ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balde Cheio: 54 fazendas assistidas em Uberlândia/MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/03/2008

1 MIN DE LEITURA

23
0
Tanto em Uberlândia (MG) como em outros municípios mineiros, o programa Balde Cheio está atingindo o objetivo de promover a melhoria da renda do produtor. No estado, são 40 municípios participantes, e está sendo articulada a participação de outros.

Em Uberlândia, ele está sendo desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do de Minas Gerais (Faemg), o Senar Minas e a Cooperativa dos Produtores de Leite de Uberlândia (Calu). Já são 54 fazendas assistidas, oito delas servindo como unidades demonstrativas do projeto.

"O Balde Cheio tem tudo para ser bem-sucedido, pois é simples e sustentável. Além disso, tem grande alcance social, porque está atendendo basicamente a pequenos produtores rurais", ressalta o presidente da Faemg, Roberto Simões.

Os bons resultados são confirmados pelo produtor Roberto Pereira de Oliveira. A produção, que não passava de 70 litros diários no período das águas, aumentou 50% só no primeiro mês. Hoje a produção diária é de 200 litros de leite - sem ampliar o rebanho - com 16 vacas em lactação. "Antes, não anotávamos nada: não tínhamos noção de quanto ganhávamos e gastávamos ou de quanto uma vaca produzia. Agora, controlamos tudo", disse o produtor.

Segundo o presidente da Calu, Eduardo Dessimoni, o sucesso do projeto é tanto que em breve deve dobrar o número de propriedades assistidas na região. Para o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, os resultados do Balde Cheio irão se refletir de maneira significativa na produção nacional, já que o projeto atende prioritariamente o produtor de pequeno porte, categoria que representa 75% do total de pecuaristas de leite do país.

Em linhas gerais, o projeto consiste na adoção de técnicas de manejo de pastagem do gado, controle zootécnico e gestão da propriedade, com o acompanhamento minucioso das receitas e despesas, buscando a maior produção de leite na menor área possível e, conseqüentemente, gerando mais lucro para o produtor.

As informações são do jornal Estado de Minas.

23

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DENIS DE OLIVEIRA RODRIGUES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/01/2022

Quero participa do programa
NILVAN CARDOSO TORRES

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/12/2015

André Barbosa, por favor me passe seu telefone. Preciso urgente tirar algumas dúvidas com você.

Abrçs.
ANDRÉ LUIZ BARBOSA DA SILVA

MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/08/2015

Caro Marcelo, tem sim e o contato da Embrapa em São Carlos - SP é:

(16) 3411-5600

Fale com os coordenadores do programa, Artur Chinellato e/ou André Novo.



Forte Abraço e Sucesso!!!
MARCELO DE PAULA

SANTA RITA DO PASSA QUATRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/07/2015

Tem balde cheio na regiao de sao carlos?


PAULO

EM 01/10/2014

tenho uma area de dois hectarie gostaria de saber se da pra criar cinco vacas de leite e qual o tamanho dos piquetes o capim que plantei e monbaça a raça que escolhe e girolando preciso muito dessa informacao obrigado
EDUARDO HARA

RIO VERDE - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/08/2011

Zilah,



Bom dia!

Tem programa Balde Cheio em Goiás sim!

Entre em contato com o Senar/GO na pessoa do Marcos Bragança que é o responsável pelo programa em Goiás.

Sou eng. agrônomo e na cooperativa que trabalho já iniciamos o programa aqui em Rio Verde.



att,

Eduardo
ZILAH QUINTA ARAÚJO

CORUMBAÍBA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/08/2011

Olá!


Estamos começando a produzir leite, so que a nossa propriedade fica no Estado de Goiás. Dai vi na TV falando sobre o programa Balde Cheio e ficamos encantados. Gostaria de saber se esse programa é so no Estado de Minas Gerais, ou se tem aqui em Goiás. Caso não tenha em Goiás, gostaria de ver a possibilidade de implantar na nossa propriedade, e para tanto se tem algum profissional para nos orientar.
LUPÉRCIO BRAGA LANDIM JUNIOR

MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2008

Gostaria de dizer que estou fazendo parte do programa Balde Cheio, assitido pelos técnicos da Confepar e comunicar ao nosso amigo Edmilson Marques dos Santos, de Campo Grande (MS), que o projeto Balde Cheio já é uma realidade em nosso estado apesar do pouco apoio do poder público
ALBERTO OZOLINS

CAMANDUCAIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2008

Minha propriedade fica em CamanducaiaSul de Minas Gerais, e lá estou implantando esta idéia (Balde Cheio). Mas de acordo com uma visão de manejo natural (na adubação do pasto e na sanidade animal) e integrado (uso biodigestor, faço meu adubo no curral) para baixar os custos. Vou começar a testar este manejo a partir de maio e assim daqui a pouco vou conhecer melhor como ela funciona na prática.

Alberto Lanari
Mestrando FEAGRI/Unicamp
ALLAN DE OLIVEIRA BARBOSA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/03/2008

Aproveito o comentário do Sr. Alcir Ribeiro de Queiroz, de Leopoldina, MG, meu coterrâneo, seria muito bom para os produtores rurais de leopoldina, que tivessemos a implantação do projeto balde cheio na região, servindo para todos municípios circunvizinhos.

Antes de me forma trabalhei com um outros extensionista na região de Juiz de Fora, fazendo estágio com eles, costatei que é um modelo simples que adota tecnologia de baixo custo, aproveitando os recursos disponivéis na fazenda, sem capitalizar investimento muito altos, como adoção de controle de índices zootécnicos, levantamento das áreas por meio da utilização de GPS, manejo adequado de pastagens com utilização de pastejo rotacionado e suplementação de baixo custo como: cana-de-açucar + úreia na época da seca; que apesar de estarmos em 2008, ainda é um mito para muitos produtores o uso desta tecnologia, controle anual do calendário de vacinção e vermifugação do rebanho e adimistração de recitas e gastos etc.

Este seria um modelo de exploração tecnicamente viavél para nossa região, onde a maioria dos produtores se encontra descapitalizados para fazer maiores investimentos em maquínas e implementos agrícolas, além disso oneraria os custos, devido á região ser montanhosa dificultando a mecanização agrícola.

Prescisamos nos mobilizar para que este modelo de exploração seja implantado em nossa região, portanto eu atendo umas propriedades aqui na região de juiz de Fora, na divisa do Rio de janeiro, que algumas estão passando por um processo de transformação para seguir a linha deste modelo .


Allan de Oliveira Barbosa
Extensionista
FLÁVIO CARNEIRO GIRÃO

IPATINGA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/03/2008

Inicialmente queremos parabenizar a todos por esta extraordinária iniciativa;como extensionista com mais de 3 décadas de vivência continuada na atividade, posso afirmar que quando se unem pessoas e entidades em torno de um objetivo, as coisas geralmente acontecsem; recentemente conheci pessoalmente o pesquisador Artur Cninelatto de Camargo e sua equipe; trata-se de um verdadeiro apostólo da eficiência com eficácia na atividade leiteira, com uma importante interface de humanismo e promoção social principalmente para o pequeno produtor rural; merece de todos nós um grande respeito.

Há cerca de quinze meses iniciamos em nossa região, o Vale do Aço Mineiro, uma experiência assemelhada ao Projeto Balde Cheio, envolvendo cerca de 10 (dez) extensionistas, situados em 10 municipios no entorno de Ipatinga (MG), estes técnicos ficariam incubidos de selecionar em seu municipio uma propriedade demonstrativa em bovinocultura de leite, a partir desta propriedade constitui-se um pequeno núcleo municipal de produtores, que irão interragir com os demais núcleos municipais, em eventos como dias de campo, realizados com uma frequencia mensal.

Apartir desta estrutura: produtores mais propriedades demonstrativas mais extensionistas mais Emater - MG mais prefeituras mais parceiros/outros, se montou um Programa regional de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite no Vale do Aço, onde cada propriedade assistida /acompanhada/controlada será comparada com as demais participantes em um torneio de eficiência anual.

Por ocasião dos encontros entre produtores/extensionistas e dias-de-campos são realizadas avaliações/debates/troca de experiências/difusão de tecnologias/praticas bem sucedidas em cada propriedade selecionada; assim está caminhando o programa que já apresenta alguns resultados positivos, e uma significativa mobilização de produtores, que já participaram de algumas ações no municipio circunvizinho de Inhapim (MG), onde o Programa Balde Cheio já está implantado; Está é a nossa experiencia em estar encontrando alternativas (enquanto não se chega ao Balde Cheio).

Desta forma como uma formula onde os principais ingredientes são: mobilização + envolvimento + participação + integração + divulgação + bons produtores + profissionais competentes estamos canhinhando/avançando rumo aos bons resultados; concluimos a instalação de um Campo agrostológico de forrageiras/leguminosas/adubação verde objetivando conhecer as melhores pastagens para nossa região(fotos disponiveis, quando solicitadas.

Veja um exemplo concreto de nossas ações: na última sexta(28/03/2008) realizamos um Dia de Campo na propriedade demonstrativa do Municipio de Timotéo: presença de 75 produtores, 20 extensionistas, revendedores de produtos agropecuários. lideranças politicas, inclusive o Prefeito Municipal /imprens/outros, conhecendo uma propriedade com pastejo rotacionado/ordenha mecanica/matrizes selecionadas e bons resultados
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/03/2008

Infelizmente aqui em Brasília não temos nenhum projeto Balde Cheio, e não temos unidades demonstrativas. Ficamos muito interessados neste fantástico projeto, e gostariamos de saber como implantá-lo em nossa cooperativa.
EDMILSON MARQUES DOS SANTOS

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/03/2008

Parabéns pela iniciativa deste projeto. Sem dúvida é uma das alternativas para o pequeno produtor se desenvolver economicamente e socialmente tendo em vista que tem pouco apoio ou é pouco assistido pelo poder público . Seria de bom se este projeto se estendece para outros estados como o meu que tem muito a evoluir nestá area. Gostaria de saber mais detalhes do projeto, como e onde conseguir.
GUILHERME RESENDE DE OLIVEIRA

LUZ - MINAS GERAIS

EM 20/03/2008

O Projeto Balde Cheio está implantado na cidade de Luz, Minas Gerais, também em parceria com a FAEMG e o SENAR MINAS, através da Cooperativa de crédito de Luz Ltda. Há exatamente três meses iniciamos o trabalho, com 20 produtores do município, sendo assistidos por dois técnicos.

Em pouco tempo, passamos a alcançar resultados como, diminuição de custos, aumento na produção e um dos resultados mais importantes considerados por todos os envolvidos foi a mudança do produtor, que passou a realizar os controles, anotações e melhorou sua percepção frente ao mercado, estando atento e preocupado com a gestão de sua empresa.

Fico muito satisfeito pelo trabalho realizado pelos colegas de Uberlândia e espero que todos os municípios façam o mesmo, busquem juntamente com o projeto ajudar o pequeno produtor.

Parabéns e sucesso a todos.
DEUSIMAR F. DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2008

É de projetos assim que o produtor precisa para se qualificar, para deixar de ser chamado de incompetente por muitos. Tenho assistência de técnicos da UFGO neste mesmo segmento, eles também estão fazendo um belo trabalho. Parabéns a todos.
HELIO PORFIRIO GUIMARÃES

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 14/03/2008

Conheço o projeto balde cheio, no Rio de Jneiro e Bahia, e realmente tem demonstrado uma alta viabilidade. Estamos tentando parceria com a Embrapa para implantá-lo em nossos projetos de assentamentos de trabalhadores rurais. No Espírito Santo, principalmente no norte do estado, onde o INCRA desapropiou uma fazenda que é propícia para a produção de leite.

O pontecial de produção de leite em pastagens tropicais são grandes e seus limites ainda são imperceptíveis, quando o sistema perder o complexo de inferioridade, o produtor souber manejá-las corrertamente, ousando introduzir vacas leiteiras especislizdas, com boa persistência alta produção, o Brasil poderá ser o maior produtor de leite do mundo.
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/03/2008

Meus conterrâneos mineiros estão de parabéns, e isso que precisa a pecuária não só de Minas mas de todo brasil. Não adianta grandes extensões de terras, mas se forem mau exploradas, não obteremos resultados, com essas atitudes e que vem o progresso. Só espero que no meu estado que é Goiás, aconteça estas maravilhas, para impulsionar não só a pecuária, mas também a agricultura.

Abraços a todos e parabens
PAULO MOREIRA JANUARIO

PARÁ DE MINAS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 13/03/2008

Prezados(as), Venho por meio deste disponibilizar meu telefone de contato para os que interessarem em comercializar Farelo de Soja, com a melhor qualidade do Brasil e o melhor, com preços muito atrativos além de demais insumos:

37-3231-6336

unigrao@unigrao.com.br
ANDRÉ LUIZ BARBOSA DA SILVA

MACAÉ - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/03/2008

Prazados(as), faço parte do programa, como técnico, desde 2005 e quero deixar meu testemunho de como ele tem revolucionado corações e mentes em vários cantos do país.
Parabéns a todos(as) que acreditam no "Balde Cheio".
Um forte abraço!!!
Sucesso!!!
JOSE EDUARDO JUNQUEIRA FERRAZ

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/03/2008

Não me causa espanto em função da capacidade de gestão pública voltada para agropecuária de Minas Gerais do então prefeito de Uberlândia (Odelmo Leão), pelo belo trabalho implatado como secretário de estado e também presidente da FAEMG. Não podia ser diferente em sua cidade.

Parabéns, Odelmo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures