ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa disponibiliza página na Internet sobre controle de carrapatos em bovinos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O carrapato do boi é um dos maiores percalços enfrentados pelo produtor. Pensando nisso, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) disponibilizou uma página na Internet com o intuito de orientar e alertar os pecuaristas com relação à importância do carrapato em sua propriedade.

A iniciativa, que pode ser acessada pelo endereço https://carrapatos.cnpgc.embrapa.br, é fruto de um projeto de pesquisa da Embrapa Gado de Corte, vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e tem como responsáveis os pesquisadores veterinários Ana Karla Moulard de Mello (Agraer) e Renato Andreotti e Silva (Embrapa).

"Na Internet o produtor encontrará indicações dos melhores carrapaticidas (Biocarrapaticidograma) para os rebanhos e informações técnicas para o seu uso eficiente. Por meio do controle eficaz de carrapatos o produtor consegue reduzir seus custos e ao final apresentar um produto de qualidade superior. Sempre há uma preocupação com os ganhos, mas também precisa haver uma atenção especial com a qualidade", destaca o cientista da Embrapa Renato Andreotti.

Ele detalha ainda que na página há um passo a passo para os procedimentos para coleta e envio de carrapatos ao laboratório, localizado na Embrapa Gado de Corte. É necessário um agendamento, via correio eletrônico para o envio das amostras. A escolha do carrapaticida deve ser feita por meio de testes específicos e os produtos são selecionados a partir dos resultados. Entre 35 e 40 dias os resultados estão prontos e são válidos somente para a propriedade onde foi realizada a coleta dos carrapatos.

Isso se deve à diversidade de informações sobre o ciclo de vida dos carrapatos, suas relações com as variações de temperatura e umidade, o manejo das pastagens e outros dados. Caso não haja esse controle estratégico a resistência dos carrapatos aos produtos disponíveis tende a permanecer, agravando os danos causados pelos parasitas, como anemia, quedas no peso e na produção dos animais, desvalorização dos couros, transmissão de agentes causadores de doenças, contaminação ambiental e dos derivados de origem animal e até intoxicação da pessoa que aplica o carrapaticida.

O projeto da Embrapa sobre o monitoramento da resistência dos carrapatos aos carrapaticidas nas bacias leiteiras de Mato Grosso do Sul objetiva conhecer o índice de resistência dos carrapatos a produtos antiparasitários e indicar meios e métodos de minimizarem o problema.

A proposta prevê coletas de amostras de carrapatos de forma estimulada em 50 municípios de Mato Grosso do Sul e nas oito bacias leiteiras. Os médicos-veterinários esperam conhecer a realidade do desenvolvimento da resistência dos carrapatos em MS e criar condições para novas orientações de seu controle.

Para mais detalhes acesse https://carrapatos.cnpgc.embrapa.br.

As informações da Embrapa Gado de Corte, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures