ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo: com inflação, leite longa vida é o único produto do setor que resiste ao corte de gastos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/06/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O ataque do dragão, que deve elevar a inflação a mais de 8% em 2015, está fazendo o brasileiro, do mais jovem ao mais velho, abrir mão de alimentos no supermercado. Entre os lácteos, o leite longa vida é o herói que resiste no carrinho. A marca de preferência é, muitas vezes, trocada pela da promoção, mas o alimento não deixou de ser consumido. Já o iogurte, que ganhou destaque nos últimos anos, segundo dados da consultoria Nielsen, especializada em pesquisas de mercado está puxando a desaceleração das vendas dos derivados do leite.

Pesquisa que mede os volumes comercializados entre dezembro de 2014 e fevereiro último, na comparação com o mesmo período dos anos anteriores, mostra que as vendas do leite longa vida, que gravitavam em aumento de 1%, passaram a crescer 5,6% no país. Já o comércio do leite com sabor, que foge da categoria dos essenciais, não só deixou de crescer como despencou 2,3%. O movimento é uma espécie de termômetro do novo modelo de consumo do brasileiro, que, mais rápido do que o governo mostra, já colocou em prática o ajuste fiscal.

Os iogurtes puxaram a perda de dinamismo do segmento lácteo. No período, o brasileiro comprou menos o produto e o ritmo de crescimento nas vendas desacelerou de 5% para 2%; no caso do leite fermentado, desceu de 12,3% para 3,5%, e dos petit suisses, de 11,5% para 6%. Personagem de destaque na redução de consumo, a classe média está deixando de levar para casa alimentos que nos últimos anos abrigou em sua cesta. Esse é o caso da estudante Ana Luiza Soares, de 19 anos. Ela diz que, apesar de gostar bastante dos leites fermentados, deixou de consumi-los. “Acho muito caro”, justifica. Outra coisa que Ana Luiza reduziu foi o requeijão cremoso, pela mesma razão.

Os aposentados Ana Carolina Campos, 78, e José Alexandre da Silva, 89, vão com frequência ao supermercado e também fizeram suas adequações. Estão pesquisando preços, trocaram a marca do leite e reduziram o consumo de queijos e iogurtes. Segundo eles, o ajuste faz parte da matemática para que as despesas caibam dentro da renda da aposentadoria. “Só estamos comprando de vez em quando”, conta Ana Carolina.

“A classe média saiu da fase de reclamar da crise, passou a resolver o problema e tem adotado suas próprias estratégias: pesquisa mais os preços dos produtos, opta por marcas mais baratas, faz compra na rede atacadista com amigos e economiza em itens supérfluos, como iogurtes, embutidos, refrigerantes e sucos. Na prática, está fazendo o ajuste fiscal dentro de casa”, defende Renato Meirelles, presidente do instituto de pesquisa Data Popular, que desenvolve pesquisas sobre a classe C. Estudo recente do instituto mostra que 92% dos brasileiros da classe C têm feito mais economia, 81% estão comparando mais os preços e 62% já procuram novas marcas.
Rafael de Lima Filho, analista da Scot Consultoria, especializada no agronegócio, diz que o consumo do leite continua firme entre as famílias brasileiras, mas a indústria já sente a desaceleração do dos derivados, como iogurtes, requeijão e queijos. Segundo o especialista, o país tem espaço para aumentar as vendas da matéria-prima. “A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aponta que o consumo médio no país é de 175 litros por habitante/ano, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica 210 litros por habitante/ano.”

As informações são do Jornal Estado de Minas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures