ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conservação do solo será fator determinante para a produção de alimentos no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A conservação do solo será fator determinante para o Brasil consolidar sua posição como um dos maiores produtores de alimento do mundo. A afirmação é do 1º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, que participou da cerimônia de abertura do Seminário sobre o Dia de Conservação do Solo, na sede da entidade, em Brasília. O evento é uma parceria da CNA com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril. “O solo é o grande patrimônio do produtor e ele tem plena consciência de que a terra é um bem esgotável se não for tratada corretamente”, enfatizou o vice-presidente.

Martins lembrou as várias técnicas utilizadas nas propriedades rurais para permitir a conservação do solo e a conciliação entre produção e preservação do meio ambiente, como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta e a recuperação de áreas degradadas. Destacou, ainda, o Projeto Biomas, iniciativa desenvolvida pela CNA, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que visa, entre outros objetivos, fornecer ao produtor rural as tecnologias necessárias para que ele produza sem comprometer a conservação do solo, da água e da biodiversidade nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Pantanal e Pampa).

Falou, ainda, sobre o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), do Governo federal, que dispõe de uma série de ações para difundir os métodos relacionados à baixa emissão de carbono na atividade rural. Entre as etapas no Plano ABC, estão a capacitação de produtores rurais e técnicos, além da disponibilização de linhas de crédito para financiar as técnicas de produção sustentável nas fazendas “É uma realidade que devemos abraçar”, afirmou o vice-presidente da CNA.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Caio Tibério Dornelles da Costa, que representou o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, na abertura do evento, já foram aplicados na safra 2012/2013 R$ 2 bilhões em recursos do Programa ABC, que é uma das várias vertentes do Plano ABC e consiste na oferta de recursos para o financiamento destas práticas de baixa emissão de carbono.

O representante do MAPA também abordou o trabalho realizado pela Embrapa voltado para tecnologia e pesquisa. De acordo com o secretário, graças ao uso destes instrumentos a produção de grãos cresceu 114%, nos últimos 18 anos, enquanto a área plantada, no mesmo período, aumentou em proporção bem menor, 27%, mostrando a preocupação em evitar prejuízos ao meio ambiente e aumento de produtividade. “Isso representa o uso de tecnologia e inovação, mostrando que não tivemos despesas e sim investimentos com retorno garantido”, disse Caio Costa. Apesar dos esforços, ele ressaltou que o País pode fazer mais em termos de recuperação de solo, pois o Brasil ainda desperdiça, anualmente, o equivalente a 10 milhões de toneladas de alimentos, gerando prejuízo de aproximadamente US$ 120 milhões/ano. Neste contexto, ele informou que uma das metas do Plano ABC é recuperar 15 milhões de hectares até 2020 para reverter esse quadro.

A abertura do evento contou com a presença de várias autoridades. Participaram da cerimônia o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Guilherme Cabral, o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Valdir Stumpf, o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves, o ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, e o deputado distrital Joe Valle (PSB-DF).

A reportagem é da Assessoria de Comunicação CNA
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures