ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil vai auxiliar no melhoramento genético de rebanho Girolando na Bolívia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) assinaram no último domingo um termo de cooperação técnico-científica para transferência de tecnologia na área de melhoramento genético e de registro genealógico. Assinaram o termo o presidente da Girolando, Jônadan Ma, e o presidente da Asocebu, Erwin Rek.

A oficialização da parceria ocorreu durante feira agropecuária em Santa Cruz de La Sierra, e contou também com a presença dos representantes da Asocebu, o vice-presidente Eduardo Eguez, o diretor Javier Landivar, o diretor técnico Fernando Baldonar.



A próxima etapa da parceria será a capacitação dos técnicos bolivianos para o serviço de registro de animais e a aplicação das ferramentas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O treinamento será realizado no segundo semestre de 2015 e em duas etapas, sendo uma no Brasil e outra na Bolívia, com acompanhamento dos trabalhos por técnicos brasileiros. Apenas os profissionais aprovados em teste serão habilitados para efetuar os registros na Bolívia. Em 2014, a associação brasileira realizou treinamento de 15 técnicos da Asocebu na Bolívia, com aulas sobre as características raciais dos animais Girolando.

A expectativa é de que o convênio possibilite a melhoria da qualidade genética do rebanho local, refletindo no crescimento da produção de leite boliviana. Além disso, é esperada uma expansão dos planteis de Girolando na Bolívia, que hoje são em menor número naquele país. Para o Brasil, a medida representa a ampliação do mercado externo para a raça, que foi desenvolvida por criadores brasileiros por meio de cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, a partir da década de 1940. Reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1996, o Girolando é responsável por 80% da produção nacional de leite no Brasil.

“A meta é expandir esse termo de cooperação técnica para outros países interessados na genética da raça Girolando, tais como: Colômbia, Venezuela, Equador, República Dominicana, Costa Rica”, afirma Jônadan Ma, presidente da entidade brasileira, e que atua como delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para execução do serviço de registro genealógico da raça e do programa de melhoramento genético. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures