ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de leite e seus aspectos econômicos e sociais são assuntos da Emater/RS-Ascar na Expodireto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A bovinocultura leiteira, importante atividade no dia a dia dos agricultores familiares, será um dos assuntos das parcelas demonstrativas da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2014, a ser realizada a partir de hoje, dia 10, até sexta-feira, 14, em Não-Me-Toque. Produção de leite à base de pastagens, qualidade do leite e qualidade de vida dos produtores são os tópicos que farão parte da abordagem da Extensão Rural.

A produção de leite à base de pastagens, preconizada pela Emater/RS-Ascar, terá nesta edição da feira ênfase nas pastagens perenes. O que se busca, de acordo com os técnicos, é um menor custo de produção, maior tempo de utilização das pastagens e maior suporte de animais por área. Os visitantes poderão conferir unidades demonstrativas com Tifton 85, capim curumim, capim elefante, alfafa, cana-de-açúcar, entre outras alternativas para pastagens. Além disso, uma sala de ordenha com equipamentos e resfriador estará exposta.

De acordo com o coordenador da parcela, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Oldemar Weiller, a ideia é mostrar ao produtor a atividade como um todo, lembrando não apenas a importância da redução de custos da produção, mas também a diminuição da penosidade do trabalho, as ações para a manutenção da qualidade do leite e a organização do trabalho dentro da propriedade, com a divisão de tarefas entre os membros da família.

“Vemos que a produção de leite a pasto é o sistema que dará melhor resultado na eficiência produtiva e econômica para o produtor. Temos muitas alternativas para poder fechar o vazio (outonal e primaveril) e oferecer forragens o ano inteiro para o gado. Também queremos mostrar que instalações adequadas para a ordenha, por exemplo, podem diminuir a dificuldade no trabalho das pessoas que desenvolvem essa atividade”, explicou Weiller.

Cenário

O Brasil ocupa a quarta posição entre os países produtores de leite e no cenário nacional o Rio Grande do Sul é segundo maior Estado produtor, responsável por 12,5% da produção. De acordo com o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataides Jacobsen, ao longo dos últimos anos a produção de leite no Rio Grande do Sul tem crescido acima dos níveis nacionais. “Conforme dados do IBGE, a produção de leite no RS de 2000 para 2012 aumentou em 92,65%”, disse. Jacobsen também destaca que é possível ainda expandir. “De acordo com dados da FAO, o consumo per capita de lácteos nos países desenvolvidos é de 235,2kg/habitante/ano e o consumo nos países em desenvolvimento é de 68,2kg/habitante/ano. Isso demonstra o potencial de mercado para crescimento”, salientou.

Incentivos

O Governo do Estado tem incentivado e beneficiado agricultores familiares por meio do Programa Estadual Leite Gaúcho. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo nos anos de 2011, 2012 e 2013, o Programa teve investimento de R$ 31 milhões em projetos executados ou em execução. “Nos três anos, apostamos em atividades como a assistência técnica intensiva a 19.889 famílias e capacitação de 14.980 famílias no Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar. Realizamos de 589 projetos de Sementes Forrageiras, Conjuntos de Inseminação Artificial e Unidades Experimentais Participativas e fizemos 303 convênios com prefeituras, beneficiando 84.591 famílias. Conveniamos ainda com sete entidades agroecologiastas e implementamos 179 Unidades Produtivas de Fruticultura e 93 de Olericultura”, disse o secretário da SDR, Ivar Pavan.

As informações são da Rádio Progresso de Ijuí.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures