ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa instala unidade de demonstração de búfalos no Marajó

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Associação Paraense dos Criadores de Búfalos (APCB) instala de 11 a 13 de maio, em Marajó, uma Unidade de Demonstrativa (UD) do projeto "Pecuária Bubalina Familiar Leiteira da Ilha do Marajó (Promebull Marajó)".

A UD funcionará no campo experimental da Embrapa no município de Salvaterra e servirá como uma vitrine, uma espécie de fazenda modelo para os produtores da região, a fim de alavancar a produção, ao estimular e difundir boas práticas preconizadas pela instituição nos sistemas de produção bubalina, que envolve as áreas de melhoramento genético, nutrição, sanidade, reprodução, entre outros. O objetivo, conforme explicou o pesquisador Ribamar Marques, é fortalecer a cadeia leiteira e de corte como alternativa econômica para Marajó, região que abriga municípios que lideram os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

A programação começa dia 11, às 9 horas, com a primeira etapa do treinamento voltado aos produtores, técnicos de extensão rural e funcionários das fazendas da região. Serão abordados os temas em boas práticas de produção de leite, demonstrações com kits de ordenhas manuais e mecânicos. O manejo reprodutivo com práticas biotécnicas de fertilização também integrará o primeiro dia de evento.

A solenidade de lançamento do Promebull Marajó, com a inauguração da UD, será quinta-feira, 12, a partir das 9h30, com a palestra sobre manejo genético para búfalos leiteiros. O evento contará com a presença dos chefes geral e de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri e Walkymário Lemos, do secretário estadual de desenvolvimento da agropecuária e da pesca, Hildegardo Nunes, além de representantes de Emater e demais instituições parceiras.

Após visita às instalações, um almoço temático mostrará aos presentes um pouco da peculiaridade da gastronomia local e do potencial econômico da bubalinocultura. A programação segue até sexta-feira, com as demais etapas do treinamento em manejo de pastagens e suplementação alternativa e o manejo sanitário dos rebanhos.



Sobre a produção bubalina

Segundo dados do IBGE (2014), o Pará é o estado que concentra a maior população de búfalos do Brasil, sendo responsável por 37,4% das 1,32 milhão de cabeças do rebanho nacional. A maior parte desses animais está na Ilha do Marajó e os maiores rebanhos estão localizados nos municípios de Chaves (PA) e Soure (PA).

De fácil trato e adaptação em qualquer ambiente, o búfalo é uma alternativa econômica viável e tem mercado em expansão. Os elevados teores de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados como queijo e manteiga, em relação ao leite de vaca. A carne desses animais também é apreciada, e contém menores índices de gordura, colesterol, calorias, assim como mais proteína e minerais que a dos bovinos.

As informações são da Embrapa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures