ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cautela na indústria de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/06/2014

2 MIN DE LEITURA

24
0


As incertezas quanto ao desempenho econômico do país estão influenciando o otimismo e a confiança do empresário mineiro em relação aos investimentos nas indústrias de lácteos. Segundo o Silemg (Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais), o momento é de cautela e avaliação de mercado. Por isso, não há expectativa de novos aportes. A realização da Copa do Mundo, cujos benefícios ainda não se concretizaram, e o período eleitoral são fatores adicionais que também preocupam bastante o segmento.

"A economia está dando sinais não muito positivos, e isso deixa o setor cauteloso em relação a novos investimentos. Além disso, temos o maior endividamento da população, que pode interferir diretamente no consumo, além do período das eleições. Em relação à Copa do Mundo, esperávamos um ano mais favorável para o setor, principalmente, em relação à demanda por parte dos hotéis e restaurantes. Acreditávamos em um incremento significativo da demanda, já que estes setores precisam se preparar para receber os turistas. Porém, esse possível aumento da demanda ainda não se concretizou", disse o diretor executivo do Silemg, Celso Moreira.

Conforme o representante do Silemg, mesmo com os gargalos enfrentados pelo segmento lácteo e a seca registrada ao longo dos primeiros três meses do ano, a produção de leite em Minas Gerais terá incremento próximo a 4% em 2014, encerrando o período com a geração de 9,2 bilhões de litros.

"O aumento da produção se deve aos preços mais lucrativos pagos aos produtores desde meados de 2013. A remuneração tem sido suficiente para que os pecuaristas invistam nas propriedades, correspondendo ao que a indústria precisava em relação à produção".

Preços

A elevação dos preços pagos aos produtores, cerca de 12% entre janeiro e maio de 2014, tem comprometido a margem de lucro das empresas, que já estão repassando o aumento da matéria-prima para os consumidores. A expectativa da indústria é que os preços pagos aos pecuaristas caiam ao longo dos próximos meses, já que novos repasses de altas poderão interferir no consumo.

"Para a cadeia láctea se manter saudável, seria necessário reduzir o preço do leite nas fazendas em torno de 5%, com o produtor recebendo entre R$ 0,90 e R$ 1,00 pelo litro do leite, valor que gera lucro. Na outra ponta, os preços deveriam ser elevados entre 8% e 10% para que o setor industrial possa trabalhar com uma lucratividade mínima. É necessário também que o varejista se sacrifique um pouco mais, absorvendo uma parte destas elevações", avaliou Celso Moreira.

Mesmo com o encarecimento dos produtos lácteos no mercado final, a expectativa do segmento é que o consumo per capita continue em elevação, principalmente em relação aos produtos de maior valor agregado.

Consumo

De acordo com os dados do Silemg, o consumo do leite, queijo, iogurte, requeijão e outros derivados é crescente. Há dez anos, cada habitante ingeria por volta de 130 litros de leite por ano. Hoje já são 175 litros, muito próximo dos 180 recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

"A demanda por produtos diferenciados e de maior valor agregado é crescente e a indústria tem investido na diversificação das opções", completou Moreira.

As informações são do Diário do Comércio.
 

24

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SÉRGIO ALVES CÂNDIDO

LAVRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2014

Ano passado recebi até 1,18. Esse ano o mercado não foi, o longa vida caiu e os laticínios estão pagando em torno de 1,04 aqui na região. O que preocupa são empresas antigas do setor e cooperativas quebrando.

Aqui está melhor receber menos e receber que vender pra quem oferece 1,20 mas tem risco de não pagar.
GISMAR SILVA VIEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/06/2014

Eu vejo que a cadeia do leite está muito longo. Temos o produtor, a industria e por fim quem manda, que são os grandes varejos.

A Industria precisa fazer o varejo, diminuindo esta cadeia.

Se isto não acontecer, e se a solução for vender leite em centavos até hoje!! esquece! melhor é todo mundo diminuir a produção! se não tem valor, produzir pra quê?Com estes custos tão alto?

O produtor já mudou a sua expectativa, querem que o leite pelo menos empata com os custos! E que ganhe com a venda de animais. Mas até quando teremos bobo entrando na atividade comprando vaca de 5000,00? Quando terão o retorno do investimento?
LEODOLFO ALVES DO NASCIMENTO FILHO

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/06/2014

Penso que a própria indústria contribui para a queda do preço do leite no varejo.É verdade que se existem apenas três ou quatro grandes redes varejistas que mandam no mercado fica fácil para elas se organizarem e determinarem os preços. Por outro lado se as Indústrias se organizarem melhor podem regular a oferta e terem mais domínio sobre a situação.  
JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/06/2014

Bom dia, hoje 16 de junho de 2014.

Percebe-se á gama de comentários de leitores demonstrando a nossa insatisfação geral no tocante aos valores colocados à disposição dos produtores de leite; um panorama quase inatingível ao que parece pelos assuntos trazidos ao questionamento por quase todos os comentários, certamente teremos que tratar do assunto em pauta com muita cautela. Não sabemos até quando estaremos discutindo. É do nosso conhecimento das alternativas e dos produtos derivados do que produzimos, por vezes em  escala maior e outras vezes em pequenas proporções, mandando-os às indústrias para o seu aproveitamento como o queijo, manteiga, iogurte, requeijão e tantos outros. Por que não, com tanta diversificação no emprego dessa matéria prima, em uso crescente, não propormos para um determinado ano, qualquer que seja ele, desde seu início um preço adequado para o setor? Um repasse, digamos de R$ 1,35 ou 1.40/litro ao longo de 12 meses, fixos, excetuando-se naturalmente os casos fortuitos e marcantes que possam advir; já tem ocorridos muitos em diversas zonas produtoras; agora recentemente no Paraná, Sta. Catarina, etc...

Cá, em nosso origem, o homem do campo, foi sacrificado à vida toda, teríamos como alternativa procurar reduzir estes malefícios, pensando comunitariamente, não só produzir o leite, produzirmos também em nossa área outras matérias primas de consumo animal ( aqui pelo contexto, nossas vacas). Não seria interessante tal diversificação? Certamente seriam mantidos, no referido período varejista, os preços de todas as matérias.

Concluindo, quem sabe nossa posição não seria seguida como exemplo por outros seguimentos industriais, comerciais...
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/06/2014

Da choradeira acima todos tem razão mais a unica que apresentou a solução foi aTatiane Salvati



''produtores de leite vamos diminuir a oferta quando a falta tem preço''



e simples assim, a vamos te que passar o dia recebendo a comitiva de compradores de leite que só aparecem nesta ocasiao
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/06/2014

Em 2014 se o preço ao produtor flutuar abaixo da faixa de R$ 1,00 e R$ 1,10 a indústria vai ter problemas. Para que o produtor possa ter margem e investir um pouco para melhorar sua produtividade, competitividade e a qualidade de seu leite precisa pagar entre R$ 1,10 e R$ 1,20. Na minha página do MyPoint faço considerações sobre isso e uma comparação com o que está acontecendo na Alemanha.



Se os preços ao consumidor não podem absorver os custos de produção do produtor e da indústria e assegurar margens satisfatórias para a sustentabilidade, o varejo é que deveria abrir mão da sua margem e não o produtor que está sem margem.



Não é possível que o roto resolva os problemas do esfarrapado e o primo rico que é o varejo só assista isso. O Governo deveria se preocupar com isso.



Marcello de Moura Campos Filho
TATIANE SALVATI

BARRACÃO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

produtores de leite vamos diminuir a oferta quando a falta ten preco
JULIANO CORREA

NOVA RAMADA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

Ouvi uma vez, que o brasileiro é um dos únicos produtores de leite do mundo a produzir sem nada de subsídios do governo, então me pergunto: Seria por teimosia ou por amor a atividade? amor a atividade eu acho, não diria somente amor, mas sim uma paixão tão avassaladora que nos faz produzir leite com um custo de produção, sem contar custo de oportunidade claro, na casa dos R$0,90, e ainda sonhar em futuros investimentos, em futuras ampliações. Uma exploração vergonhosa de uma das profissões mais magníficas que existe. O produtor precisa 'rezar' para que receba um preço que ao menos cubra suas despesas mensais, como alimentação do rebanho, mão-de-obra, sanidade, genética, qualidade do leite, investimentos, melhorias estruturais, etc.. E o que realmente vemos, empresas, multinacionais, agropecuárias familiares, fábricas de ração ou mineral, literalmente enriquecendo a nossas custas. Pequenas empresas que a alguns anos tocavam suas atividades em garagens, pequenos espaços, hoje realizando construções milionárias, comprando fazendas milionárias, e por ai vai. o Brasil hoje, me desculpem a palavra é a 'dança do crioulo louco', todo mundo ganha muito em cima do nosso produto, nosso trabalho. Precisamos de mudanças, mudanças na politica agrícola do país, controle na taxação de impostos, restrição dos lucros das empresas, pois todos precisam ganhar, e não somente ganhar uma esmola, mas sim um valor justo pelo leite produzido a base de nosso suor, nosso sangue. Como disse, aprendemos a trabalhar sem subsídios agrícolas, mas devemos sim lutar pelos nossos direito, como produzimos um alimente nobre, que ajuda a acabar com a fome do mundo, e temos todo o direito de termos uma remuneração junta por isso.

Um abraço
ROBERTO

ESTRELA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

E ainda hoje recebi outra noticia da laticinio a ração aumentou 8 centavos , mas que legal seguraram o preço do leite , dai tiram do outro lado, faz a conta 20 mil quilos por mes são R$ 1600,00 reais de prejuizo novamente . Quando isto vai acabar?
SILVIO CHINAZZO

NICOLAU VERGUEIRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

ninguém apoia, mas dodos opinam, ninguém faz nada alem disso, e os produtores de  leite estão  continuam trabalhando de graça. Só que podem abandonar profissão  e ai
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/06/2014

Concordo, mas o que eu quero discutir que o produtor usa a terra(custo de oportunidade), maquinários (custo de depreciação), funcionário ou mão de obra familiar (custo de mão de obra), luz, água, tel, combustível, paga impostos, além do custo de alimentação dos animais que geralmente consomem no mínimo 50% da receita, além dos custos de sanidade e genética (acho que não ficou muita coisa de fora,kkk) e ainda trabalha com os problemas climáticos que não tem a quem "repassar o prejuízo". Esse produtor recebendo 1,02 por litro ainda tem lucro, e a industria e o varejo não conseguem com 1,30 R$ (diferença do preço posto na industria no UHT) ter lucro!!! Me desculpe a quem acredita que industria e varejo perdem dinheiro, ou então são muiiiito ineficientes . Devem talvez aprender a administrar com muitos produtores, afinal a vida deles é muito mais difícil.
LAERCIO DE OLIVEIRA

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

Sr.Elvis Luis Basso, o que sei é que o produto industrialisado o governo ja manda um imposto grande e fica feliz,toda a cabeça dos politicos concentra em alguma coisa para aumentar suas receitas, e nunca pensam em alavancar a produçao o que é muito errado. Ok  Nos Países mais desenvolvidos eles ajudam os produtores para que eles continuem e aqui nao tem outro caminho, é por isso que a cana esta tomando conta  concorda?  
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/06/2014

Gostaria de perguntar para os grandes produtores que industrializam a própria produção, se o UHT a 2,35 R$ e o preço da matéria prima a 1,06 posto na industria, se a industria perde dinheiro nesta atividade?
RICARDO LEONEL SOBRINHO

LAGOA DA PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

eu so sei que daqui alguns anos o povo vai lembrar destas frases. voce tomou cafe hoje, voce almoçou hoje, agradeça ao produtor rural . AI TALVES SEJA TARDE DEMAIS porque os filhos dos produtores estao indo para a cidade, e quando os pais morrerem
EDUARDO AMORIM

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

Caros colegas,



A opinião do nobre representante do Sindicato dos Laticínios reflete uma percepção que sempre tive. Não é de hoje que tentam engessar o preço do leite na casa de R$ 1,00 como se este valor cobrisse nossos custos de produção e investimentos. Sempre que o preço do leite ao produtor vai se descolando dos centavos tentam puxar o preço do leite para trás. Como bem lembrado pelo colega Rhudson, em 2008 tivemos leite a R$0,99 e se deflacionarmos este valor (IGPM) teríamos como valor justo para não termos perdas inflacionárias R$ 1,40. O farelo de soja está cotado a algum tempo na casa de R$ 1.200,00 a tonelada, em 2008 não chegava a R$ 600,00. O Milho está cotado a R$ 25,00 a R$ 30,00 e em 2008 era quase metade deste valor, sem falar nos outros custos.

Portanto, com todo respeito, discordo do posicionamento do Diretor Executivo do Silemg de que leite entre R$ 0,90 e R$ 1,00 dê lucro.

Intrigante que vários produtos sobem de preço nas prateleiras, muitos nem alimentos são e não há crise no consumo. Porque quando o produto é o leite, as grandes redes varejistas e indústrias dizem que o consumidor irá diminuir o consumo se houver reajustes? Em verdade, creio que não aceitem que o leite mude de patamar de preço. Não é de hoje que o leite UHT tem sido usado como chamariz pelas grandes redes varejistas e é muito comum as promoções com este produto, cujo objetivo, é chamar a atenção para outros produtos de maior valor agregado. Para tanto pressionam a indústria e esta pressiona o produtor, o elo mais fraco, mais desmobilizado e sem entidades representativas que nos defendam.

Grande abraço a todos.


VALTER AP.CAMPANHOLO

ITURAMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

É isso aí Sr,Roberto, nada mais nada menos do que isso aí. As margens de lucro tanto da indústria como do comércio estão sempre equilibradas e garantidas. Ajustes quando são feitos vem de cima para baixo e os produtores são os para raios, nunca sabem a descarga que vão levar. Quando isso chega ao produtor ou você suporta ou estoura, porque o produtor não tem para quem repassar o prejuízo, mas as empresas de laticínio podem sem nenhum comprometimento chegar em você e dizer que está havendo muita oferta de leite e portando o leite este mês vai ser tal valor e acabou, passa o crédito para sua conta e dane-se o resto, enquanto você que assumiu o compromisso com seus fornecedores, infelizmente não pode fazer a mesma coisa.
LUCAS ALVES MARÇAL

ECOPORANGA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/06/2014

Já dizia um ditado popular : "Se correr o bicho pega e si ficar o bicho come".

É desanimador, nunca vai existir uma política estável na cadeia leiteira.
JOSÉ DE ALENCAR

PIUMHI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

Esse senhor sabe fazer conta, que falar que leite de 0,90 é rentavel para o produtor é um absurdo
LAERCIO DE OLIVEIRA

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

Com certeza o lucro é bem pequeno, o que pode compensar é a cria, no meu caso somente as bezerras que nascem tornam o negocio rentavel. Laercio de oliveira em Luz  MG .
ROBERTO

ESTRELA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

Eu também gostaria de saber quem lucra com o preço a RS1,00 , pois as industrias querem sempre leite com mais qualidade e para ter a qualidade que elas querem quem paga o pato é o produtor e outra os mercados ganham em torno de 30% a 40 % do valor do leite.Acho que o governo tem é que estipulat uns 15% para os mercados e o restante repassar ao produtor , pois as industrias ja ganham milhões em lucros , com o nosso leite fazem diversos sbprodutos ganhando muito em cima de nós. Acho que esta na hora dos politicos do Brasil abrirem os olhos e verem que sem os produtores não existe nada muito menos vida , pois quem vai produzir alimentos se não tivermos produtores felizes e bem remunerados ? As maquinas vão produzir leite ? Farinha ? Ovos ? Então vamos repassar isto pois acho que é um absurdo dizer que os produtoires são os culpados pelo preço do leite. Agora que o ministerio publico esta pegando as maracutaias das empresas que não são idonias quem vai pagar o pato é o produtor ? Agora não podem mais fazer de 1 litro 2 ou 3 ai querem sacrificar o produtor. Se liga Brasil....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures