ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

10 mesorregiões foram responsáveis por 60% do crescimento na produção de leite desde 2004

POR NAJARA NINO DINIZ

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2015

2 MIN DE LEITURA

7
0
A produção brasileira de leite já ultrapassa o dobro do que era há 25 anos. Desde 1990, cresce quase 4% ao ano, estimulada pelo aumento do consumo e pela consolidação de novos estados que ganharam representatividade na produção de leite. Entre as 10 mesorregiões que mais cresceram (em volume produzido) nos últimos 10 anos, as do Sul ocupam 5 posições, enquanto as outras 5 foram divididas entre Minas Gerais (3 mesorregiões) e Goiás (2 mesorregiões).

A primeira colocada em crescimento, Noroeste Rio Grandense (RS), teve um aumento de quase 2 bilhões de litros em sua produção desde 2004. Isso representa 92% da produção da região Norte inteira em 1 ano.

Tabela 1 – Ranking das 10 mesorregiões que mais cresceram na produção de leite em volume nos últimos 10 anos e produção diária de leite em 2004 e em 2014 (em mil litros).



Em 10 anos o Brasil teve aumento um aumento de 11,7 bilhões de litros de leite em sua produção e as 10 mesorregiões que mais cresceram nesse período contribuíram com 60,6% dessa evolução. Ao analisarmos as 10 mesorregiões que mais cresceram em porcentagem desde 2004, a região Norte é a que possui o maior número de representantes. Das 10 primeiras ranqueadas, metade é da região Norte.

A região Sul apresentou 3 mesorregiões entre as que tiveram maior taxa de crescimento. Um reflexo disso é que, em 2014, ela se tornou a maior produtora do Brasil, ultrapassando a região Sudeste. Além disso, é nessa região do país que tem havido a maior parte dos investimentos em fábricas para a produção de derivados lácteos – diversas empresas passaram a operar ou tem investido na ampliação de suas plantas.

O Sul do Amapá, primeira mesorregião colocada no ranking, cresceu 14,6% ao ano no período entre 2004 e 2014 e pulou dos 4,8 milhões de litros em 2004 para 13 milhões de litros em 2014. Isso representa um salto de 4 mil litros produzidos diariamente (em 2004) para 17 mil litros atualmente. Ainda assim, é uma quantidade muito baixa, menor inclusive que a produção de diversas fazendas listadas no Top 100 MilkPoint 2015: o Sul do Amapá ficaria na 22ª posição.

Tabela 2 – Ranking das 10 mesorregiões com maior taxa anual de crescimento nos últimos 10 anos (em %) e produção anual de leite em 2004 e em 2014 (em mil litros).



Mapa 1 – Produção de leite nas regiões, estados e mesorregiões brasileiros em 2014 (em mil litros).

Clique nas regiões para checar a produção de seus estados e mesorregiões.
 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JONAS

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/12/2015

O extremo Sul da Bahia tem potencial para crescer muito em produção e produtividade, existem bons trabalhos na região que podem ser multiplicados. Porém com apenas um laticínio importante na região, os produtores estão retraindo os investimentos em leite e desviando recursos para outras atividades, como gado de corte e agricultura.

Sem concorrência não adianta ter volume e qualidade!

Uma pena!!!
DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/11/2015

Ao observar as regiões mais expressivas em produção de leite no país vai ao encontro do que sempre comentei. Há anos que o leite migrou e procura novas fronteiras a Oeste do país e a oeste dos Estados.
NAJARA NINO DINIZ

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 27/11/2015

Maria Luzineuza,



Realmente a maior produção de leite no estado do Pará se concentra na região Sudeste, como mostra o Mapa 1 - Produção de leite nas regiões, estados e mesorregiões brasileiros em 2014 (em mil litros).



Porém, a tabela mostra quais mesorregiões brasileiras tiveram maior crescimento em 10 anos. Mesmo que a produção ainda seja pequena, a tabela 2 mostra que na região metropolitana de Belém ela aumentou bastante de 10 anos para agora, e por isso está ranqueada entre as 10 de maior crescimento percentual.



Najara - MilkPoint Mercado

MARIA LUZINEUZA ALVES GOMES DA MAIA

MARABÁ - PARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/11/2015

A Região metropolitana de Belém, não contabiliza a maior produção do Estado do Pará, a maior produção de leite estão na Região Sul e Sudeste do Estado do Pará.
CHRISTOPHE FARAUD

NATIVIDADE DA SERRA - SÃO PAULO

EM 26/11/2015

940 milhões de litros com 773 mil vacas. Assumindo 305 dias de lactação por vaca/ano (eu acredito que deve ser longe da realidade), isso da uma media de 3.98 l/dia por cabeça. Tem bastante espaço para melhorar.
SAMUEL JOSE DE MAGALHAES OLIVEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/11/2015

Parabéns pela compilação de informações. Muito ilustrativo...
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2015

A mesorregião mais eficiente do Brasil é o sul e sudoeste mineiro pois é o leite mais barato do Brasil segundo o CEPEA e a sétima que mais cresceu em volume de produção.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures