ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO

Anffa Sindical divulga nota oficial sobre prisão de Fiscal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2014

3 MIN DE LEITURA

2
0
A Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários no Rio Grande do Sul apoia as investigações realizadas pela Polícia Federal para apurar a ocorrência de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A entidade salienta que entre os denunciados, apenas um é Fiscal Federal Agropecuário, os demais são agentes de inspeção, servidores de nível médio que apoiam o trabalho da fiscalização.

A secretária-geral da DS-RS Anffa, Jeanice Jung de Andrade, afirma que o mais importante, neste momento, é descolar esta prática, que é isolada, da fraude do leite que vem sendo investigada pelo Ministério Público, com o apoio diligente de Fiscais Federais Agropecuários. A apuração da Polícia Federal aponta irregularidades em questões administrativas, como emissão de documentos oficiais, não tendo diretamente a ver com a qualidade do leite. “A prisão de um único fiscal não pode manchar o trabalho incansável desenvolvido pela categoria ao longo de mais de um século de atuação no país”, alerta Jeanice.

A Diretoria Jurídica da Anffa-RS irá acompanhar o resultado das investigações e tomará as medidas necessárias, caso a denúncia de corrupção seja confirmada.

NOTA OFICIAL ANFFA - RS

Honestidade, ética e eficiência são pré-requisitos fundamentais para ocupar o cargo de Fiscal Federal Agropecuário. Por isso, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), através de sua Delegacia no Rio Grande do Sul, vem a público manifestar seu apoio às investigações realizadas pela Polícia Federal na Operação Pasteur.

Os Fiscais Federais Agropecuários (FFAs), servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções há mais de 140 anos no serviço público federal e, como carreira, há mais de 10 anos trabalham para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar às famílias brasileiras.

Os Fiscais Federais Agropecuários são reconhecidos pela sua capacidade técnica e profissional e atuação calcada em princípios éticos e morais, cumprindo seu papel de maneira inatacável e contribuindo para os grandes resultados amplamente reconhecidos do agronegócio brasileiro. Uma de suas principais atribuições é de alta relevância pública - defender os direitos básicos dos consumidores à saúde e à segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos impróprios ao consumo. Assim, quem faz opção por uma carreira típica de Estado como esta, deve abrir mão da riqueza e se dispor a servir à nação e a defender o interesse coletivo sobre o privado.

A atuação dos FFAs é essencial à preservação da saúde da população gaúcha e brasileira, como ficou emblematicamente evidenciado pelas exitosas operações conjuntas com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, que se tornaram conhecidas como “Operação Leite Compen$ado”. Nessas os FFAs empenharam-se de forma exemplar, lutando contra pressões internas e externas, para desbaratar vários esquemas de adulteração de leite.

A atuação em conjunto entre o Ministério Público e os Fiscais fez com que aumentassem as sanções aos fraudadores, tanto no âmbito administrativo como no criminal, fazendo com que estes fossem excluídos da cadeia produtiva. Desenvolveu-se um modelo de ação que está servindo de exemplo a outros estados brasileiros. Os Fiscais gaúchos se orgulham de seu trabalho e, segundo dados do próprio Ministério, o leite produzido no estado possui o maior índice de conformidade do país, com 97,4% das análises resultando em produto seguro e apto para o consumo.

O MAPA não está livre de eventual conduta delituosa cometida por alguns agentes de forma isolada, mas não deve permitir ataque à esmagadora maioria de seus servidores. Para tanto, a DS-RS ANFFA Sindical, entende ser necessária também uma apuração ágil e minuciosa de possíveis irregularidades e reponsabilidades no âmbito administrativo.

A carreira de Fiscal Federal Agropecuário é constituída por uma maioria de servidores íntegros e dedicados que têm demonstrado sua competência e dedicação ao longo de anos. É por isso que não se hesitará em “cortar na própria carne”, se isto for preciso, para defender a população brasileira.

Diretoria da DS-RS ANFFA Sindical.

As informações são da Assessoria de Imprensa - Anffa-RS.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ DALL'ASEN

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/12/2014

Querem dar exemplo, porém de que maneira que até os próprios fiscais estão envolvidos nas fraldes de leite, onde está a honestidade deste pessoal do Mapa que se acham superiores a seus comandos.
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 20/12/2014

No nosso Brasil il il il tem o mensalão, o petrolão e agora teremos o leitão...enquanto isto a vaca e produtor rural vão para o brejo.

Tenho esperança de um dia teremos mais honestidade em todos órgãos normativos e de fiscalização. O modelo que está aí é démodé. Precisamos avançar e tirar a vaca do brejo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures