Busca
Informe termo ou autor que deseja encontrar no MilkPoint.
379 resultados para "colesterol"
Redução do colesterol em leite e derivados
O objetivo deste artigo não é atribuir uma visão consensual sobre a relação do leite e derivados com o teor de colesterol no sangue. Confira e saiba detalhes!
Novas perspectivas sobre gordura, gordura saturada e doenças cardíacas
Bactérias ácido-láticas adicionadas aos produtos lácteos podem reduzir o colesterol?
A atividade de redução do colesterol é uma das propriedades mais promissoras das bactérias ácido-láticas (BAL) com características probióticas.O desenvolvimento de produtos com benefícios para a saúde é uma prioridade fundamental de pesquisa para o setor de alimentos, proporcionando uma oportunidade para a indústria de laticínios, já que o mercado global de alimentos funcionais deve crescer rapidamente nos próximos anos.
Empresa indiana registra patente de extração de colesterol da gordura do leite
A empresa indiana Fermenta Biotech Limited apresentou um pedido de patente internacional para um processo que extrai o colesterol da gordura do leite. O colesterol isolado é útil para a preparação adicional da vitamina D3.
Consumo de leite não aumenta níveis de colesterol, mostra estudo
O estudo que observou resultados de 2 milhões de pessoas sugeriu que não há relação entre alto consumo de leite e altos níveis de colesterol. Confira!
Por que comer (muito) queijo não afeta o colesterol ruim
O queijo pode não ser tão ruim para os níveis de gordura no organismo muitos imaginam. De acordo com estudo do Food for Health Ireland, da University College Dublin (UCD), na Irlanda, pessoas que incluem grandes porções de queijo na dieta são mais magras do que as outras. Além disso, o consumo maior do alimento não foi associado ao aumento nos níveis de colesterol. Na verdade, os participantes que preferiam produtos lácteos com baixo teor de gordura tendiam a níveis mais altos de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol considerado ruim.
Pesquisa irlandesa aponta que consumo de cheddar não resulta em elevados níveis de colesterol
Uma pesquisa conduzida por cientistas do Food for Health Ireland (FHI) na University College Dublin, descobriu que quando o queijo cheddar irlandês com gordura integral foi consumido por seis semanas, não elevou os níveis de colesterol no sangue das pessoas participantes.
Raisio lança iogurte que auxilia na redução do colesterol
A empresa finlandesa de alimentos Raisio adicionou um novo sabor de iogurte de beber de edição limitada ao seu portfólio da marca Benecol, que reduz o colesterol.
Pesquisa dinamarquesa aponta que consumo de queijos aumenta níveis do colesterol "bom"
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Copenhagen descobriu que uma dieta rica em queijos com gordura pode aumentar os níveis do colesterol "bom" (HDL) - que protege contra as doenças cardiovasculares e metabólicas.
Instituto argentino desenvolve queijo funcional que ajuda a reduzir o colesterol
A tendência mundial por uma alimentação mais saudável impulsiona o desenvolvimento de produtos com propriedades funcionais que, além de fornecer os nutrientes necessários, fornecem benefícios extras à saúde dos consumidores. Nessa linha, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, junto com uma empresa láctea, Capilla del Señor S. A, apresentaram o primeiro queijo enriquecido com fitoesteróis e antioxidantes naturais da Argentina.[...]
Shefa traz ao Brasil bebida que promete reduzir absorção do colesterol
Oferecida em mais de trinta países, a Benecol, bebida láctea alegadamente capaz de reduzir a absorção do colesterol, acaba de ser lançada no Brasil pela Shefa.
Gorduras saturadas: uma perspectiva da lactação e da composição do leite - Parte 1/3
Os lipídios e seus elementos estruturais mais simples, os ácidos graxos, fornecem muitas funções em vários níveis da vida celular. Os pesquisadores da área de nutrição ainda estão tentando desenvolver um entendimento rudimentar dos papéis que os lipídios da dieta exercem. Os lipídios, como gorduras simples, formam a fonte mais concentrada de energia na dieta. Até recentemente, esse fato isolado colocava os lipídios como um componente alimentar valioso; entretanto, uma epidemia global de desequilíbrio de calorias e obesidade tem questionado esse aspecto da nutrição dos lipídios.
Parceria de Shefa com Benecol lança leite com potencial de reduzir o colesterol
A nova parceira da Benecol - marca de produtos alimentícios que prometem reduzir o colesterol, pertencente à companhia finlandesa, Raisio Group - Shefa, lançou o leite Benecol no Brasil. Além do leite UHT lançado, a Shefa pretende [...]
Benefícios para a saúde dos probióticos e alimentos fermentados - Parte 3/3
O colesterol é essencial para muitas funções no corpo humano, agindo como precursor de certos hormônios e vitaminas, além de ser um componente das membranas celulares e células nervosas. Entretanto níveis elevados de colesterol sanguíneo total ou outros lipídios sanguíneos são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Qual a diferença entre a manteiga e a margarina?
Você sabe qual a diferença entre a margarina e a manteiga? Como cada uma é produzida e os benefícios para a saúde? Saiba tudo neste artigo!
Esteróis de plantas em leite desnatado são efetivos para reduzir o colesterol
Fitoesteróis (moléculas como o colesterol derivados de plantas) incorporados em leite fermentado com baixo teor de gordura foram efetivos na redução dos níveis do colesterol LDL em pessoas com colesterol levemente elevado, segundo reportaram pesquisadores do <i>Hôpital de la Pitié</i>, de Paris, na <i>American Journal of Clinical Nutrition</i>.
Mitos e verdades: a gordura do leite é prejudicial?
Vários são os estudos e as análises científicas a respeito das gorduras presentes nos produtos lácteos, porém atualmente muitos estudos mostram que não há evidências consistentes entre o consumo de leite e derivados (com qualquer teor de gordura) e o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. A nutricionista Ana Paula Del?Arco aponta os mitos e verdades sobre a gordura láctea.
Nestlé lança produto que auxilia na redução da absorção do colesterol
A partir deste mês, a Nestlé lança o novo Molico ActiCol, composto lácteo que contém fitoesteróis, que auxiliam na redução da absorção do colesterol ruim, o LDL.
Pesquisa irlandesa estuda o consumo de queijo & gordura corporal; resultados são promissores
Embora aqueles que consumiram mais queijo tiveram uma maior ingestão de gordura dietética em comparação com os consumidores de pouco queijo, isso não afetou os perfis de lipídios no sangue, que incluiu marcadores como o colesterol LDL.
Pesquisas revelam a importância dos lácteos na alimentação
"Comer é uma necessidade. Comer de forma inteligente é uma arte", defende Aarón Gonzalez, pesquisador do Centro de Investigación en Alimentos y Desarrollo (CIAD), no México. À frente do departamento de Tecnologia de Alimentos de Origem Animal, ele apresentou no 2º Encontro Pan-americano de Jovens Produtores de Leite, em Juiz de Fora - MG, estudos que apontam a redução de doenças cardiovasculares e de índices de diabetes em pessoas que consomem produtos lácteos com frequência. Também abordou os resultados de pesquisa [...]
Pesquisadores argentinos criam biorreator para eliminar colesterol do leite
Pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e o Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisas Aplicadas da Medipharma, localizado em La Plata, desenvolveram um sistema que elimina 75% do colesterol do leite, sem modificar seu sabor nem odor. A equipe de pesquisadores conseguiu desenvolver um modelo de biorreator destinado a eliminar o colesterol do leite, de acordo com reportagem do site <i>Infocampo</i>.
Manteiga e queijos têm efeitos diferentes no nível de colesterol
A surpreendente maneira pela qual o leite nos torna mais inteligentes
Em 2016, um estudo universitário acompanhou jogadores de futebol americanos e descobriu (independentemente das concussões) que os jogadores que bebiam mais leite apresentavam maior memória verbal e visual do que os jogadores que não bebiam leite. Outros estudos confirmaram resultados semelhantes, mostrando que os consumidores de leite têm consistentemente memória melhor do que as pessoas que não bebem leite.