ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil: Produção de milho supera a safra de soja

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
O município de São Desidério, na Bahia, obteve a maior receita Agrícola em 2012, desbancando Sorriso, em Mato Grosso, que era líder até então. O ano também foi marcado por mudanças no perfil de culturas: a produção de Soja deixou de ser a principal do País e foi superada pela de Milho, que teve como impulso a expansão da segunda safra.

Os dados são da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), referente ao ano passado e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra ainda que grãos e matérias-primas sofreram com períodos de estiagem e adversidades no clima. Ao todo, 41 das 64 culturas investigadas pela pesquisa registraram queda na produção.

Nesse quadro, São Desidério foi a líder na produção de algodão e respondeu por 124% do volume colhido. Apesar dos prejuízos provocados pela seca, o aumento de preços elevou a receita em 35%, para RS 2,3 bilhões (1,1% do total arrecadado). Apesar de ter perdido o primeiro posto, Sorriso não ficou muito atrás com as safras de Soja e de Milho, faturando RS 2,06 bilhões com sua produção agrícola, 1% do total nacional.

Milho.
O preço mais elevado do Milho atraiu os produtores e fez com que o grão superasse a Soja em volume no ano passado. Só em Sorriso, que teve a maior safra, a expansão da produção foi de 124,6%, para 1,99 milhão de toneladas. O Brasil produziu 71 milhões de toneladas (27,7% a mais do que em 2011). Mais da metade desse volume veio da segunda safra, que pela primeira vez na história superou a primeira. Nos destaques estaduais, Paraná segue como líder, respondendo por 23,3% da produção nacional, seguido por Mato Grosso (22%).

Clima. Prejudicada pela seca, a Soja deixou o posto de principal cultura e a safra foi 12% menor (65,8 milhões de toneladas). A expansão da área destinada ao grão não foi suficiente para evitar a queda e os municípios líderes sentiram os efeitos da estiagem. Sorriso, que respondeu por 3% da produção nacional de Soja, viu o volume minguar para 1,96 milhão de toneladas, uma queda de 6,1%.

Entre os Estados, o Rio Grande do Sul teve o maior prejuízo e perdeu quase metade de sua produção, caindo da terceira para a quarta posição. A saíra em 2012 ficou em 5,94 milhões de toneladas (9% do total), contra 11,71 milhões de 2011. O líder é Mato Grosso, com 33,2% no total nacional.

A seca ainda varreu as produções de diversos produtos, entre eles arroz (-14,3%), feijão (-18,6%), Mandioca (-9,1%) e cana-de-açúcar (-1,8%). No caso da cana, a queda registrada foi a primeira em 12 anos. A laranja também teve produção inferior ao esperado, com queda de 9,1%, influenciada pela crise na Europa, pelas sanções impostas pelos Estados Unidos e pelo ataque de algumas pragas nos laranjais. Na contramão, a produção de café cresceu 12,5%.

Concentração. Os dados do IBGE mostraram também que a produção Agrícola brasileira ainda é bastante concentrada. São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná responderam juntos por 55% de toda a receita de 2012, de RS 203,95 bilhões.

A concentração também é verificada entre as culturas. "Em alguns Estados, a Agricultura está concentrada em poucos produtos. o que pode trazer sérios prejuízos em caso de intempéries ou queda nos preços", advertiu o instituto. A Soja é o principal produto em nove estados, enquanto a cana domina em seis. Em Alagoas, por exemplo, a matéria-prima respondeu por 86% da receita. Já a Soja foi responsável por 574% do valor de produção de Mato Grosso.

Revés
A cidade de Sorriso, que respondeu por 3% da produção nacional de Soja no ano passado, viu o volume minguar para 1,96 milhão de toneladas, uma queda de 6,1%. 

As informações são do O Estado de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures