ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Apesar das chuvas irregulares, plantio de soja avança aceleradamente no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
As chuvas no Cerrado brasileiro estão colaborando para a estratégia dos produtores de antecipar o plantio de soja neste ciclo 2016/17. Sobretudo em Mato Grosso, a ideia é antecipar ao máximo a colheita da oleaginosa e na sequência ampliar a área a ser plantada com milho na segunda safra, a chamada "safrinha". Nesse contexto, consultorias apontam que a semeadura de soja se desenvolve em um ritmo acima da média dos últimos anos.

plantio de soja - Mato Grosso

Segundo a INTL FCStone, em todo o país o plantio do grão já atinge 29,8% da área estimada para a safra 2016/17, nível normalmente alcançado apenas na primeira quinzena de novembro. E isso apesar das chuvas irregulares que atrasaram o início dos trabalhos em algumas regiões, especialmente em setembro.

Para Daniele Siqueira, analista da AgRural, essa irregularidade está dentro do esperado para o início da primavera. "Até o momento, vemos um clima normal para o período e as perspectivas são animadoras. No ano passado é que tivemos o pior cenário da história". Daniele lembra que ainda existe a expectativa de que o La Niña ainda tenha uma influência positiva para as lavouras do Nordeste e do Centro-Oeste, ainda que seja motivo de preocupação no Sul, já que poderá derrubar os índices pluviométricos na região.

Na avaliação da Safras & Mercado, a área de soja plantada no país já atinge 26,4% do total previsto, mais que os 18,3% do mesmo período do ano passado - quando houve grandes problemas provocados por estiagens no Centro-Norte e acima da média de 18,8% das últimas cinco safras consideradas com desempenho normal. "Não estamos vendo neste ano problemas de semeadura no Brasil. Devemos, sim, ter uma área de milho elevada neste ano, mas isso não deve gerar grandes mudanças na safra de soja", diz Luiz Fernando Gutierrez, analista da consultoria

Regionalmente, o destaque é Mato Grosso. A área plantada no Estado já chegou a 42,3% do total previsto pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea/Famato). "Esse nível foi atingido em anos anteriores de duas a quatro semanas mais tarde, a depender da região. Uma questão chave a ser analisada é a intenção de plantio na safrinha, já que fica claro que a área de milho no Estado atingirá um recorde expressivo", avalia Thadeu Silva, diretor da FCStone. Em Mato Grosso, segundo o Imea, o adiantamento do plantio poderá ser "mocinho" ou "vilão", a depender das chuvas.

No Sul, a AgRural calcula que 51% da área total prevista já foi plantada no Paraná, onde os trabalhos estão adiantados, e que no Rio Grande do Sul o percentual cai para 1%, o que é normal para essa época do ano. De modo geral, os sinais disponíveis corroboram as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de que novos recordes serão quebrados em 2016/17 - a área plantada no país poderá chegar a 34,2 milhões de hectares e a colheita, a 104 milhões de toneladas. 

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures