ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em MT, 49 bovinos são sacrificados por segurança contra a vaca louca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A movimentação foi grande no frigorífico em São José dos Quatro Marcos, sudoeste de Mato Grosso. Uma comitiva técnica com veterinários do Ministério da Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária do estado conferiu o lote dos animais, tirou fotos do rebanho e autorizou o início dos trabalhos. Os 49 bovinos tinham entre 11 e 13 anos de idade e pertenciam a mesma fazenda no município de Porto Esperidião, de onde saiu o animal que apresentou suspeita de estar com o mal da vaca louca. Eles precisaram ser sacrificados para atender aos protocolos internacionais de sanidade animal por conviverem com a vaca doente.

O procedimento seguiu todo o protocolo de exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para situações como esta. Todos os bovinos foram abatidos e incinerados, o que elimina riscos de que, no futuro, outros animais possam ser contaminados.

Fontes ligadas ao Ministério da Agricultura confirmaram que amostras de material genético dos animais serão encaminhadas para Recife, onde vão ser analisadas no Laboratório Nacional Agropecuário. Enquanto isso, a pecuária na região vive dias de angústia.

O Ministério da Agricultura informa que só vai voltar a falar oficialmente sobre o caso após a divulgação dos resultados do exame de contraprova da amostra da vaca doente, que está sendo realizado na Inglaterra e tem previsão de resultado na quarta-feira (30).

O organismo internacional realiza exames laboratoriais em amostras enviadas pelo governo brasileiro para a base da OIE em Weybridge, na Inglaterra, onde verifica a incidência da chamada marcação priônica (deficiência na formação de proteína) que caracteriza a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - nome técnico da doença, causada por falha em partículas de proteínas importantes para o desenvolvimento dos neurônios.


A notícia é do G1 e do Estadão Conteúdo, adaptadas pela Equipe MilkPoint Brasil.


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures