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Preços globais fracos reduzem exportações de lácteos da Índia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2014

3 MIN DE LEITURA

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Com os preços do leite em pó desnatado caindo em quase 40% nos últimos trimestres, os membros da indústria de lácteos acham que as exportações cairão de forma significativa nesse ano fiscal. A maior cooperativa de lácteos da Índia, Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), disse que suas exportações poderão cair em quase 50%, enquanto a Nandini, de Karnataka, não fez muitas exportações nesse ano.

A GCMMF, que vende leite e produtos lácteos sob a marca Amul, registrou um aumento de três vezes em suas exportações em termos de valor no último ano fiscal, para Rs 5,3 bilhões (US$ 85,98 milhões), exportando quase 20.000 toneladas. Nesse ano, entretanto, o diretor gerente da GCMMF, R S Sodhi, disse que “as exportações de leite em pó seriam muito menores nesse ano, à medida que os preços internacionais caíram em quase 40%. Nossas exportações poderiam cair em quase 50%”.

Os preços do leite em pó desnatado estão em torno de Rs 170-180 (US$ 2,75-US$ 2,92) o quilo agora no mercado internacional, menos que os Rs 220 (US$ 3,56) o quilo há três meses.

Os preços domésticos estão melhores, disseram os membros do setor de lácteos, em torno de Rs 200-220 (US$ 3,24-US$ 3,56) por quilo agora. “Entretanto, o cenário internacional também impactou nos preços domésticos, que caíram com relação aos Rs 250-260 (US$ 4,05-US$ 4,21) há três meses”, disse o oficial sênior da Karnataka Milk Federation - KMF (que é dona da marca Nandini).

Os preços internacionais caíram principalmente devido ao excesso de oferta. Como explicou o diretor gerente da Hatsun Agro Private Ltd, uma das principais companhias privadas de lácteos do sul, R G Chandramogan, “o Leste Europeu está em posição de dar mais leite, a cota de produção de leite da União Europeia (UE) será abolida em 2015; além disso, os preços maiores de compra também garantiram melhores ofertas. Por exemplo, a Nova Zelândia aumentou sua produção. Todos esses fatores contribuíram para um descompasso entre oferta e demanda”.

De acordo com o sistema de cotas, cada Estado Membro da UE tinha uma cota de produção que era distribuída aos produtores e, caso o país excedesse sua cota, teria que pagar uma multa à UE. Com esse sistema abolido, facilmente 25-30% mais leite deverá entrar no mercado, reduzindo os preços internacionais, de acordo com membros da indústria.

Os gerentes das indústrias de lácteos da Índia estão, então, focando mais no mercado doméstico. “Antecipamos isso por um tempo agora e, portanto, já aumentamos nosso foco em aumentar as vendas de produtos de marca na Índia. Não seremos um importante exportador nesse ano”, disse Chandramogan. A companhia exportou 12.000 toneladas de leite em pó desnatado em 2012-13, com esse volume caindo para 4.500 toneladas em 2013-14, e nesse ano, não está exportando muito. Ao invés disso, a companhia tem trazido o leite para ser vendido como commodity no mercado de lácteos. Há cerca de dois anos, quase 20% de seu negócio era feito como commodity, o que caiu para cerca de 4% agora. Isso aumentou a participação de produtos lácteos de marca para clientes do varejo.

A KMF também está ocupada fornecendo mais leite para o mercado doméstico. “Estamos implementando um programa de leite escolar nesse ano, de acordo com o qual quase 10 milhões de crianças em Karnataka terão cerca de 150 ml de leite todos os dias. Isso equivale a cerca de 600 a 700 mil litros de leite por dia e, por isso, não estamos pressionados para exportar”, disse uma fonte da Federação.

Sodhi, da Amul, entretanto, disse que está de olho em novos mercados de exportação, como a Rússia, que recentemente abriu seu mercado para os produtos lácteos indianos. A Rússia é um país que tem déficit de leite e importa quase 300-400 mil toneladas todo ano. Estamos esperando que seus oficiais de regulamentação visitem nossas plantas de processamento e as aprovem, de forma que possamos começar a exportar para esse país”, disse ele, acrescentando que o processo provavelmente se completará em dezembro.

Um analista do setor de lácteos disse que graças à alta inflação do leite, a Índia é dificilmente competitiva para as exportações de lácteos. “Somente quando os preços internacionais estiverem em seu pico, poderemos exportar, caso contrário, não temos preços muito competitivos”, disse ele. De acordo com a Autoridade de Desenvolvimento de Exportações de Produtos Alimentícios Processados e Agrícolas (Apeda), A Índia exportou 59.228,52 toneladas de produtos lácteos ao mundo no valor de Rs 33,2 bilhões (US$ 538,58 milhões) durante o ano de 2013-14.

A reportagem é do https://www.business-standard.com, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

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