ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

El Niño reduz produtividade de alguns grãos no mundo; favorece a soja, diz estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O fenômeno climático El Niño que provavelmente ocorrerá neste ano deverá prejudicar a produtividade global de milho, arroz e trigo e elevar a da soja, disse um estudo publicado nesta quinta-feira. No Brasil, a mudança no padrão climático deve trazer benefícios para a produção de milho e soja.

O levantamento liderado pelo Japão oferece o que é considerado o primeiro mapeamento global relacionando importantes culturas agrícolas com o El Niño, o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que pode provocar chuvas torrenciais e secas em diferentes regiões do planeta.

Os mapas devem ajudar produtores rurais a decidir quais culturas ou variedades plantar, além de dar aos governos um "sistema de alerta prévio sobre escassez de alimentos", segundo o estudo publicado na revista Nature Communications.

Muitas previsões indicam que haverá El Niño a partir de meados de 2014, disse no mês passado a Organização Meteorológica Mundial, um órgão ONU.

O El Niño, forma-se a cada dois a sete anos e dá sinais prévios com alguns meses de antecedência.

O estudo desta quinta-feira prevê que a produtividade média do milho recue 2,3 por cento em anos de El Niño, em comparação com a média de safras normais entre 1984 e 2004. A produtividade do arroz é vista em queda de 0,4 por cento e a do trigo com recuo de 1,4 por cento. A estimativa é de uma alta de 3,5 por cento na produtividade de soja, com chuvas favoráveis para Estados Unidos e Brasil, os dois principais produtores.

Em anos de La Niña, fenômeno oposto ao El Niño, com resfriamento do Pacífico, as produtividades dos quatro grãos caem, disse o estudo feito por cientistas no Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Dinamarca.

O chefe da pesquisa, Toshichika Iizumi, do Instituto Nacional de Ciências Agro-ambientais, no Japão, disse que os agricultores da Austrália estão entre os que algumas vezes conseguem mudar de cultura semeada com base nas previsões de El Niño.

"Espero que as descobertas deste estudo ampliem os esforços de governos nacionais para controlar a estocagem de alimentos, a construção de uma estratégia de comércio e uma antecipação das medidas de apoio em regiões com menor segurança alimentar", disse ele à Reuters.

O relatório encontrou grandes variações de produtividade para cada cultura. Em geral, a soja ganha em produtividade com o El Niño, mas especificamente na Índia e em partes da China ela recua em anos com registro do fenômeno.

Para as produtividades de milho, por exemplo, há uma redução no sudeste dos EUA, China, leste e oeste da África, México e Indonésia. As produtividades sobem no Brasil e na Argentina.

Soja e milho são os dois tipos de grãos mais produzidos no Brasil, que é líder nas exportações de soja e um dos maiores produtores globais de milho.

As informações são da Reuters.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures