ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa Batavo apresenta projeto para instalar filial no Tocantins

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Cooperativa Batavo Agroindustrial, com sede no Paraná, região Sul do País, deve montar uma filial no Tocantins. O projeto de instalação foi apresentado em Palmas, na manhã desta quinta-feira, dia 17, ao secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, em seu gabinete. A intenção dos empresários é trabalhar no cultivo de soja, milho, feijão e produção de sementes, podendo expandir para atividades como suinocultura, avicultura e produção de leite.

O diretor vice-presidente da cooperativa, Gaspar João de Geus, explicou que o interesse pelo Tocantins surgiu a partir do crescimento econômico que o Estado tem obtido nos últimos anos, aliado às condições climáticas e de logística. “No Paraná, vemos que não há mais espaço para o crescimento que queremos, enquanto o Tocantins desponta. Achamos que é o momento de vir para cá”, declarou.

Os investimentos iniciais previstos são na ordem de R$ 35 milhões, explicou o gerente de Novos Negócios da Batavo, Mário Dykstra. Segundo ele, ao final da instalação da filial, o valor pode chegar a R$ 150 milhões investidos. A previsão da cooperativa é que, após instalada, gere 80 empregos diretos e mais de uma centena de vagas indiretas. “A intenção é trazer cooperados do Sul, mas também fazer parcerias com cooperativas já existentes na região”, disse.

Padua falou sobre as potencialidades do Estado e o interesse do Governo em receber novos investidores, enquanto o diretor de Planejamento e Empreendimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Pugliesi, comentou sobre os incentivos fiscais que o Governo oferece e a contrapartida que o Estado poderia dar para receber a cooperativa.

História

A Cooperativa Batavo Agroindustrial tem mais de cem anos de história. Conforme consta em seu site, em 1911, as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região dos Campos Gerais. Elas vieram à procura de trabalho e se engajaram no plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, que vendia terrenos a colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar. O contrato de trabalho incluía uma casa de morada, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Coube a esses pioneiros, em 1925, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, originando a Sociedade Cooperativa Hollandesa de Laticínios. Três anos depois foi criada a Batavo.

A partir de 1943, com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expandiu e iniciou-se o processo de diversificação da produção pecuária e a introdução da cultura mecanizada. Em 1951, o setor de laticínios transformou-se na Cooperativa Central de Laticínios, hoje BRF - Brasil Foods S/A. Desde então, a Cooperativa Batavo focalizou apenas na produção agropecuária, buscando atender ao seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica, a fim de que o produtor pudesse centralizar sua atenção na produção.

As informações são do SEAGRO/TO.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures