ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia Mundial do Leite - uma celebração para alguns, uma causa de ação para outros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/06/2016

6 MIN DE LEITURA

0
0
Ontem (1º de junho) foi o Dia Mundial do Leite e mais de 30 países em todo o mundo comemoraram e estão comemorando por meio de eventos e promoções do produto. Algumas companhias, como a gigante neozelandesa Fonterra, estão promovendo o dia como uma razão para celebrar e incentivar o consumo de leite, enquanto outras, como o European Milk Board (EMB), estão usando a data como um chamado para ações referentes aos baixos preços do leite.

Para a Fonterra, essa é uma oportunidade de promover o leite e os produtos da companhia, bem como fazer a divulgação de fatos divertidos sobre seus negócios. “O leite é um dos super alimentos originais naturais que possui quinze vitaminas e minerais essenciais, incluindo uma grande dose de cálcio para manter os ossos e dentes saudáveis e fortes”, disse o diretor gerente de marcas globais e nutrição da Fonterra, Rene Dedoncker.

“Nossos produtores da Fonterra na Nova Zelândia produzem aproximadamente 16 bilhões de litros de leite por ano e devido ao nosso pequeno mercado doméstico, exportamos cerca de 95% do leite como ingredientes lácteos, produtos ao consumidores ou food services. No pico, fechamos um contêiner de exportação de lácteos da Nova Zelândia a cada três minutos”, completou Rene. Os produtos lácteos da Fonterra, incluindo leites em pó, queijos, manteiga e ingredientes especiais são enviados a mais de 100 mercados no mundo todo.

Fatos sobre a Fonterra:

Mais da metade de todas as pizzas vendidas na China usam queijo da Fonterra. A planta de muçarela de Clandeboye funciona 24 horas por dia, fazendo queijo suficiente para cobrir 300 milhões de pizzas por ano. O Anchor Milk Drink é o leite em pó de mais rápido crescimento na Etiópia e é formulado com mais de 30 nutrientes para fornecer aos etíopes uma nutrição acessível.

Na Malásia, durante os últimos dez anos, a Anlene – linha de leites especiais da Fonterra – conduziu mais de 1,4 milhão de exames de saúde dos ossos. A Fonterra fornece manteiga suficiente para a Indonésia a cada ano para fabricar 200 milhões de pães.

Desde que lançou seu programa “Fonterra Milk For Schools” nas escolas da Nova Zelândia em 2013, mais de 50 milhões de caixas de leite UHT Anchor foram distribuídas a 70% das escolas primárias do país.

EMB busca ação

O EMB escolheu uma abordagem diferente no Dia Mundial do Leite, buscando ações em todo o continente europeu, dizendo que “chegou a um momento em que as ondas de preços extremamente baixos do leite estão ameaçando levar milhares de produtores europeus à pobreza”.

A organização citou várias ações que estão sendo tomadas. No dia 30 de maio, produtores holandeses bloquearam um ônibus contendo ministros da Agricultura da União Europeia (UE) que visitavam uma fazenda. Em 31 de maio, houve demonstrações durante uma reunião informal de ministros da Agricultura da UE em Amsterdã e, de 30 de maio a 1º de junho, centenas de botas de borracha foram deixadas no Milk Summit, em Berlim, como símbolo de fazendas que deixaram a atividade.

O EMB também disse que haveria pulverização e derramamento de leite na Alemanha e que os produtores de leite da França protestariam contra os baixos preços do leite em frente aos laticínios. Finalmente, a famosa estátua Manneken Pis, em Bruxelas, jorraria leite ao invés de água em 1º de junho.

Tire uma foto

A União Nacional de Produtores Rurais (NFU) do Reino Unido busca promover a indústria de lácteos britânica no Dia Mundial do Leite aos compradores, junto com produtos como queijo, iogurte e manteiga. A organização está pedindo que os produtores de leite postem fotos de suas vacas, seja qual for o sistema que usem, para demonstrar os níveis de bem-estar e contentamento das vacas nos rebanhos do Reino Unido.

Estatísticas do Conselho de Lácteos

Para o Conselho de Lácteos do Reino Unido, o Dia Mundial do Leite é uma chance para que o público reveja alguns dos fatores sobre o leite que consumimos há 11.000 anos.

Membros do público participaram de um quiz sobre o leite, com perguntas como quantas couves de Bruxelas são necessárias para se obter a mesma quantidade de cálcio de um copo de leite. A resposta? São necessárias 63 couves de Bruxelas.

A diretora de nutrição do Conselho de Lácteos, Anne Mullen, disse: “Decidimos que o Dia Mundial do Leite era o momento perfeito para levar um pouco de diversão e perguntar aos consumidores o quanto eles realmente sabem sobre o leite que está em sua geladeira. O que ficou claro é que, embora muitos de nós reconheçam que o leite é saudável e nutritivo, há de fato tantos nutrientes e minerais contidos em uma porção de leite que é quase impossível lembrar de todos eles”.

Copa & Cogeca pedem ação

O presidente do grupo de trabalho de leite organização Copa & Cogeca, Mansel Raymond, também usou o Dia Mundial do Leite para pedir ações para resolver a crise do setor de lácteos, alertando que sem suporte, os consumidores teriam os benefícios nutricionais do leite roubados.

“Contendo cálcio e outros nutrientes saudáveis para os ossos, o leite é uma parte crucial das dietas dos consumidores. É especialmente importante entre nossas crianças que dependem do leite e dos produtos lácteos para crescer de forma saudável. Entretanto, muitos produtores não ganham o suficiente para permanecer à tona porque o preço que estão recebendo não cobrem seus custos de produção. O mercado está em um estado crítico, afetado por uma combinação de fatores, especialmente a barreira de exportação da Rússia e os baixos preços do petróleo”, frisou Mansel. Ainda de acordo com ele, uma ação é consequentemente vital para garantir que supramos a crescente demanda que deverá crescer no futuro e, para garantir que os consumidores tenham uma dieta balanceada.

Ele disse que organizações de produtores e cooperativas, que lidam com 85% do leite na UE, precisam de incentivos financeiros se a UE quiser que eles adaptem sua produção. ”Nós também precisamos buscar mercados futuros e garantir ajuda para proteger os produtores contra a crescente volatilidade do mercado”.

Indústria canadense lembra o governo sobre os desafios

Wally Smith, presidente do Dairy Farmers of Canada, usou a ocasião para elogiar os produtores e o leite e pedir suporte do governo. “A indústria de lácteos canadense é um direcionador econômico chave e contribui com quase US$ 14,5 bilhões por ano ao Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá, gerando 215.000 empregos no país. Estamos muito orgulhosos de nossos produtores e sua dedicação aos canadenses. Amanhã, milhares de produtores de leite estarão em Ottawa - apesar de ser um período de bastante trabalho com o feno em suas fazendas - para lembrar ao governo que eles precisam agir no momento certo para lidar com os desafios que afetam a sustentabilidade da indústria”.

Sobre o Dia Mundial do Leite

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) foi solicitada para propor um dia específico em que todos os aspectos do leite seriam celebrados. O dia 1º de junho foi escolhido, porque muitos países já estavam celebrando o dia nacional do leite nessa data ou próximo a ela. O final de maio foi originalmente proposto, mas alguns países, como por exemplo a China, sentiram que já tinham muitas celebrações nesse mês.

Embora muitos países façam suas celebrações em 1º de junho, alguns escolheram fazer antes ou depois dessa data. O primeiro Dia Mundial do Leite foi celebrado em 2001.

Confira a homenagem do MilkPoint para o Dia Mundial do Leite: 

Dia Mundial do Leite: envie uma foto do seu produto lácteo favorito

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures