ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entrevista: Ana Fernandes, do MilkPoint Portugal, fala sobre o novo portal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Depois de atuar exclusivamente no mercado brasileiro por quase 14 anos, o MilkPoint, principal site de informações do setor leiteiro no Brasil, dá seu primeiro passo para a internacionalização, lançando uma nova unidade europeia, sediada em Portugal. O projeto visa utilizar a expertise do portal brasileiro, adaptando-o à realidade portuguesa, tornando-o referência na disseminação da informação de qualidade para a cadeia produtiva do leite no país.

Para falar mais sobre esse novo projeto, entrevistamos a Ana Cristina Fernandes, coordenadora do MilkPoint em Portugal. Ana é farmacêutica, com uma longa experiência na área da veterinária, e foi gerente de comunicação da Hipra no país.


1-O que te motivou a levar o MilkPoint para Portugal?

Nestes últimos anos o meu trabalho passou essencialmente pelo Marketing Farmacêutico Veterinário. Participei no lançamento da primeira vacina contra as mamites em Portugal, o que me despertou para a importância da cadeia do leite no nosso país.

Neste trajeto profissional, conheci o MilkPoint Brasil, o que me encantou logo inicialmente. O fato de o MilkPoint ser um portal em língua Portuguesa, muito bem estruturado e em Portugal não haver nenhuma publicação on line/impressa que abrangesse toda a cadeia, e que conseguisse abranger temáticas tão variadas como por exemplo, dados de mercado ou nutrição e reprodução.

Não faria sentido começar um novo portal a partir do zero, havendo a possibilidade de fazer esta parceria com um país lusófono, com um know how imenso nesta matéria.

2- Como você definiria o mercado lácteo português?

Trata-se de um Mercado obviamente pequeno, mesmo dentro da própria Europa. No entanto somos auto-suficientes em termos de produção.Doutro ponto de vista somos um Mercado maduro, em que o crescimento estagnou há já algum tempo.

O mercado nacional é composto por um sistema de produção de quotas (que terminarão em 2015), à semelhança da UE. Temos basicamente 3 áreas de produção em Portugal: norte do país, com rebanhos com efetivos menores; sul do país com maiores efetivos e Açores (são 9 ilhas localizadas no oceano Atlântico, a meio caminho dos EUA!) responsável por 30% da produção nacional.

Nos últimos anos temos assistido ao encerramento de explorações de pequenas dimensões (10-50 vacas) e ao crescimento de explorações de media dimensão (100-500 vacas). As maiores explorações em Portugal têm cerca de 1000 vacas.

3-Quais as dificuldades enfrentadas pelos diferentes segmentos que compõem a indústria do leite em Portugal?

Nos últimos dois anos assistiu-se ao aumento do custo com a alimentação e em simultâneo à dimunuição do preço do leite pago ao produtor, embora nos últimos meses o preço tenha subido ligeiramente (0,35€).

Em termos de indústria a grande dificuldade prende-se com a distribuição. Em Portugal temos três grandes cadeias de distribuição que não hesitam em ir comprar leite fora do País, pressionando a produção nacional a baixar os preços.

4- O que a indústria láctea portuguesa pode esperar do Milk Point PT? O que você imagina que o MilkPoint PT vai agregar para o setor leiteiro da região?

Em Portugal, será o primeiro ponto de encontro da cadeia do leite! Tenho falado com várias pessoas ligadas ao setor que me dizem que já esperavam por este projeto há anos! Isto significa que há realmente um nicho de técnicos com necessidade de informação de qualidade, que até agora estava bastante pulverizada em vários canais. As empresas, têm igualmente acolhido o projeto com muito entusiasmo. Em suma, a expectativa é que o MilkPoint em Portugal siga as pegadas do MilkPoint Brasil!

Acesse o novo portal aqui!
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA FERNANDES

ALENQUER - LISBOA - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 19/05/2014

Obrigada pelas saudações!

Acredito que, também para os Produtores Portugueses, será uma troca muito enriquecedora de experiências, tendo em conta também o carácter cada vez mais global deste mercado.



Convido-os por isso a seguirem o MilkPoint Portugal!
MARCO AURELIO SAMBAQUI GAMBORGI

GASPAR - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2014

Parabéns pela iniciativa, certamente os produtores portugueses terão uma excelente fonte de informações e troca de experiências. Considero o contato entre produtores o ponto de principal do portal Milkpoint. Para nós brasileiros abres-se uma nova janela por onde poderemos conhecer as práticas de manejo e peculiaridades das propriedades além mar.
RICARDO HOEFEL REZENDE

LONDRINA - PARANÁ

EM 18/05/2014

Primeiramente desejo sucesso a Ana Fernandes e Milk Point  na condução desta nova empreitada, gistaria de ressaltar a paridade em valor pago ao produtor do leite tanto português quanto ao brasileiro, dias atrás passei os olhos em um artigo questionando ser o leite uma comodite.

Com este comentário de que o litro do leite pago ao produtor português está na casa do 0,35 ?, mostra-se que o produto se não o é, está na via de ser uma comodite.....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures