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Especial Consultorias, Grupo Agility: "o maior desafio é a incerteza no fornecimento e preço dos insumos"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2016

6 MIN DE LEITURA

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O MilkPoint lançou em novembro de 2015 o Especial Empresas de Consultorias para conhecer quais são as empresas brasileiras que hoje prestam consultoria no campo, onde atuam, quais são os desafios atuais, como fazem o acompanhamento dos clientes, entre outros.

O nono participante do Especial Consultorias é o Grupo Agility, que surgiu da união de profissionais qualificados e especialistas no ramo de nutrição e produção animal. Atuando nas áreas de consultoria, representação e comércio, a empresa visa difundir soluções garantidas e eficazes, assegurando o máximo desempenho de toda a cadeia produtiva agropecuária. Confira abaixo a entrevista com José Henrique Carvalho Cordova, diretor comercial do Grupo.



MilkPoint - Quando foi criada a empresa, quais são as áreas de atuação e em qual(s) localidade (s) atuam?

José - “A empresa foi criada no início de 2011. Ela atua na consultoria nutricional de fábricas de rações e propriedades de leite e corte, bem como, no projeto de instalações de free stall, compost barn, bezerreiros, salas de alimentação, entre outros. Desde janeiro de 2016, com a aquisição da Vitall Premix (empresa com uma década no ramo de nutrição animal), a consultoria se estendeu para a área de monogástricos (suínos e aves). Hoje a matriz da Agility fica em Concórdia/SC e o centro de distribuição em Três Pontas/MG. Ela atua em toda a região Sul do Brasil e nos estados de MG, SP, RJ, ES e RO. Em breve, também iniciaremos os trabalhos em MT e MS”.

MilkPoint - Quantos profissionais fazem parte do quadro da empresa e qual é o perfil deles?

José - “Diretamente temos cerca de 15 profissionais. Entre eles, zootecnistas, médicos veterinários e técnicos em campo. Indiretamente, ou seja, treinados e supervisionados pela Agility, temos mais de 50 profissionais habilitados". 

MilkPoint - Quais as vantagens e desvantagens de atuar em uma empresa de consultoria x trabalhar de forma autônoma?

José - “O raio de abrangência, bem como a qualificação e o respaldo técnico pelo trabalho desenvolvido a campo, oferecem maior segurança e certeza nas decisões a serem tomadas nas propriedades acompanhadas. Visto que a empresa está ligada às universidades, laboratórios e instituições de estudos e pesquisas no Brasil e no exterior, temos um ótimo apoio técnico para o trabalho no campo. Os profissionais do corpo técnico participam ativamente de pesquisas, trabalhos e grupos de estudo sobre nutrição animal nessas instituições”.

MilkPoint - Quantos produtores de leite atendem (em volume de leite) e quais são os principais desafios encontrados hoje no campo?

José - “Hoje atendemos mais de 1200 produtores de leite direta e indiretamente, o que confere um volume aproximado de 2.500.000 litros de leite/dia. Os maiores desafios encontrados hoje, além da crise nos preços e oferta de ingredientes da dieta (milho, soja e trigo) é a falta de mão de obra especializada no campo, a carência de informações com orientações atualizadas e o acompanhamento nutricional para o produtor”.

MilkPoint - Qual é o porte médio das propriedades atendidas hoje pela empresa?

José - “Atendemos propriedades que possuem de 11 a 1900 vacas, sendo que o importante não é o tamanho da produção, mas, a vontade de realizar um correto manejo nutricional na propriedade - o que vai refletir na produção, reprodução e sanidade do rebanho. É dessa forma que buscamos atingir as necessidades dos produtores e seus respectivos animais, dentro de suas realidades”.

MilkPoint - Qual é o método de trabalho utilizado pela empresa?

José - “Aos clientes corporativos (cooperativas, lacticínios, agroindústria) realizamos cursos de capacitação em nutrição de precisão com balanceamento de dietas para, posteriormente, iniciarmos os trabalhos nas propriedades, que compreende primeiramente em uma visita para um diagnóstico inicial. Fazemos um levantamento da propriedade, do rebanho, tamanho das partículas bromatológicas completas de silagem, pastagens, fenos e pré-secados. Após o levantamento dos dados, e das coletas, e passado o prazo do laboratório e das análises dos nutricionistas (10 a 15 dias), é apresentada uma proposta para a nutrição dos animais e todo o acompanhamento necessário, que consiste em visitas técnicas mensais com observação de escore fecal, escore corporal, índices zootécnicos produtivos, análise do leite (gordura, proteína etc), pH urinário, possíveis alterações de ingredientes, ajustes ou manutenção da dieta atual, entre outros”.



MilkPoint - Como é feito o acompanhamento dos clientes e quais são os principais indicadores utilizados para avaliar os resultados?

José - “Como descrito acima, realizamos visitas pré-agendadas mensalmente (a não ser que haja uma solicitação antes do dia previsto) para o acompanhamento e, se necessário, a alteração na dieta. São observados os mais variados índices zootécnicos relacionados à produção com avaliações mensais. Se o cliente desejar, definimos e acompanhamos metas trimestrais, semestrais e anuais e desenvolvemos um planejamento alimentar estratégico para a propriedade nos próximos anos. Neste plano, consta desde a programação dos animais para reposição (com acompanhamento de peso e altura das bezerras/novilhas mês a mês), até o desenvolvimento da glândula mamária, estrutura corporal e outros fatores atrelados à produção”.

MilkPoint - Como é feita a gestão e o planejamento da empresa e quais são os principais desafios encontrados pelo estabelecimento atualmente?

José - “Temos na equipe alguns profissionais que têm competências para elaborar projetos de consultoria e administração de empresas. Um deles, inclusive, é auxiliado por empresas especialistas em consultoria contábil e financeira. Os maiores desafios hoje enfrentados estão relacionados à incerteza no fornecimento e nos preços dos insumos (commodities) para a confecção dos concentrados”.

MilkPoint - O que vem mudando na consultoria e no perfil dos produtores ao longo dos anos?

José - “Na atual conjuntura – em que o mercado está cada vez mais especializado – o produtor passa a ver uma empresa de consultoria com uma especialista. Embora ainda encontremos muitas portas fechadas, notamos que os produtores estão mais flexíveis e com acesso ao mundo digital para buscar informações. No início do nosso trabalho, a cada dez propriedades visitadas, nove não conheciam os profissionais que auxiliam na formulação de dieta para os animais. Hoje, já notamos que a maioria – aproximadamente 80% - compreendem que precisam de um acompanhamento nutricional de qualidade e o sucesso não virá por meio do colega técnico que "quebrará um galho na nutrição".


MilkPoint - Deixe um recado para os produtores de leite.

José - “Vivemos na era da informação, saímos da era dos produtos e entramos na era dos serviços, estes que hoje devem ser especializados, buscando soluções customizadas para cada produtor. Qualquer atividade relacionada à produção animal deve sempre estar alicerçada no tripé reprodução, nutrição e manejo. Cabe também aos produtores o aperfeiçoamento dia a dia no manejo dos seus animais para que possamos evoluir e tornar a atividade produtiva e rentável”.

Confira as outras edições do Especial Consultorias:

Especial Consultorias, Cia do Leite: "adaptamos nosso trabalho frente ao Programa Mais Leite Saudável"

Especial Consultorias, Cooperideal: "O conhecimento é obrigatório nas fazendas que desejam inovar e crescer"

Especial Consultorias, Transpondo: "O produtor de leite brasileiro está no rumo de conquistar seu lugar de respeito"

Especial Consultorias, Labor Rural: "As vacas não dão leite, mas sim, produzem-o em resposta ao manejo que adotamos"

Especial Consultorias, Ceres Qualidade: "A técnica é fundamental, mas a forma de tratar as pessoas tem o mesmo peso"

Especial Consultorias, C.Vale: "Acreditamos que o principal desafio é a resistência as mudanças"

Especial Consultorias, SIA: "Na ponta das folhas verdes reside o segredo da produção de leite"

Especial Consultorias, Via Verde: "Atendemos atualmente 92.800 litros de leite diários"


Gostaria de indicar alguma empresa de consultoria para participar da próxima edição? Envie um email para contato@milkpoint.com.br


 

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