De acordo com as estimativas da Opypa, as perspectivas para a produção de leite esse ano terão um crescimento moderado estimado em 4%. A melhora nos preços ao produtor e a queda do valor dos alimentos para os animais estimularam a produção de leite no segundo semestre de 2013, marcando um novo recorde na captação de leite pela indústria. De acordo com a previsão, essa tendência se manterá.

O cenário internacional permanecerá relativamente estável e em níveis altos de preços, ao menos para o primeiro semestre. Estima-se a recuperação na produção de leite da Nova Zelândia no atual exercício econômico, o que contribuirá para aumentar a oferta. Diferentemente do caso de outros alimentos, no ano passado, os lácteos mostraram preços em alta. A Ásia foi o principal demandante, com um crescimento de cerca de 4,6%.

O trabalho do Opypa recordou que, para a América do Sul, previa-se um aumento médio acima de 3% em 2013 e vários países mostraram aumentos importantes na produção de leite, o que impulsionou o investimento e a firme adoção de tecnologias. Nesse marco, destacou-se o crescimento do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.

No mercado interno, a análise recordou que o custo do leite em dólares registrou um recorde em 2013, alcançando US$ 29,34 por litro. No entanto, no primeiro semestre do ano passado, embora as margens não tenham sido as mais baixas, estavam abaixo da média dos últimos cinco anos em dois semestres consecutivos (segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013), incidindo em uma baixa na produção de leite.

O índice de produtividade que foi calculado pela Direção de Estatísticas Agropecuárias (DIEA) mostrou um aumento de 45% entre 2007 e 2012 para os produtores leiteiros especializados, enquanto o número de produtores continuou caindo (7%). Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estimou que a produção alcançaria 780 milhões de toneladas, o que marcaria um aumento de 1,9% com relação ao ano anterior, sendo que os países em desenvolvimento apresentariam o maior aumento, com 3,9%.

Conseguir um maior volume de lácteos uruguaios exportados à China, que hoje é o forte impulsionador da demanda mundial, é um dos grandes desafios que o setor leiteiro uruguaio tem para 2014. Para isso, falta melhorar as tarifas para diminuir as desvantagens frente aos competidores.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HUDSON ERIVALTER VALEZI

BOA ESPERANÇA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/03/2014

sou produtor de leite da lbr  estou recebendo 1.06 na primeira quinzena de março, mas gostaria de receber informaçoes sobre a recoperaçao judicial da mesma.Pois estou muito preocupado.
FILIPE JORGE DE CARVALHO

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/01/2014

Graças ao Governo Brasileiro!!! iupii...
MAURO WELLINGTON G PEREIRA

OURO FINO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2014

Enquanto isso aqui no Brasil....continuamos sem nenhuma iniciativa política para viabilizar a exportação do produto brasileiro. Há excelentes produtores em nosso país que tem capacidade técnica e sanitária para o desenvolvimento deste produto (níveis exigidos pelo mercado internacional). A exportação de leite alavanca todo a cadeia do leite. Além disso, com a exportação, se não resolvemos, pelo menos, minimizamos e muito o impacto da queda de preços na safra pelos motivos já conhecidos por todos aqui (aumento de volume e queda de preço ao produtor).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures