ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espanha: Inlac oferece um comparador de índices lácteos para facilitar os contratos mensais de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Organização Interprofissional Láctea (Inlac) da Espanha lançou uma ferramenta, chamada Compile, e desenvolvida pela empresa Tragsatec, que compara índices lácteos para facilitar a negociação do preço mensal, em euros por litro ou euros por quilo, entre produtor e indústria.

Fontes do Inlac e da Tragsatec explicaram que essa ferramenta, de uso voluntário, está disponível no site da Interprofissional (https://compile.tragsatec.es/home) e inclui quatro índices para bovinos de leite, outros quatro para caprinos e seis para ovinos, obtidos graças a algoritmos nos quais intervêm variáveis, como os preços lácteos em vários países comunitários ou os custos de produção. Segundo o informado, os produtores e indústrias têm a opção, por exemplo, de calcular a diferença entre o faturamento do leite obtido em um ano de referência e o que teriam recebido se tivesse sido aplicado um índice ou outro.

Para realizar a simulação, a Compile pede uma série de parâmetros como a espécie (bovinos, caprinos ou ovinos), o ano e o mês em que se quer iniciar a comparação, a duração do intervalo (entre 12 e 24 meses) e a unidade de preço (euros/litro ou euros/kg).

Após introduzir os dados, a ferramenta permite encontrar as variações percentuais e de preço segundo os índices, em comparação com os preços reais obtidos por produtor.

O Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as relações contratuais no setor leiteiro informa que o contrato se realizará antes da entrega e negociando a um preço entre as partes, que pode ser fixo ou calculado. No caso do calculado, combinam-se vários fatores “que podem incluir indicadores que refletem as mudanças nas condições do mercado”.

A ferramenta abre a possibilidade de que as partes negociem um preço de partida em euros por litro ou por quilo e um índice de referência pelo qual se guiar por pelo menos um ano de vigência de contrato.

As mesmas fontes disseram que esses índices “não são futuros”, porque a Comissão Nacional de Competição proíbe e que a ferramenta “não nasce com a ideia de modificar” os preços do mercado.

Segundo o Inlac, esse sistema de indexação pode contribuir para simplificar o sistema de gestão de contratos, alargar os prazos contratais e favorecer o entendimento entre as partes.

A reportagem é do www.agroinformacion.com, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures