ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: estado terá o primeiro laticínio do Brasil a beneficiar apenas leite de propriedades livres de brucelose e tuberculose

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Na tarde de terça-feira (19/05), no Povoado Caldeirão, município de Uibaí, será inaugurada a primeira usina de beneficiamento de leite proveniente exclusivamente de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado e incentivar a produção da bacia leiteira da região, o empreendimento será inaugurado pelo governador da Bahia, Rui Costa, com a presença dos secretários e diretores dos órgãos envolvidos, políticos e produtores da região.

O laticínio está sob a administração da Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), contou com um investimento da ordem de R$ 700 mil do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR).

Com capacidade instalada de 10 mil litros de leite/dia para o processamento de leite pasteurizado, manteiga, iogurte, bebida láctea e queijos, os produtos lácteos vão possuir o Selo de Inspeção Estadual, vinculado a uma etiqueta que os diferenciam quanto à garantia e segurança do alimento ao consumidor, ambos fornecidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O diferencial está na garantia da matéria-prima adquirida, já que as propriedades têm a procedência de sanidade dos rebanhos como livre de brucelose e tuberculose. A coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose na Bahia, Luciana Ávila, esclarece que o leite está dentro dos parâmetros tecnológicos e higiênico-sanitários, já que o trabalho de adequação das propriedades como livre dessas enfermidades vem acontecendo desde 2008 no município. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste e a sexto do país no ranking de rebanhos livres de brucelose e tuberculose, contando com 20 certificadas e 5 em processo de certificação.

“Nosso compromisso é com a saúde pública, uma vez que a elaboração do projeto para construção do laticínio vem para regularizar a atividade irregular. Esta é mais uma conquista para os agricultores familiares, além de ser um exemplo de cooperação e trabalho multifuncional e multiinstitucional do Governo do Estado”, completa o direto-geral da ADAB, Oziel Oliveira, ressaltando que o Parque Industrial leiteiro da Bahia conta com 184 empresas registradas no Serviço de Inspeção, sendo 154 no SIE e 30 no SIF.

Neste ato acontecerá também a entrega do certificado de inspeção estadual ao empreendimento, legalizando a produção de produtos lácteos seguros e de qualidade, bem como dos certificados de propriedade livre de brucelose e tuberculose aos produtores.

Brucelose e Tuberculose

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao instituir em 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), reconheceu essas doenças como problemas de saúde animal e de saúde pública no Brasil. São zoonoses causadoras de consideráveis prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produzem na produtividade dos rebanhos e dos riscos que acarretam à saúde humana.

A brucelose é uma doença infecto contagiosa causada por bactérias do gênero Brucella abortus. A brucelose é uma enfermidade que atinge, principalmente, de fêmeas bovinas e bubalinas adultas e em gestação. A tuberculose é uma doença crônica que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e o contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados constituem possíveis vias de transmissão, sendo esta última especialmente importante.

O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

As informações são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GREGORY ÂNGELO LADEIA FORTUNATO

ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/05/2015

Parabéns a todos envolvidos pela iniciativa .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures