ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comissão de Leite da FAEMG debate perpectivas para 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/11/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Impactados pelos custos de alimentação do gado em meio à estiagem, e por repetidos recuos no preço do litro de leite, produtores mineiros andam preocupados. O difícil cenário atual, bem como as perspectivas e desafios para o setor em 2016 foram debatidos na última reunião do ano da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), realizada na última quarta-feira (04/11).

Além dos cenários de mercado de lácteos e de grãos, os custos de produção e preços médios, também foram discutidos outros temas de interesse do setor, como a Resolução conjunta SEMAD-IGAM 2249/2014 (que estabelece critérios para implantação e operação dos equipamentos hidrométricos no estado) e a criação de um Conseleite.

Para o presidente da Comissão, Eduardo de Carvalho Pena, este foi o tópico principal da reunião: “É unânime o entendimento de que, para o mercado de lácteos, a criação do Conseleite é indispensável. E urgente. Não adianta debatermos os problemas do setor, custos e preços, se não conseguimos um diálogo racional com a indústria, que no final é sempre quem dita o ritmo, com ou sem justificativas”. Segundo ele, o resultado mais importante da reunião foi a oportunidade para que o grupo debatesse parcerias e estratégias e traçasse um plano de ação para viabilizar o Conseleite o quanto antes: “Agora é correr atrás e buscar torná-lo realidade”.



Pastagens mineiras


Outro ponto de destaque durante o encontro foi a apresentação de trabalho realizado pelo INAES sobre a degradação das pastagens mineiras. Segundo o estudo, 75% delas estão em condições ruins e, apesar de serem extremamente sensíveis ao clima, o mau estado se deve a décadas de degradação e de manejo inadequado. O alto nível de degradação é um dos fatores que mais interferem na rentabilidade do setor, uma vez que prejudica a produtividade e aumenta os custos de alimentação e o tempo de permanência dos animais na propriedade.

Viagem Técnica


O encontro foi também momento para que os membros da comissão pudessem debater as principais lições aprendidas – e como aplicar as boas ideias – de tudo o que foi visto na viagem técnica aos Estados Unidos, realizada em setembro. A comitiva composta por 30 presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais, percorreu os estados de Wisconsin e da Califórnia, visitando fazendas leiteiras, fábricas de laticínios, universidades, centros de pesquisa e a maior feira de gado leiteiro do mundo, a World Dairy Expo, em Madison.  

As informações são da FAEMG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures