ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

10 matérias mais lidas no MilkPoint em 2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2015

5 MIN DE LEITURA

0
0
As perspectivas do mercado internacional do leite, a análise do Ranking Leite Brasil, artigos técnicos sobre pastagem e reprodução e a construção de uma fazenda na China para ajudar o mercado russo foram alguns dos temas que ganharam destaque no MilkPoint ao longo de 2015. O levantamento dos 100 maiores produtores de leite do Brasil, a análise de produção de leite por municípios brasileiros e o projeto lançado pelo MilkPoint para captar fazendas inovadoras de leite também entraram no ranking dos mais lidos. Confira abaixo a seleção completa:

1) Top 100 2015: O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento Top 100, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. O Top 100 MilkPoint 2015 teve como base as maiores fazendas leiteiras do ano de 2014. Para esse levantamento o MilkPoint contou com a colaboração de centenas de leitores, o que tornou possível obter as informações necessárias para a publicação da listagem dos 100 maiores produtores de leite. Veja o levantamento completo clicando aqui.

2) Fazenda com 100.000 vacas está sendo construída na China para ajudar o mercado russo. Em julho, foi anunciado que uma fazenda com 100.000 vacas leiteiras está sendo construída na China para ajudar a abastecer o mercado russo. A Interfax – agência de notícias russa não governamental – revelou que a fazenda faz parte de uma parceria entre Rússia e China. Continue lendo.

3) 2015 - Perspectivas do Mercado Internacional de Leite, por Otavio A. C. de Farias, diretor da Alliance Commodities – Brasil: Em 2014, houve grande volatilidade no mercado mundial de leite, com forte alta no inicio do ano, seguida de queda consistente até inicio de 2015. Como se vê em relatórios de mercado, analistas estimam que mercado poderá ainda ficar fraco até pelo menos meados de 2015; alguns, mais pessimistas, estimam uma melhora apenas no final deste ano. Em dezembro de 2014, o banco holandês Rabobank estimou que uma recuperação sustentada levaria ainda “um ano para ocorrer” devido ao excesso de oferta no mundo. Leia o material completo.

4) O sexo da cria pode influenciar a produção de leite da mãe? "As fêmeas dos mamíferos pagam altos custos energéticos para a reprodução, e o maior deles é imposto pela lactação. A síntese de leite requer, em parte, a mobilização de reservas corporais da mãe para nutrir a cria. Inúmeras hipóteses têm sido levantadas para predizer como a mãe diferenciadamente investe na cria macho ou fêmea, porém poucos estudos têm abordado o efeito do sexo da cria na produção de leite da mãe", por Ricarda Maria dos Santos, Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. e José Luiz Moraes Vasconcelos, Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu. Leia o artigo completo.

5) Ranking Leite Brasil: captação das maiores empresas cresce 5,9% em 2014.
Foi divulgado no mês de abril pela Leite Brasil o resultado do Ranking dos maiores laticínios do Brasil. O ranking mostrou as 13 maiores empresas do setor (no levantamento anterior, figuraram 12 empresas), que tiveram um crescimento de 8,9% na captação de leite, somando um total de 9,4 bilhões de litros. Saiba mais.

6) Produção por município: MG tem mais municípios entre os maiores, RS lidera nas cidades com maior produtividade. No ranking dos 200 maiores volumes de produção, Minas Gerais foi o estado com maior quantidade de municípios, com 61 sendo do estado. Em seguida aparecem Paraná (38 cidades) e Goiás (30 cidades). Leia a análise completa. 

7) Projeto Fazendas Inovadoras: quais são as fazendas mais inovadoras do leite brasileiro? O MilkPoint lançou o projeto a fim de descobrir novas fazendas produtoras de leite no Brasil e que estão fazendo a diferença. O intuito é explorar a história e o desenvolvimento de fazendas que estão obtendo desempenho acima da média, de acordo com vários critérios distintos, incluindo o sistema de produção como um todo. Participe indicando uma fazenda!

8) Como calcular o tamanho e a taxa de lotação dos piquetes em sistema de pastejo rotacionado? “A resposta mais simples que comento com as pessoas é que o rotacionado varia de acordo com sua propriedade, sua área, número de animais, ou ainda, o que mais gosto de dizer é que, para gado de leite, está relacionado com a média do número de animais por lote (se possível utilizar um rotacionado por lote). Enfim, quanto menor for o rotacionado melhor e mais intensivo será o manejo e, portanto, melhor poderá ser, mas já vi o contrário acontecer. Sobre categorias animais, se puder, separe por idade, por lotes e ainda principalmente, sem sombra de dúvidas, por espécie”, por Marco Aurélio Factori, Prof. Substituto de Nutrição de Ruminantes - DMNA - FMVZ/UNESP/Botucatu-SP. Leia o artigo completo.

9) Estudante do Rio Grande do Sul desenvolve método de rápida detecção de fraude no leite. Uma fita similar a um filtro de coar café embebida em reagentes químicos que mostra a presença de substâncias tóxicas no leite em apenas um minuto. Com esta invenção simples e barata, já que cada kit sai ao preço de R$ 4,31, Joana Meneguzzo Pasquali, de 17 anos, ganhou o prêmio Jovem Cientista, na categoria estudante do ensino médio. O anúncio dos vencedores foi feito no mês de maio em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em sua 28ª edição, a premiação abordou o tema segurança alimentar e nutricional. Saiba mais detalhes.

10) Gestantes que bebem leite durante a gravidez têm filhos mais altos e com QI mais elevado. "Cientistas dos Estados Unidos, Islândia e Dinamarca desenvolveram uma pesquisa conjunta que mostrou que a altura de indivíduos na vida adulta foi diretamente relacionada com a quantidade de leite que suas mães consumiram durante a gestação. Um estudo anterior, publicado no American Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2007), já havia mostrado que bebês filhos de mães que tinham o hábito de beber leite durante a gravidez apresentavam maior peso e altura ao nascer. O objetivo desse novo trabalho, publicado no European Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2013), foi avaliar se esses efeitos benéficos se mantinham até a idade adulta", por Flávia Fontes, Editora-Chefe da Revista Leite Integral. Continue lendo.

A Equipe MilkPoint deseja a todos um Feliz 2016 e uma boa leitura para o ano que se inicia!

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures