ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia do Zootecnista: MilkPoint homenageia os engenheiros das máquinas vivas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/05/2016

13 MIN DE LEITURA

3
0
Além da importância no agronegócio brasileiro, a Zootecnia desperta paixões. A profissão possibilita o aumento da produtividade nas cadeias produtivas da mesma forma que, impulsiona a busca pela sustentabilidade e o bem-estar dos animais e dos consumidores. Além disso, a cada dia, surgem novas oportunidades para a atuação do profissional. Vale destacar que neste ano de 2016 a Zootecnia completa 50 anos! Essa data comemorativa faz referência ao dia da aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia instalado no Brasil, no ano de 1966, em Uruguaiana/RS.

Foi em cima disso que, a Equipe MilkPoint, coletou depoimentos de zootecnistas que destacaram como a profissão agregou tanto pessoal como profissionalmente. Abaixo, confira os relatos:

1) "Quando eu era pequena e passava as férias no sítio do meu tio Zé Vidal, admirava os animais, a forma como se comportavam e como o alimento que produziam era importante para a família. Acredito que essa foi a minha primeira sensação como zootecnista. Hoje exercendo a profissão, me realizo por inteira. Vejo no meu trabalho a possibilidade de contribuir com a produção animal, trazendo novas abordagens de manejo, as quais melhoram os índices produtivos das fazendas, mas não deixam de lado o foco no indivíduo e no bem-estar dele, trazendo aquele mesmo olhar que eu tinha na infância: o de admiração e amor pelos animais! Além disso, a rotina do trabalho e o convívio com várias pessoas me fazem crescer como ser humano, ao compartilhar experiências e lições de vida com cada um com quem tenho contato, sinto-me evoluir e amadurecer. Tenho muito orgulho da minha profissão e me sinto feliz em dividir com vocês um pouco dessa experiência nesse dia tão especial, o nosso dia. Feliz Dia do Zootecnista!"

Livia Magalhães, Zootecnista formada pela FCAV-UNESP (Jaboticabal-SP), Mestre em Genética e Melhoramento Animal e Doutora em Zootecnia. Atualmente realiza o Pós-Doutorado em Zootecnia, é colaboradora do Grupo ETCO do Departamento de Zootecnia da FCAV-UNESP (Jaboticabal-SP) e também consultora em bem-estar animal, com ênfase em bovinos leiteiros da empresa BEA Consultoria e Treinamento.

2) “A escolha da profissão Zootecnia foi um desafio inicial na minha vida pessoal, principalmente por realizar o curso em outra cidade, na Universidade Federal de Viçosa, longe da minha família, onde tive muitos aprendizados, como aceitar as mudanças e superar os desafios que sempre temos no dia a dia. Profissionalmente, a Zootecnia teve um papel fundamental no início da minha carreira, pois por meio dela tive a oportunidade de atuar no setor lácteo. Inicialmente, durante a graduação, no estágio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL) que, além de abrir oportunidades para outros estágios, me permitiu também conquistar o primeiro emprego. Atualmente, mesmo não exercendo a Zootecnia na área técnica, vejo que a formação é fundamental para o desenvolvimento dos projetos e ações nas áreas nas quais atuo, como qualidade do leite e ferramentas que integram o produtor e a indústria”.

Janaina Giordani, Zootecnista, há dois anos é Coordenadora de Desenvolvimento do Produtor na CCPR/Itambé, responsável pelos programas de melhoria da qualidade do leite e ferramentas estratégicas para o produtor. Já atuou também na Dairy Partners Americas (DPA) na área de Serviço ao Produtor de Leite no Brasil, Argentina, Colômbia e Equador.

3) “Para mim a Zootecnia é uma ponte que liga o conhecimento acadêmico e o produtor rural. O suporte zootécnico, tanto animal como vegetal, fortalece diretamente o sistema produtivo levando aos produtores a certeza de produzir por meio de novas técnicas. Com isso, tudo fica mais eficiente. A Zootecnia é a profissão do momento e do futuro. Não há melhor acréscimo em minha vida do que uma profissão que me permite aumentar a eficiência do sistema contribuindo com a felicidade do produtor por meio do seu progresso e ainda desfrutar das belezas animais e vegetais do nosso país”.

Marco Aurélio Factori, Zootecnista, Doutor em Zootecnia pela FMVZ/UNESP - Botucatu SP. Trabalha com manejo de pastagens, conservação de forragens e nutrição animal com foco em nutrição de ruminantes.

4) “Atuar como zootecnista me possibilita, principalmente, tentar ajudar as pessoas a obterem sucesso: produtores rurais, técnicos e estudantes. Os animais são apenas os meios para que alcancemos nossos objetivos e sejamos felizes. Acredito que a função de todo profissional é ser um agente de transformação de realidades adversas, por isso me sinto extremamente realizado por ser um zootecnista”.
  


Christiano Nascif, Zootecnista, Sócio da Labor Rural Ltda, Coordenador técnico do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL)/Programa de Capacitação de Especialistas em Pecuária Leiteira (PCEPL); Coordenador técnico do Projeto Educampo/Sebrae; Consultor do Senar Administração Central; Consultor da CNA no Projeto Campo Futuro.

5) “Certamente, a Zootecnia me influenciou substancialmente. Do ponto de vista profissional, a Zootecnia pode ser considerada a minha vida, uma vez que trabalho, e sempre trabalhei, na área de minha especialização, a de produção animal com foco na indústria leiteira. Foi apor meio da Zootecnia que fui apresentado ao desenvolvimento de pesquisas e, posteriormente, à difusão de conhecimento e de tecnologia, atualmente, as principais e mais gratificantes funções que desenvolvo em meu emprego. Além do mais, a Zootecnia tem me proporcionado um crescente acúmulo de conhecimento e experiências em função do alto grau de adaptação exigido nos setores de Agricultura e Pecuária, nos dias de hoje. Do ponto de vista pessoal a Zootecnia me propiciou a oportunidade de conhecer e viver em outra cultura e conviver com pessoas de diferentes lugares. Além disso, permitiu que conhecesse a ela própria – a Zootecnia – bem como suas pesquisas, vistas pelos olhos de diversas outras culturas. Hoje, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que a Zootecnia, assim como a bagagem que a mesma me proporcionou, fez de mim uma pessoa realizada tanto profissional como pessoalmente. Feliz dia do Zootecnista!”.
Luiz Felipe Ferraretto. Assistant Professor of Livestock Nutrition. Department of Animal Sciences. University of Florida.

6) “Venho de uma família de agropecuaristas de Minas Gerais e São Paulo. Até os 9 anos vivi em uma Fazenda no interior de São Paulo e desde este tempo começou a paixão por animais. Como meu pai seleciona Gir Leiteiro, e pela proximidade de Uberaba, ingressei na Faculdade de Zootecnia em 1985 e a partir deste momento despertou ainda mais o meu interesse por temas relativos a produtividade e bem-estar animal. Logo que concluí o curso tive a oportunidade de entrar na Nestlé Brasil como extensionista da antiga ANPL (Assistência Nestlé aos Produtores de Leite), contribuindo para o processo de crescimento/desenvolvimento da produção, melhoramento genético e produtividade das fazendas leiteiras que assistia no Estado de São Paulo. Como o passar do tempo, as oportunidades me levaram a outras áreas dentro do grupo Nestlé (Supply Chain), mas continuo como Zootecnista e mesmo distante da área e da fazenda, sempre participo de discussões e dos processos de produção e melhoramento genético da seleção de Gir Leiteiro da família”. 

Renato Borges Pinheiro, Zootecnista, Extensionista e supervisor de compra de leite da Nestlé Brasil – ANPL - 1991- 2000; Coordenador de Logística de Leite da Nestlé Brasil 2000-2003; Gestor de Logística de Leite para DPAM 2003-2008 (AR, BR, EC, CO, VE); Gestor de Distribuição de Refrigerados para DPA-B (Iogurtes Nestlé) 2008-2010; Gerente de Demand & Supply Planning - DPAM 2010-2014 (AR, BR, EC, CO); Gerente Regional de Supply Chain para Nestlé Nutrição Infantil – Latam & Caribe – Bogotá (2015 - atual).

7) “A zootecnia é uma profissão gloriosa! Sinto-me honrada em fazer parte desse time de profissionais tão indispensáveis no desenvolvimento do agronegócio do nosso país. Fico radiante quando vejo diversos colegas de profissão bem sucedidos em diversos segmentos da zootecnia. Esse leque de opções de atuação do zootecnista me encorajou a enfrentar os desafios de trabalhar no mercado financeiro. E não é que deu certo? Essa multidisciplinaridade do zootecnista é de fato uma das maiores virtudes da profissão”. Renata Silva Fernandes - Zootecnista formada pela Unesp Botucatu. Atua como responsável pela mesa de derivativos agropecuários da corretora Guide investimentos (associada ao BI&P).

8) “A Zootecnia é a base de tudo o que desempenho. O conhecimento de todos os elos da cadeia é importante para eu conseguir entender os problemas e as expectativas de meus clientes em maior profundidade e assim conseguir sugerir planos de ação que gerem os resultados esperados”. Mariana Paganoti de Oliveira, Zootecnista pela Unesp Botucatu; Markerting & Vendas do portal MilkPoint/AgriPoint.
 

9) “Nasci numa família sem muita relação com a agropecuária; meu pai era encanador e minha mãe dona de casa. Porém, passávamos finais de semana em um “ranchinho” na beira do rio. Talvez venha de lá meu encanto pela natureza. Sempre estudei em escolas públicas e, por isso, tive que me empenhar em um cursinho pré-vestibular para entrar em uma universidade pública. Em 1987 passei em Zootecnia na Unesp Jaboticabal. Um momento de alegria na minha família que, até então, nunca tinha tido acesso ao ensino superior. A escolha do curso de Zootecnia já é um desafio. Tem sempre que explicar o que faz e qual a diferença com a veterinária. Talvez eu tenha tomado isso como um desafio e me dedicado um pouco mais para futuramente poder “viver da zootecnia”. Durante o curso de Zootecnia fiz vários estágios e participei de eventos técnicos, desde simpósios e congressos até práticas voluntárias no campo. De despesca de camarão até rapar bosta no curral eu vivenciei. Considero que isso seja o diferencial na formação acadêmica. O mestrado na Esalq/USP e o doutorado na Unesp/Jabotical foram períodos de crescimento técnico. Tive a felicidade de conviver com grandes nomes das ciências zootécnicas, professores e colegas que muito me ensinaram e com quem mantenho relações de amizade e de aprendizado ainda hoje. No ano de 1996 me tornei professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Um novo desafio para quem saiu do interior de São Paulo, convivendo com braquiária e cana de açúcar, para a região de forragens temperadas e cooperativas como Batavo e Castrolanda. Novamente o desafio me motivou a aprender mais. Participava como convidado ou curioso de vários dias de campo e eventos técnicos para aprender sobre aquela nova realidade. A carreira de professor universitário é bem gratificante. Comecei como professor do curso de Agronomia e há 15 anos leciono no curso de Zootecnia, que tive a felicidade de ser um dos fundadores. Formar novos zootecnistas e conviver com eles como colegas de trabalho é muito prazeroso, e isso se renova com homenagens, nomes de turma e apadrinhar um casamento vez por outra. Há dez anos comecei um trabalho de consultoria para empresas na área de zootecnia, associado à universidade, em dedicação parcial. Esse novo desafio me aproximou ainda mais de produtores, técnicos e empresas, demandando maior atenção às atividades de extensão, para levar informações, muitas vezes complexas, àqueles que realmente precisam delas para viver. Considero essa fase, na minha vida profissional, como uma segunda universidade. Não só para “testar minhas hipóteses e recomendações”, mas também realizar o sonho de menino - comecei produzir leite há três anos, atividade na qual se tem um desafio por dia e, mais alguns a noite! Somado a essas histórias casei-me com a Verônica, também Zootecnista, que me deu dois filhos maravilhosos, que certamente são meus maiores feitos e alegrias. Completo 25 anos de formado nesse ano, quando a Zootecnia completa 50 anos de Brasil, e meu sentimento em relação à profissão é de imensa gratidão! A Zootecnia esteve presente não só na minha formação profissional, mas também como homem. Por meio dela conheci pessoas, lugares e momentos de diferentes sentimentos, que certamente fazem parte do que eu considero ter sucesso. Desejo conquistas, alegrias e sucesso a todos os Zootecnistas!”


João Ricardo Alves Pereira , Professor Adjunto da UEPG - PR – Zootecnia; Coordenador do Projeto de Extensão "Zootecnia no Campo" ; Proprietário da Vitalle Nutrição Animal - Empresa de Consultoria em Produção e Conservação de Forragens e Produtor de Leite.

10) “Vivi o mundo UNESP Jaboticabal durante 5 anos. O aprendizado que tive ainda reflete na construção do caráter, no profissionalismo, e em todas as relações pessoais. E foi atuando com a Zootecnia que aprendi a ter uma melhor visão crítica das coisas, a não me inquietar e ir atrás exatamente do que me faz completa, sem paradigmas. Hoje, meu diploma de mestre me levou para o caminho que casou a vocação e a paixão: O Agronegócio e o Digital, caminho que jamais teria olhado se não fosse pela Zootecnia e suas formas curiosas de mostrar que podemos ser alguém com diversas habilidades quando fazemos com amor. E é assim que você aprende que pode ser muito mais que um profissional, mas sim "O" profissional dentre milhares. No começo a dúvida, poucos minutos depois e para o resto da vida, a certeza: A Zootecnia me mostrou que eu posso ser o que eu quiser". Sheila Vieira, Mestre em Produção Animal Sustentável e Zootecnista pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Trabalhou no Portal AgriPoint e atualmente trabalha na Resultados Digitais, como consultora de Marketing & Novos Negócios.

11) “Ser Zootecnista pra mim é um orgulho! Quebrei tabus pessoais e profissionais desde o início da carreira e acredito que nosso maior desafio é mostrar que mulheres também entendem do assunto. Aprendi na Zootecnia que por trás de uma bela produção temos excelentes profissionais de agrárias que precisam ser respeitados, assim como os animais e o meio ambiente. Consegui mostrar que zootecnistas também têm lugar no mundo financeiro e são importantes pois entendem os sistemas de produção para negociar e apresentar um bom produto ao cliente. Parabéns para nós”.
Erika Pivetta - Zootecnista formada pela Unesp Botucatu. Atua como Trader na mesa de Títulos Agrícolas no Banco Indusval & Partners.


12) “O que a zootecnia agregou na minha vida? Primeiramente fez com que eu conhecesse a minha segunda família (meus amigos de turma e de república), além de ter me dado a alegria de conhecer a minha esposa que é da cidade de Botucatu (onde cursei). Se não fosse a faculdade em Botucatu, não a teria conhecido e não teria hoje o meu maior tesouro - que é a minha filha Mariana. No lado profissional, a zootecnia é a responsável pelo meu prazer em levantar todos os dias e levar o nosso conhecimento ao campo. Foi esse curso que fez com que eu me apaixonasse pelas vacas leiteiras. Me sinto muito bem em trabalhar e visitar propriedades leiteiras, e levar o conhecimento de sete anos adquiridos na universidade para as propriedades é muito gratificante. Além disso, me sinto honrado em saber que esse conhecimento agrega valor ao negócio de outra pessoa. Foi a zootecnia que despertou a minha paixão pelas malhadas e devido a isso sempre serei grato à profissão”.
Augusto Aboin, Zootecnista pela Unesp Botucatu e Coordenador de território na empresa Phibro Saúde Animal.

13) “A Zootecnia é incrível! Como os estágios e vivências permitem que convivamos com pessoas de vários locais e várias culturas, o aprendizado é imenso. O trabalho em grupo é algo marcante desde o início do curso e isso agrega positivamente em todos os âmbitos da vida, inclusive o pessoal. Foi por meio da profissão que tracei meus objetivos e vejo um futuro brilhante para todos os profissionais que têm o intuito de colaborar com o agronegócio no Brasil. Desde o campo até as grandes indústrias, fico imensamente gratificada pela oportunidade que a profissão traz para mim e para os meus colegas da área. Parabéns Zootecnistas!”.

Raquel Maria Cury Pereira, Zootecnista pela Unesp Botucatu; Editora de conteúdo do portal MilkPoint.

 O MilkPoint agradece a todos os parceiros que colaboraram com a produção desse material e convida a todos a compartilharem e divulgarem para os seus contatos e amigos zootecnistas. Vamos comemorar mostrando um pouco do trabalho de excelência que está sendo realizado pelos nossos colegas! A AgriPoint parabeniza todos os zootecnistas pelo seu dia!

 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/05/2017

Parabéns a todos os nossos colegas zootecnistas pelo Brasil e mundão afora. Que Deus abençôe a todos.
PEDRO HENRIQUE DE MELO GARCIA

RIO LARGO - ALAGOAS - ESTUDANTE

EM 16/05/2016

Parabéns pela singela homenagem a este profissional que é tão importante para a sociedade.
ROMULO AGUIAR

BAMBUÍ - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/05/2016

Parabéns pra nós. Orgulho de ser Zootecnista!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures