ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil e Holanda terão projetos de pesquisa conjuntos voltados para a agropecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
Os pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Embrapa Gado de Leite estão fazendo um levantamento de áreas de interesse comuns para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria. Após este levantamento, será elaborado um documento a ser submetido à Federação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que fará uma chamada para financiar parte dos projetos. A Fapemig pretende entrar com metade dos recursos, sendo a outra metade custeada por instituições Holandesas. A Universidade de Wageningen, UFV e a Embrapa ficariam responsáveis por desenvolver os projetos, que devem ter o envolvimento também instituições privadas brasileiras.

A cooperação internacional entre as instituições foi estabelecida durante um workshop realizado nos dias quatro e cinco de novembro no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa. Na ocasião estiveram presentes representantes das três instituições, além do diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu. Segundo ele, é importante que as universidades e os centros de pesquisa trabalhem em conjunto com o apoio do setor empresarial para o desenvolvimento de novas tecnologias votadas para a produção de alimentos.

Workshop – Durante o workshop, os pesquisadores debateram questões ligadas à genética animal e reprodução, nutrição e sistemas de produção animal, qualidade e segurança alimentar e processamento dos alimentos. Para o reitor da Universidade de Wageningen, Alt Dijkhuizen, “o Brasil é o mais importante produtor agrícola do mundo e a Holanda exporta inovações para o setor; se combinarmos nossas forças podemos fazer muita coisa boa para produção de alimentos”, afirma.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, a pecuária de leite pode lucrar muito na parceria com os holandeses. “O Brasil já desenvolveu excelência na produção de grãos; laranja; carne bovina, suína e aves; algodão; cana de açúcar etc. A pecuária de leite precisa ainda ser muito desenvolvida no país, onde há grande demanda por tecnologias. A Universidade de Wageningen, a maior instituição de pesquisa agrícola na Europa, detém grande know how nesta área e essa parceria internacional irá otimizar nossas ações de pesquisa” diz Machado.

A Universidade de Wageningen está localizada no município de Wageningen, uma cidade histórica da Holanda. Trata-se de uma instituição pública, cuja excelência nas ciências agrárias é reconhecia mundialmente. A Embrapa Gado de Leite desenvolve algumas ações conjuntas com a Universidade há vários anos, que inclui visitas técnicas e treinamento em pós-graduação. Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque, “a cooperação entre as instituições é um indicador dos grandes desafios a serem vencidos pela pesquisa em bovinocultura de leite no âmbito internacional”.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares afirma que a aproximação entre as Universidades irá possibilitar a criação de novos produtos e processos tecnológicos voltados para a produção de alimentos. “Nós temos grande expectativa em relação a esta parceria”, conclui.

As informações são da Embrapa Gado de Leite.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS AZEVEDO

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/11/2013

Não faz muito tempo, através desta seção, enviei um comentário relativamente a diminuir a fome pelo mundo, até citei países, como Somália, Etiópia e tantos outros com tantas dificuldades e ainda a possibilidade de unir forças com países europeus, diante de tão pouco espaço existente por lá, a ser explorado e pela dimensão continental de nosso país;

Hoje, através do Milk Point,  tomei conhecimento do Protocolo de Cooperação de Brasil e França, visando parcerias; vejo também os Projetos instituições holandesas mais as instituições privadas brasileiras tomando o rumo com grande expectativa de diminuir as mazelas que há tempo poderiam ser evitadas para produção de alimentos através de nosso país. Muito bom.

Que estes técnicos e pesquisadores encontrem a solução sem vínculos com  esta política malfazeja, ainda bem que hoje abominada pela nossa população de visão.  Agradecemos pela sua dedicação Senhores Técnicos e Pesquisadores. OXALÁ!!!

José Carlos Azevedo, pequeno produtor de leite Itaperuna RJ

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures