ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eleições 2014 - Perfil do candidato Alceu Moreira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
O MilkPoint, após indicação de um de nossos leitores, realizou uma entrevista com o candidato Alceu Moreira, para melhor conhecê-lo e questioná-lo em relação às propostas que possui para o setor, sua ligação com a pecuária leiteira e histórico político.

Acreditamos que assim poderemos identificar os (as) candidatos (as) que atuam na defesa dos interesses do setor lácteo.


Alceu Moreira é candidato a Deputado Federal pelo PMDB. Confira a entrevista:

MilkPoint: Por que o (a) senhor (a) está se candidatando?

Alceu Moreira: Para continuar o trabalho que desempenho em defesa do setor primário, que leva alimento às mesas de todos nós, e muitas vezes é marginalizado, principalmente pelo governo. E, em especial, a batalha em defesa do setor lácteo, que representa uma matriz econômica tão importante e capilarizada. As pessoas às vezes esquecem que o leite não nasce numa caixinha, no supermercado, mas vem de uma usina viva em cima de quatro patas, que é a vaca. E ainda para manter uma série de outras iniciativas que estou à frente. Cito aqui o projeto de minha autoria que acaba com o emplacamento de veículos agrícolas, essa aberração proposta pelo governo que é cobrar de colheitadeiras e tratores o mesmo que de carros de passeio. Meu projeto foi aprovado na Câmara e no Senado, mas vetado pela presidente Dilma Rousseff, na sua fúria arrecadatória. Então agora estamos na batalha para derrubar esse veto.

MilkPoint: Qual a sua ligação com o setor lácteo?

Alceu Moreira: Vem desde cedo, já que vim da roça e sempre tive ligação com o tambo de leite. Aqui na Câmara esse trabalho aflorou pois logo que cheguei batalhei para assumir a relatoria e depois a presidência da Subcomissão do Leite, até por ver a necessidade que se tinha em ter uma voz ativa no âmbito político, alguém que reverberasse as ideias e demandas do setor. E foi como relator que pude escrever o texto da política nacional do leite, que depois foi aprovado, e hoje já é realidade em muito do que foi proposto. São 93 indicações ao governo e 15 projetos de lei em tramitação resultantes da política nacional, um trabalho que levou dois anos, muito estudo e viagens aos principais países e estados produtores. Paralelo a isso também pudemos fazer a conferência nacional do leite, que foi um sucesso de representatividade, e trabalhar pela revisão da IN 62, pela publicação do novo Riispoa, que deve ocorrer em breve, e pela modificação do sistema de acúmulo de crédito de PIS/Cofins. Foi um trabalho bastante consistente e gratificante, pois conseguimos ver muitos resultados na prática e temos expectativas muito boas para os resultados futuros.

MilkPoint: Qual seu histórico político?

Alceu Moreira: A primeira experiência foi como vereador da minha cidade, Osório, no Rio Grande do Sul. Depois fui vice-prefeito uma vez e prefeito duas. Após isso fui deputado estadual para dois mandatos, inclusive o mais votado do PMDB, secretário de Estado da Habitação e do Desenvolvimento Urbano e presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2010 o povo do Rio Grande me elegeu deputado federal.

MilkPoint: Quais serão as suas propostas para o setor lácteo?

Alceu Moreira: Continuar o trabalho para dar voz ativa à cadeia, através da efetivação do que foi proposto na política nacional, os projetos e as indicações, ampliar os mecanismos de confiabilidade para o setor como um todo, que não pode ficar suscetível ao humor dos governos e necessita de políticas de médio e longo prazos. Outra proposta é trabalhar muito forte para ampliar a destinação de recursos para assistência técnica e extensão rural. Temos a Embrapa, que é orgulho para o país, mas muitas vezes não conseguimos com que essas pesquisas cheguem da porteira para dentro. Em pouco tempo estaremos participando como um dos maiores produtores do mercado mundial e para isso também precisaremos reduzir o custo tributário e de produção. A cada dia teremos que produzir mais quantidade, com maior qualidade e menor custo. Temos muito trabalho pela frente

Você conhece candidatos identificados com o setor lácteo? Clique aqui para fazer sua indicação!
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures