ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lácteos sem lactose e proteína em pó foram removidos da lista de produtos proibidos pela Rússia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Rússia fez uma emenda em seu embargo às importações de alimentos ocidentais – permitindo que o fluxo de lácteos sem lactose, concentrado de proteína e outros produtos proibidos anteriormente voltem a poder entrar na Rússia.

O primeiro ministro russo, Dmitry Medvedev, assinou um decreto fazendo essa emenda ao seu embargo feito dia 7 de agosto a importações de carne bovina, suína, de frango, frutas, vegetais, queijos e leite da União Europeia (UE), Estados Unidos, Austrália, Canadá e Noruega.

Leite sem lactose, produtos lácteos sem lactose, concentrados de proteínas de origem animal e vegetal em pó, certos suplementos nutricionais e dietéticos, salmão, truta, e vários tipos de vegetais saíram da lista negra – segundo o reportado, após pressões dos consumidores russos.

A Associação Europeia de Lácteos (EDA), que representa os interesses da indústria de lácteos europeia, ficou satisfeita com o afrouxamento do embargo comercial feito por Medvedev.

“A remoção do embargo aos produtos sem lactose e proteínas em pó são um passo em direção aos atuais desenvolvimentos criados por esse embargo às importações, aliviando a situação dos cidadãos russos”, disse a EDA.

A companhia de lácteos finlandesa, Valio, que, de acordo com o Euromonitor controla 99% de participação do mercado de lácteos sem lactose da Rússia, anunciou que as exportações de seu leite sem lactose da marca Eila e seu iogurte sem lactose da marca Gefilus para a Rússia seriam retomadas “o mais breve possível”.

A Valio, que afirma ser “a companhia mais afetada de todas as companhias da Finlândia” pelo embargo, exportou produtos lácteos no valor de € 242 milhões (US$ 320,39 milhões) para a Rússia em 2013. O leite e o iogurte sem lactose representam cerca de 10% das exportações da Valio para a Rússia em termos de volume.

“A decisão da Rússia de permitir as importações de produtos lácteos sem lactose é extremamente significativa, especialmente da perspectiva dos produtos lácteos frescos”, disse a diretora de produtos lácteos frescos da Valio, Tiina Mattila-Sandholm.

Embora o mercado russo para produtos lácteos sem lactose ainda esteja se desenvolvendo, a Valio, com sede em Helsinki, acredita que cerca de 60 milhões de pessoas no país sofrem pela incapacidade de digerir totalmente a lactose, o açúcar do leite. “Existe um grande número de consumidores com intolerância à lactose na Rússia que descobriram os produtos sem lactose da Valio, o que os permite apreciar o sabor fresco dos lácteos”, disse a vice-presidente executiva para a Rússia e Mercados Orientais da Valio, Mika Koskinen. “A Valio está feliz de ser capaz de servir os consumidores russos novamente”.

Após o anúncio de Medvedev em 7 de agosto, a Valio cortou pela metade a produção finlandesa de todos os produtos destinados à Rússia e disse que seriam tomados passos para otimizar suas operações no país. A companhia reconheceu que a queda na produção poderia levar à demissão de até 800 trabalhadores nas plantas na Finlândia.

Com o fluxo de leite e iogurte sem lactose retomado, a Valio planeja reavaliar as medidas mencionadas anteriormente.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures